Bolsa para mestrado em Portugal do Politécnico de Leiria

IPLeiria/Divulgação

Além das bolsas para graduação, o Instituto Politécnico de Leiria oferece benefícios também para quem tem interesse em fazer um mestrado em Portugal. Como a gente já explicou, estudar em Portugal não é de graça e as bolsas de estudos em Portugal para cursos em português são poucas! A instituição possui mais de 30 cursos de mestrado nas mais diversas áreas de conhecimento: artes e design, educação e ciências sociais, saúde, tecnologia e gestão, turismo e tecnologia do mar e ciências empresariais e jurídicas. Esses cursos têm duração de dois anos.

Bolsas em Portugal

Para estudantes brasileiros, a seleção do mestrado em Portugal é baseada no histórico acadêmico e nas qualificações do candidato através da análise do currículo e de uma carta de motivação na qual o candidato deve expressar seu motivos e interesses pelo curso.

> Tudo sobre pós-graduação em Portugal

 

Sobre as bolsas para mestrado em Portugal

O IPLeiria possui três programas de bolsas de estudo para estudantes internacionais, dois dos quais garante benefícios a estudantes de mestrado: Bolsas de Mérito e Bolsas de Cooperação para o Desenvolvimento. Os dois oferecem bolsas parciais equivalentes a um desconto de até 50% no valor total da anuidade – que é de 3 mil euros (com a bolsa o valor fica entre 2 e 1,5 mil euros).

>> Guia: como faz para estudar em Portugal

 

Os tipos de bolsa para mestrado em Portugal

O Politécnico de Leiria oferece dois tipos de bolsas para estudantes internacionais. Uma é para estudantes novos e outra para estudantes seguindo os estudos na instituição.

Bolsas para mestrado em Portugal de Mérito

São as bolsas voltadas a estudantes internacionais com bom desempenho acadêmico (mínimo 14 numa escala de 0-20). Cada curso oferece um número fixo de bolsas deste tipo. São oferecidas uma ou duas bolsas por mérito por curso de mestrado.

Para concorrer a uma bolsa de mérito, é necessário enviar diploma de graduação com apostila de haia com indicação da média final obtida no índice de rendimento acadêmico (IRA). A manutenção da bolsa se dá somente se o selecionado concluir os ciclos de estudo dentro do período da sua duração normal, tendo em consideração as regras de inscrição, avaliação e transição do ano.

>> Bolsa para estudar em Portugal, na Espanha e em outros 8 países da América 

 

Bolsas de Cooperação para o Desenvolvimento

Este programa é destinado a estudantes oriundos de países de língua oficial portuguesa. Para concorrer, é necessário estar em situação de continuidade de estudos (para ciclos distintos) no Politécnico de Leiria. Ou seja, essa bolsa vale para quem fez graduação no Politécnico de Leiria e quer fazer mestrado. Para se candidatar é necessário enviar diploma de graduação com indicação da média final obtida no índice de rendimento acadêmico. A manutenção da bolsa se dá somente se o selecionado concluir os ciclos de estudo dentro do período da sua duração normal, tendo em consideração as regras de inscrição, avaliação e transição do ano.

> Confira outras bolsas para mestrado no exterior

 

Inscrições para bolsa de mestrado em Portugal

As candidaturas para estudantes internacionais podem ser feitas em três fases. A primeira vai de 20 de março a 24 de abril. A segunda está de 27 de maio aberta até o dia 14 de julho. A terceira será de 20 de agosto até 12 de setembro. Somente são considerados para as bolsas de mérito os candidatos que fizerem a inscrição na primeira fase. Inclusive, vale lembrar que a segunda e terceiras fases ocorrem apenas se restarem vagas da primeira fase.

Para se candidatar, é necessário primeiramente realizar a inscrição através do site no curso escolhido e depois preencher o formulário online de candidatura específico para as bolsas de estudo. As candidaturas exigem dados documentos pessoais e referentes aos estudos do candidato.

>> Universidade portuguesa de Aveiro dá bolsas parciais para mestrado 

 

Viver e estudar em Portugal

O Politécnico de Leiria possui um portal voltado para brasileiros interessados em estudar na instituição. Além de depoimentos, você pode encontrar informações sobre custo de vida e a região de Leiria, que fica localizada entre Lisboa (150 km) e Coimbra (75 km).

De acordo com o site, o custo de vida na cidade não parece ser caro. Além disso existe a possibilidade de morar em uma das residências do IPLeiria e comer nos restaurantes universitários, o que baixa ainda mais as despesas. No site, você encontra realmente um guia completo com várias informações valiosas, desde como encontrar acomodação até os pontos turísticos e os eventos da região. Aqui no Partiu Intercâmbio também já publicamos um guia sobre estudar em Portugal que pode ajudar vocês.

Confira a lista de mestrados da instituição
Saiba tudo sobre a candidatura aos cursos de mestrado
Acesse o link para se candidatar 
Preencha o formulário para concorrer a uma bolsa

Todas as bolsas abertas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

 

COMENTÁRIOS

12 respostas para “Bolsa para mestrado em Portugal do Politécnico de Leiria”

  1. Sadjo Djalo disse:

    Identifico me por sadjo djalo ,Guineense residente em Bissau ,licenciado em Administração pública e autárquicas
    pedindo concorrer uma bolsa de estudo na área de Estudo de desenvolvimento ou políticas pública.

  2. Daniele disse:

    Como saber se o mestrado é reconhecido no Brasil?

  3. Erenilda gomes dos santos disse:

    Ola gostaria de uma oportunidade de ser selecionada a ganhar uma das bolsas de estudos para fazer. mestrado .

  4. Ângelo António André disse:

    Boa noite. Preciso saber quais são os requisitos para concorrer para uma bolsa de mestrado em educação..

  5. Dina disse:

    Ola, chamo me Dina, estou a fazer estudos na Moldávia
    Este ano acabo , queria fazer mastreado em portugal, em português
    Queria saber quais são os custos
    Como estrangeira, e como portuguesa pois tenho dubla cidadania
    Também mais detalhes
    😊 ibrigada

  6. Lome Degueque Sanca disse:

    Preciso da bolsa de estudo para mestrado em Portugal

  7. Maria Leal disse:

    Olá,
    Gostaria de saber se há alguma restrição de idade para conseguir a bolsa.

  8. Olá boa noite, gostaria de saber quais são os documentos necessários para concorrer para bolsa de mestrado na universidade politécnico de Leiria? e quantas bolsas estão disponíveis para pessoa que irá se fazer o mestrado nessa universidade?

    Atempadamente muito obrigada!

  9. Gustavo Roversi disse:

    Boa noite,
    mesmo com a bolsa tem que pagar 60 euros para a inscrição no mestrado?

  10. clara disse:

    Olá. Estou me graduando no fim desse ano e gostaria ja de me inscrever pra um mestrado. Tem essa possibilidade? Outra coisa, não existe nenhuma bolsa que ajude com os custos para viver la? Não tenho como me manter la, nem pagar metade da mensalidade. Pode trabalhar em portugal fazedo mestrado?

  11. Rachide disse:

    Boa noite, meu nome Rachide Tuair Sumaila, Moçambicano, licenciado no curso de Geografia pela Universidade Eduardo Mondlane, predindo concorrer uma bolsa de estudo completa na area de ciencia social ou na area de Turismo, como consiguir a bolsa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.