GKS: bolsa para estudar na coreia tem inscrições abertas

Study in Korea mestrado na Coreia do Sul

Estão abertas até 8 de março as inscrições para sete bolsas para estudar na Coreia do Sul. As bolsas do Global Korea Scholarship (GKS, antigo KGSP) e são para mestrado e doutorado no país asiático. As sete bolsas são oferecidas pelo National Institute for Internacional Education (NIIED) via embaixada da Coreia do Sul no Brasil. A bolsa de mestrado na Coreia têm duração de três anos e a bolsa de doutorado na Coreia tem duração de quatro anos.

Bolsas na Coreia do Sul

O edital das bolsas para estudar na Coreia do Sul contempla 64 universidades do país para Mestrado ou Doutorado, entre elas três das mais prestigiadas como a Universidade da Coreia, Universidade Nacionalde Seul e Yonsei. Para pode se candidatar você precisa ter menos de 40 anos, ter terminado a graduação ou mestrado até 31 de agosto de 2019, ter proficiência em inglês e ter 80% de aproveitamento no curso anterior (no mínimo).

>> Como é fazer intercâmbio sem saber a língua do país

Documentação para as bolsas para estudar na Coreia do Sul

Na sua candidatura para as bolsas para estudar na Coreia do Sul da Embaixada ainda é necessário enviar uma carta de motivação, formulário de inscrição, carta de recomendação, plano de estudo, projeto de pesquisa, certificado de proficiência em inglês e coreano (caso você tenha) e outros formulários e certificados especificados em cada chamada. Além disso, o governo coreano ainda solicita que os candidatos mandem traduções juramentadas do histórico escolar, diploma e o certificado de cidadania brasileira.

>> Onde Brasileiro paga pouco para estudar

A candidatura para as bolsas da Embaixada da Coreia

Na candidatura via Embassy Track, os candidatos podem escolher até três cursos na Coreia do Sul. Quem se candidata via embaixada não pode se candidatar via universidade (University Track). Segundo a Embaixada, terão preferência na seleção candidatos das áreas de Ciências Naturais e Engenharia, assim como descendentes da Guerra da Coreia e de estudantes declaradamente oriundos de famílias de baixa renda. A bolsa não se aplica para cursos da área de saúde e que extrapolam o limite de quatro anos de cobertura, como Medicina.

>>> Tem como estudar medicina nos EUA

O que a bolsa para estudar na Coreia do Sul cobre

A bolsa para estudar na Coreia do Sul  cobre passagem aérea de ida e volta, dormitório compartilhado, bolsa mensal ao equivalente a US$ 900 em moeda local, além de curso de um ano de língua coreana. A GKS também cobre todo o curso superior custeado pelo governo, seguro médico, entre outros. Ou seja, as bolsas cobrem todos os custos dos selecionados. O brasileiro Tiago Oliveira foi selecionado para fazer mestrado em Design na Kookmin University em Seul com bolsa do NIIED via universidade ( valor da bolsa é o mesmo, mas a forma de se candidatar é diferente) e já conversou com a gente para contar como é estudar na Coreia do Sul com bolsa e dar dicas pro processo de seleção aqui no Partiu Intercâmbio.

>>> Como é estudar na Coreia: dicas de um brasileiro

Preciso saber coreano para a bolsa para estudar na Coreia do Sul?

Não necessariamente. O primeiro ano do programa de bolsa para estudar na Coreia do Sul é para aprender coreano. Então, os bolsistas passam o primeiro ano da bolsa fazendo cursos do idioma em instituição designada pelo Instituto Nacional de Educação International (NIIED), órgão ligado ao Ministério da Educação da Coreia. Ao final do curso, os bolsistas são fazem o teste de proficiência da língua, o TOPIK. É necessário atingir nível 3 (em uma escala que vai até seis). A prova é necessária para que os selecionados para a bolsa para estudar na Coreia no Ensino Superior.

>>> Preciso ter 10 em tudo para ganhar bolsa?

Como enviar os documentos para a bolsa na Coreia do Sul

Todos os documentos para a candidatura devem ser enviados em inglês e em um original e mais três cópias. Cada application (o original e as cópias) deve ser colocado em um envelope separados e todos os envelopes devem estar em um envelope maior.  A bolsa para estudar na Coréia do Sul cobre as mais diversas áreas do conhecimento, para  ver a relação de cursos disponíveis e universidades coreanas consulte o Study in Korea, onde também é possível encontrar outras informações estudar na Coreia do Sul. Todo o material exigido deve ser enviado pelo correio até 8 de março para:

Departamento de Cultura e Educação
Embaixada da República da Coreia
SEN – Av. das Nações, Lote 14 –
Asa Norte Brasília – DF
CEP: 70800-915

>>> Como ser fluente em inglês mesmo sem fazer intercâmbio

Cronograma das bolsas para estudar na Coreia em 2019

Neste ano o cronograma do programa GKS para estudar na Coreia é o seguinte:

  •  8 de março de 2019: prazo final para RECEBIMENTO dos applications pela embaixada em Brasília.
  • 11 a 25 de março de 2019: Análise dos candidatos por comitê gestor
  • 26 de março de 2019: Previsão de anúncio dos candidatos selecionados e que serão recomendados ao governo coreano.

>> Brasileira fazendo doutorado no Japão conta da experiência

Dúvidas sobre as bolsas para estudar na Coreia do Sul podem ser enviadas para kgspbrasil@mofa.go.kr (Embaixada) ou kgspniied@korea.kr (NIIED) ou no telefone 61 3421-0737.

Veja o edital da chamada 
Baixe a ficha de inscrição
Veja um FAQ com respostas
 Application Guidelines

Todas as bolsas abertas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Precisa de ajuda na candidatura?

Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

4 respostas para “GKS: bolsa para estudar na Coreia do Sul tem inscrições abertas”

  1. Andre disse:

    Pergunta:
    Esse aproveitamento de 80% significa q é necessário media 8 (considerando de 0 a 10) no curso anterior?

  2. Suzana disse:

    Hallo, eu vivo na Alemanha será possível participar numas dessas bolsas?

  3. Paula Vieira disse:

    Onde posso saber quais as áreas de conhecimento e cursos??

  4. vcoelho disse:

    Oi, alguns dos links estão com esse endereço:

    “file:///C:/Users/bamaral/Downloads/3.%202017%20KGSP-G%20Application%20FAQs%20%2528ENGLISH-KOREAN%2529.pdf”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.