doutorado em portugal la caixa porto

Bolsas para doutorado em Portugal ou na Espanha da Fundação La Caixa

A Fundação La Caixa, uma organização sem fins lucrativos que tem foco na construção de uma sociedade mais igualitária, está recebendo inscrições para o INPhNIT. O programa concede bolsas para doutorado em Portugal ou na Espanha a pesquisadores de todas as áreas.

A iniciativa tem como objetivo apoiar 65 jovens talentos internacionais e fomentar a pesquisa inovadora e de alta qualidade no território português e espanhol.

Sendo assim, as bolsas para doutorado em Portugal ou na Espanha oferecem um salário competitivo e oportunidades complementares para a capacitação em competências transversais com sessões de formação anuais, estadias temporárias na indústria, incentivo à conclusão da tese e outros benefícios.

>>> Melhores bolsas para estudar no exterior em 2024

Como são as bolsas para doutorado em Portugal ou na Espanha

O programa da Fundação La Caixa se articula em duas modalidades:

Bolsas Fundação La Caixa Incoming

São 35 bolsas para pesquisadores que desejam realizar sua investigação em centros de pesquisa espanhóis ou portugueses que tenham distinção de excelência. Essa categoria é destinada apenas às disciplinas STEM (Ciências da Vida e da Saúde, Ciências Experimentais, Física, Química e Matemática).

A duração máxima das bolsas para doutorado em Portugal ou na Espanha é de três anos e o importe máximo total que o programa concede é de 122.592,00 euros.

As inscrições podem ser feitas até 24 de janeiro de 2024 e é possível apresentar o certificado de idioma até fevereiro. Em maio serão realizadas as entrevistas com os pré-selecionados e o resultado final será divulgado em junho.

> Como ganhar a bolsa para fazer curso de espanhol na Espanha

Bolsas Fundação La Caixa Retaining

Na segunda categoria, são oferecidas 30 bolsas para doutorado em qualquer universidade ou centro de pesquisa espanhol ou português. Nesse caso, são contempladas todas as áreas do conhecimento.

O período da bolsa e o importe máximo são os mesmos da outra categoria, ou seja, três anos e 122.592,00 euros.

Contudo, o prazo de inscrições é diferente: até 15 de fevereiro de 2024 e possibilidade de envio do certificado de idioma até março. Já as entrevistas serão realizadas em junho e o resultado final sai no mesmo mês.

>> Como fazer doutorado em Portugal com bolsa de estudos?

Quais os requisitos para as bolsas de doutorado em Portugal e na Espanha

As duas modalidades de bolsas para doutorado em Portugal e na Espanha da La Caixa têm alguns requisitos em comum:

  • Experiência: os candidatos devem estar nos quatro primeiros anos da sua carreira como pesquisadores e ainda não ter feito doutorado.
  • Histórico acadêmico: no momento da contratação, os candidatos já devem ter concluído os estudos que dão acesso a um programa de doutorado na Espanha ou em Portugal.
  • Conhecimento de inglês: nível avançado de inglês (mínimo B2).

No entanto, atenção: as duas são diferentes em relação à questão do local onde os candidatos conduziram a sua carreira nos últimos anos. No caso da categoria Incoming, os bolsistas não podem ter residido ou realizado sua atividade principal (estudos ou trabalho) na Espanha ou em Portugal por mais de 12 meses nos três anos anteriores ao deadline.

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para doutorado no Exterior

Por outro lado, na categoria Retaining, os bolsistas devem ter residido ou realizado sua principal atividade em Portugal ou na Espanha por mais de 12 meses nos últimos três anos. Além disso, os candidatos devem fazer o doutorado em uma universidade diferente daquela na qual fizeram a graduação.

Quanto à prova de proficiência em inglês, são aceitos diferentes certificados: TOEFL, Universidade de Cambridge, IELTS, Duolingo English Test, School of Modern Languages (EIM) of the University of Barcelona ou Official Language Schools (EOI) na Espanha.

>> Melhores bolsas de estudo no exterior

Como se candidatar ao programa da Fundação La Caixa

A candidatura é online e deve ser enviada por meio do site da fundação, na seção “Fellowships”. É preciso enviar o histórico acadêmico, com o total de créditos realizados e com tradução em inglês.

Os interessados deverão apresentar no mínimo três cartas de recomendação de professores universitários ou outras pessoas com quem tiveram relação acadêmica ou profissional. As cartas devem ser escritas em inglês e preferencialmente enviadas de um e-mail institucional da referência.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato por e-mail do endereço [email protected].

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Acesse o edital da categoria Incoming
Veja o edital da categoria Retaining

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTokTwitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Consultoria Foka

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais