bolsas para pesquisa na europa barcelona espanha

Coimbra Group: bolsas para pesquisa na Europa para pesquisadores e professores latino-americanos

Um programa do Coimbra Group está recebendo inscrições para bolsas para pesquisa na Europa. As oportunidades são direcionadas para jovens professores e pesquisadores latino-americanos interessados em fazer uma estadia de pesquisa em países como Itália, França, Espanha, Portugal e outros.

O grupo reúne importantes instituições de ensino superior europeias. O objetivo da iniciativa, que existe desde 2004, é possibilitar que estudantes internacionalizem a sua investigação e estabeleçam contatos acadêmicos em outros países.

Como funciona o programa do Coimbra Group

Os selecionados provenientes da América Latina podem escolher entre 15 universidades do Coimbra Group para acolher a sua estadia:

  • Universidade de Barcelona (Espanha);
  • Universidade de Coimbra (Portugal);
  • Universidade de Colônia (Alemanha);
  • Universidade de Granada (Espanha);
  • Universidade de Graz (Áustria);
  • Universidade de Iaşi (Romênia);
  • Universidade de Istambul (Turquia)
  • Universidade de Leiden (Holanda)
  • Universidade Jaguelônica (Polônia);
  • KU Leuven (Bélgica);
  • Universidade de Pádua (Itália);
  • Universidade de Pavia (Itália);
  • Universidade de Poitiers (França);
  • Universidade de Salamanca (Espanha);
  • Universidade de Siena (Itália)
  • Universidade de Tartu (Estônia)

As datas e a estrutura da estadia, que será realizada no ano letivo de 2024/2025, serão acordadas com o tutor e a universidade anfitriã.

Portanto, todos os detalhes práticos referentes ao período da mobilidade, pagamento das bolsas, certificados e procedimentos de visto devem ser discutidos com a instituição de acolhimento.

>>> Melhores bolsas para estudar na Europa

O que as bolsas para pesquisadores na Europa cobrem

No total, o Coimbra Group oferece 34 bolsas para pesquisadores na Europa. O valor das bolsas e os subsídios incluídos variam de acordo com a universidade na qual o bolsista desenvolverá os seus estudos. O período que o pesquisador vai passar na universidade anfitrã na Europa varia de acordo com cada instituição.

Em geral o período que os pesquisadores vão passar na Europa varia entre entre um até quatro meses. O valor que cada uma das universidades oferece para os pesquisadores também varia bastante de instituição para instituição, então é importante olhar o edital com bastante atenção. Além disso, de maneira geral, todas as universidades aceitam candidatos de todas as áreas do conhecimento.

>>> Fundação para Ciência e Tecnologia dá bolsas para doutorado em Portugal

Requisitos das bolsas para pesquisadores na Europa

Para participar do programa de bolsas para pesquisadores na Europa, é preciso cumprir alguns requisitos:

  • Ter nacionalidade de um país latino-americano e não estar residindo ou estudando na Europa;
  • Possuir formação acadêmica adequada;
  • Estar vinculado como professor ou pesquisador em uma universidade latino-americana;
  • Submeter online uma carta de aceite do tutor ou parceiro da universidade anfitriã;
  • Ter nascido depois de janeiro de 1982.

>>>Melhores bolsas de estudos para estudar fora

Como se candidatar às bolsas do Coimbra Group

As inscrições devem ser feitas até o dia 5 de abril no site do Coimbra Group. A candidatura deve ser submetida em inglês, mas serão aceitas também em espanhol, caso esteja aplicando para Granada ou Salamanca, ou em português, caso o estudante aplique para a Universidade de Coimbra.

Os critérios de seleção incluem uma série de fatores:

  • Habilidades acadêmicas;
  • Experiência como professor e/ou pesquisador;
  • Currículo;
  • Coerência entre o projeto proposto e o seu background e experiência;
  • Benefícios imediatos da estadia de pesquisa para o futuro do candidato e das instituições participantes.

O resultado com os nomes dos selecionados para as bolsas para pesquisa na Europa será divulgado até o final de junho.

>>> Fellowship: o que é e como conseguir

O que é o Coimbra Group?

O Coimbra Group foi criado em 1987 e é uma associação de 40 universidades da Europa. O grupo tem como objetivo aumentar a cooperação entre os seus membros para reforçar laços academicos e culturais para criar canais de informação e intercâmbio. O grupo visa beneficiar seus membros com internacionalização, colaboração acadêmica, excelência em aprendizagem e pesquisa e serviço à sociedade.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba mais sobre o programa
Acesse o edital das bolsas
Envie a sua candidatura

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais