Bolsa Erasmus+ para mestrado em Big Data e Análise de Dados na Europa
Tem mais bolsas Erasmus para estudar em vários países europeus em um único curso com TUDO pago. Esta é para um mestrado em Big Data e Análise de Dados. As instituições que sediam o programa ficam na Bélgica, Espanha, Itália, Holanda e França.
Na era da digitalização de praticamente todos os aspectos da vida, precisa-se cada vez mais de especialistas nessa área. Para suprir essa demanda e promover uma inovação que traga benefícios econômicos e sociais, foi criado o programa Big Data Management and Analytics (BDMA).
>>> Visto de trabalho na França: como conseguir
As bolsas Erasmus em Business Inteligence (BI)
O mestrado em Big Data e Análise de Dados é um programa Erasmus Mundus Joint Master, ou seja, um curso único oferecido em conjunto por várias universidades. E, como era de se esperar, tem bolsas Erasmus Mundus.
Os benefícios para estudantes de países parceiros (grupo no qual o Brasil se encaixa) podem chegar a 49 mil euros. O valor inclui:
- Total do curso: 18 mil euros (9 mil/ano);
- Subsídio mensal de 1,4 mil euros (máx. 24 meses);
>> Em quais países é barato fazer pós-graduação
O mestrado na Europa em ciência de dados
Dados têm grande valor apenas após terem sido refinados e analisados, a fim de produzir informações e conhecimentos que podem ser usados para a tomada de decisões em um domínio de interesse específico. Todas as empresas de análise de mercado concordam que o sucesso dos negócios nos tempos autuais depende em grande parte de como as organizações monitoram e analisam efetivamente os dados para prever tendências futuras e tomar as melhores decisões. Por conta desta necessidade de profissionais especializados em ciência de dados que a União Europeia criou o Erasmus BDMA.
Afinal, tanto a indústria quanto a Comissão Europeia exigem especialistas habilidosos em Big Data, no entanto, os programas atuais não são adequados para formá-los. O programa BDMA foi projetado para enfrentar esse desafio.
O programa Erasmus em Dados e BI foi o primeiro currículo na Europa abrangendo o amplo escopo de campos científicos e tecnológicos que apoiam as necessidades atuais e futuras de BI (Business Intelligence) e Big Data, projetado em conjunto por instituições de renome mundial.
A possibilidade de fazer mestrado na Europa em análise de dados com tudo pago fica ainda melhor ao saber que o programa também visa proporcionar fortes conexões entre pesquisa e indústria. O BDMA visa formar profissionais e não somente acadêmicos e por isso conta com nove parceiros na indústria, dois parceiros governamentais e convênios com 14 instituições de ensino superior ao redor do mundo.
>>> Mestrado na europa com bolsa: melhores opções
Universidades do Erasmus BDMA
O mestrado em ciência de dados na Europa tem duração de dois anos e é oferecido por cinco instituições de ensino:
- Université Libre (ULB), na Bélgica: 1º semestre
- Universitat Politècnica de Catalunya (UPC), na Espanha: 2º semestre
- Università di Padova, na Itália: opção para 3º e 4º semestres
- Technische Universiteit Eindhoven (TU/e), na Holanda: opção para 3º e 4º semestres
- CentraleSupélec, na França: opção para 3º e 4º semestres
Durante os três primeiros semestres, os estudantes irão morar em três países diferentes. No quarto semestre poderão escolher onde desejam realizar a sua dissertação. O objetivo do programa é criar uma rede de especialistas e pesquisadores em Big Data e Business Intelligence de todo o mundo.
> Acesse nosso canal no Telegram e receba alertas de bolsa
Quem pode se candidatar ao mestrado em ciência de dados
O BDMA é voltado para graduados com diploma na área científica e especialização em informática em uma universidade “acreditada”. Isso significa estar listada no Banco Mundial de Base de Dados de Ensino Superior (WHED) ou em outros rankings, como Times Higher, Academic Ranking of World Universities ou QS World University Rankings.
Além disso, é necessário ter no mínimo nível B2 em inglês comprovado através de certificado como IELTS, TOEFL ou outra diploma, já que essa é a língua oficial do curso.
>>> Melhores bolsas para estudar fora em 2023
Como se inscrever pro mestrado em Big Data na Europa
Para quem quer concorrer a uma das bolsas, a candidatura online deve ser feita até 12 de dezembro. Porém, o interessado precisa se ligar também em outras datas: até o fim de janeiro, ocorre a notificação para proceder com o envio dos documentos físicos (em papel); o prazo para carregar as cartas de recomendação no sistema vai até 24 de dezembro; e, por fim, os documentos físicos devem ser recebidos pela instituição até o meio de fevereiro.
>>> Bolsistas brasileiros do programa Erasmus dão dicas
Os documentos exigidos para aplicar para o mestrado em Big Data e Análise de Dados devem estar todos em inglês ou devidamente traduzidos. As cópias devem ser autenticadas. São eles:
- Carta de apresentação;
- Cópia do passaporte;
- Foto (tamanho passaporte);
- CV;
- Diploma de graduação;
- Histórico escolar;
- Comprovante de proficiência em inglês (IELTS, TOEFL ou Cambridge);
- Cartas de recomendação.
A seleção será baseada em vários fatores: nos créditos relacionados à ciência da computação que o candidato tiver no histórico acadêmico; no seu desempenho na universidade; na experiência profissional; na carta de apresentação e nas cartas de recomendação.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições abrem em julho e são poucas vagas.
Confira a conversa ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Clica no vídeo abaixo pra conhecer as mentoradas e ver as dicas delas:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.
Saiba tudo sobre as bolsas
Veja o programa do mestrado
Inscreva-se
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.
3 comentários em “Bolsa Erasmus+ para mestrado em Big Data e Análise de Dados na Europa”
Boa tarde!! Vocês acham que o histórico escolar implica muito? Eu fiz supletivo nos últimos dois anos do ensino médio e fico receosa por isso. Outra coisa, curso tecnólogo também vale ou só bacharelado?
Oi Bruna, não achei falando dos cônjuges em nenhum lugar. Essas bolsas incluem os cônjuges ou dependentes?
Catharina, as bolsas são só pros aprovados e não incluem cônjuges ou dependentes.