NIIED oferece bolsas para pós-graduação na Coreia do Sul




bolsas para pos graduacao na coreia do sul partiu intercambio niied gks

O National Institute for Internacional Education (NIIED) oferece bolsas para fazer pós-graduação na Coreia do Sul. O edital deste ano oferece sete bolsas para mestrado ou doutorado na Coreia para brasileiros.

Bolsas na Coreia

Antes de mais nada é muito importante frisar que existem dois programas de bolsas para fazer pós-graduação na Coreia do Sul. O edital que estamos falando neste post é o edital de acesso via university track. Neste edital, os candidatos precisam aplicar direto para UMA universidade coreana, que podem indicar o candidato para a bolsa NIIED ou não.

Já no acesso via Embassy Track, cujo edital de bolsas para estudar na Coreia já foi publicado aqui no Partiu Intercâmbio, os candidatos se inscrevem para até três universidades/cursos via embaixada sul-coreana no Brasil.

O brasileiro Tiago Oliveira foi selecionado para fazer mestrado em Design na Kookmin University em Seul com bolsa do NIIED via universidade e já conversou com a gente para contar como é estudar na Coreia do Sul com bolsa e dar dicas para o processo de seleção aqui no Partiu Intercâmbio.

> Onde Brasileiro paga pouco para estudar

É importante ressaltar que, anteriormente,  quem aplicava para as bolsas para fazer pós-graduação na Coreia do Sul via universidade não podia aplicar via embaixada e vice-versa.  Embora continuam não podendo se candidatar às duas modalidades ao mesmo tempo, essa regra sofreu uma mudança.

Agora, os candidatos que aplicaram via embaixada e não passaram na primeira rodada de seleção podem se candidatar via universidade, desde que cumpram o prazo de inscrições da respectiva instituição.

>> Como é estudar na Coreia: dicas de um brasileiro

Como são as bolsas para pós-graduação na Coreia

Ambas as oportunidades de bolsas de estudo do governo da Coreia são para fazer todo o mestrado ou doutorado no país. As bolsas de mestrado na Coreia duram três anos e as bolsas de doutorado na Coreia duram quatro anos. Ambas incluem um ano inteiro de curso de coreano.

As bolsas para pós-graduação na Coreia do Sul do NIIED incluem passagens aéreas, isenção de taxas na universidade, seguro médico, um subsídio mensal, além de um auxílio de custo específico para moradia. Além disso, o governo oferece um curso gratuito de língua coreana no primeiro ano do estudante no país.

Depois deste ano de estudo de coreano, para entrar na universidade o estudante deverá atingir o nível 3 no teste de proficiência TOPIK.

Uma novidade deste edital é que o Programa de R&D (Research and development) foi adicionado recentemente ao University Track. Ele oferece um currículo focado em pesquisa e desenvolvimento, com experiência em institutos de pesquisa e indústrias. O seu objetivo é atrair acadêmicos talentosos na indústria de alta tecnologia e contribuir para a sua carreira.

Para essa categoria, serão distribuídas 100 bolsas e não existe um número de bolsas específicas para candidatos de cada país. Portanto, pesquisadores de todo o mundo podem se candidatar. A duração dessa mdalidade de bolsa é de seis meses ou um ano.

>>>>Como validar no Brasil diploma obtido no Exterior?

Requisitos para concorrer às bolsas na Coreia do Sul

Entre os requisitos para aplicar no programa de bolsas para pós-graduação na Coreia do Sul do NIIED  estão:

  • ter cidadania brasileira e ter pais brasileiros;
  • ter menos de 40 anos de idade;
  • ter um diploma do graduação ou mestrado;
  • para programas de pesquisa, é preciso ter um convite de uma das universidades parceiras e cumprir outros critérios descritos no edital;
  • ter uma média de pelo menos 80% de aproveitamento;
  • não ter recebido nenhuma bolsa do governo da Coreia.

>> Como ganhar bolsas sem ter notas incríveis?

Como se candidatar para as bolsas para pós-graduação na Coreia

Neste programa a candidatura deve ser feita diretamente para a universidade. A lista de documentos para se candidatar é praticamente a mesma da bolsa da Embaixada. As universidades, no entanto, podem exigir documentos extras. Os formulários estão disponíveis no site Study in Korea.

  • Application form (formulário no edital);
  • Carta de Motivação/Personal Statement (formulários no edital);
  • Plano de estudo (formulário no edital) ou projeto de pesquisa;
  • Carta de recomendação (formulário no edital);
  • Carta convite (para pesquisa);
  • Certificado de Saúde (formulário no edital);
  • Histórico escolar e diploma (em inglês ou coreano);
  • Certificados de cidadania do candidato e de seus pais (Certidão de Nascimento, um certificado indicando relação de parentesco, passaporte dos pais, etc);
  • Cópia do certificado de proficiência de inglês ou coreano (opcionais);

>>> Brasileiro com bolsa KGSP na Coreia dá dicas

É muito importante ler bem o edital para saber como a documentação deve ser mandada. Eles são super rigorosos com essa parte e qualquer documento fora da norma pode acarretar desclassificação do programa. Então, fiquem ligados e leiam o edital!

>>> Como ganhar uma bolsa de estudos

Universidades participantes do programa

As bolsas para fazer faculdade na Coreia do Sul são válidas para mestrados ou doutorado na Coreia em 59 universidades do país. O arquivo com a lista com todas elas e os campos de estudo também está disponível no site Study in Korea. Você deve entrar em contato direto com as universidades para saber como proceder para fazer sua inscrição.

O prazo das inscrições varia – alguns são em março e outros vão até meados de abril. Portanto, é importante ver qual o deadline da Universidade com seu curso específico .

> Como é fazer intercâmbio sem saber a língua do país

Detalhes sobre a seleção das bolsas para pós-graduação na Coreia

No cronograma oficial da seleção das bolsas para estudar na Coreia do Sul, eles informam que as universidades devem informar seus indicados pra o NIIED até o final abril. O anúncio dos candidatos selecionados deve ser feito até o final de junho.

Então, é bom correr para entrar em contato com a universidade onde você deseja estudar. Em caso de dúvida, é possível mandar email para [email protected]

Saiba mais sobre as bolsas
Veja o edital da chamada 
Acesse as respostas para as dúvidas frequentes

Todas as bolsas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

COMENTÁRIOS

3 responses to “NIIED oferece bolsas para pós-graduação na Coreia do Sul”

  1. Quais são os cursos de pós- graduação que são realizados????

  2. Rafaela says:

    Como eu faço o plano de estudo?

  3. Daiane dias Curvello says:

    Dicas perfeitas….

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

livros amazon paratiu intercambio