Bolsa para estudar na Itália do governo italiano recebe candidaturas

bolsas para estudar na itália maeci

Lembram do post no qual eu escrevi sobre estudar na Itália e contei um pouco sobre a minha experiência de mestrado em uma universidade italiana? Pois é, muita gente queria saber qual bolsa para estudar na Itália eu ganhei. O edital do programa está aberto para o próximo ano acadêmico (que começa em setembro) e reunimos todas as informações aqui!

 

O Ministério das Relações Exteriores italiano (Ministerio degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale – MAECI) está recebendo candidaturas para o seu programa de bolsa para estudar na Itália. A instituição oferece bolsas de estudos para estudantes estrangeiros e cidadãos italianos residentes no exterior com o objetivo de difundir o conhecimento da língua, da cultura e da ciência italiana no mundo.

 

O programa do MAECI oferece bolsa para estudar na Itália em diferentes níveis de ensino e âmbitos de estudo de instituições italianas públicas ou legalmente reconhecidas. Isso significa que, se a modalidade de curso que você pretende fazer está entre os beneficiados e a universidade está na lista das universidades do programa, você pode se candidatar para concorrer a uma bolsa.

>>> Veja mais bolsas de estudos na Itália

 

Como é fazer mestrado na Itália?

>> Bolsas de pós-graduação na França para latino-americanos

 

Sobre as bolsas e os tipos de curso incluídos no programa

O programa de bolsa para estudar na Itália do governo abrange diferentes modalidades e durações. As bolsas serão concedidas para candidatos que desejam fazer:

Os selecionados para o programa terão isenção das taxas de matrícula universitária. Na Itália as universidades públicas não são gratuitas, e o estudante deve pagar uma taxa anual de matrícula. A isenção só não é válida para os cursos de língua e cultura italiana. Estes exigem o pagamento de uma taxa mensal a cargo do bolsista.

>> Guia: Tudo o que você precisa saber para estudar na Itália

 

As bolsas para estudar na Itália também incluem um seguro de saúde e o pagamento de um subsídio de 900 euros mensais para cobrir os custos de vida do bolsista no país.

Quando existe, a possibilidade de renovação das bolsas é vinculada ao cumprimento do programa de estudos previsto para o ano acadêmico.

>>>Turin School oferece bolsas para curso de verão na Itália

 

Quem pode concorrer à bolsa para estudar na Itália

No caso dos estudantes brasileiros, a bolsa para estudar na Itália é voltada tanto para aqueles que possuem cidadania italiana (que são considerados “italianos residentes no exterior”) quanto para quem tiver somente a nacionalidade brasileira. Entre os pré-requisitos para participar do programa estão:

  • Diploma universitário compatível com o curso escolhido (tipo ter graduação se você quiser entrar em uma pós ou no mestrado)
  • Ter até 28 anos para entrar no mestrado e fazer um curso de formação profissional ou de língua italiana;
  • Ter no máximo 30 anos para entrar no primeiro ano de doutorado;
  • Ter no máximo 40 anos para realizar um projeto de pesquisa;
  • Possuir conhecimento da língua italiana de nível B2 ou superior (de acordo com o Quadro comum europeu de referência para línguas) para estudos ou pesquisas universitárias;
  • Possuir conhecimento da língua italiana de nível A2 para fazer curso de italiano.

O requisito do idioma deverá ser comprovado na candidatura através de um certificado ou atestado. No entanto, para os candidatos que optarem por cursos inteiramente em inglês, a língua inglesa se torna requisito (B2) e não mais o italiano.

>>> Veja todas as bolsas para fazer intercâmbio abertas

 

Candidatura e seleção para as bolsas para estudar na Itália

A candidatura para a bolsa para estudar na Itália deve ser feita pela internet no “Portale borse online” até as 14h (horário da Itália) do dia 30 de abril. É necessário, primeiramente, se registrar, criando um usuário e uma senha, para depois enviar a candidatura.

A seleção será feita pelos órgãos de representação diplomática italiana no país do candidato. Se selecionado, o estudante será notificado e deverá realizar a inscrição na universidade. Para mais informações sobre as bolsas, você pode entrar em contato por e-mail: lorenzina.bucciarelli@esteri.it.

 

Veja mais informações sobre as bolsas
Leia o edital completo do programa do MAECI

Saiba mais sobre os requisitos para estudar na Itália
Candidate-se agora

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 🙂

>>> Encontre outras bolsas para estudar na Itália

COMENTÁRIOS

17 respostas para “Governo recebe candidaturas para programa de bolsa para estudar na Itália”

  1. Danielle disse:

    Voces podem me confirmar se é este o site?

    https://studyinitaly.esteri.it/

    obrigada!! <3

  2. Danielle disse:

    Então, eu me inscrevi ano passado, mas não terminei a inscrição. Posso fazer este ano?

  3. Mateus disse:

    Olá, eu não consegui responder a questão “Quanti erano i mille di Garibaldi (in lettere)?” sempre dá errada a minha resposta! o que faço?

  4. Shirley disse:

    Incrível como a vida acaba aos “enta”! A partir de 40 não se tem mais oportunidades… Para 50, como é meu caso… nem pensar!
    Acho que vou procurar curso de tricô/crochê bem ao estilo do século passado. RSS
    Obrigada por todas as informações!
    Gratidão sempre!

  5. Fernanda Mendes Sartori disse:

    No Borseonline eu consegui me inscrever, só que não acho onde escolho o curso ( quero fazer linguas) alguem poderia me ajudar por favor?

    • caio braga ferreira disse:

      Eu também não consegui escolher o curso somente a universidade, e continuo sem saber quando vai sair o resultado. Eu sei que seremos notificados, mas seria bom sabermos a data.

    • caio braga ferreira disse:

      Fernanda acabei de me informar melhor aqui e é assim mesmo, vocÊ escolhe primeiro a faculdade e depois quando sai o resultado que você conseguiu a bolsa é que vocÊ se inscreve no curso que vocÊ na faculdade, onde o resultado sai no dia 22 às 18:00 no horário da itália.

  6. caio braga ferreira disse:

    Olá.
    Vocês tem a informação de quando sai o resultado ? Pois isso não é informado lá no site da instituição.
    No mais obrigado.

  7. Gabriela Leite disse:

    Olá,

    me interessei pelo “Corsi di Laurea Magistrale a ciclo unico” em Arquitetura, que li em outro post seu. Hoje curso engenharia civil e acredito que o curso completo em Arquitetura seria o que mais me realizaria, já que eu sairia com um diploma equivalente a de mestrado com todo o embasamento de uma graduação também. O problema é que não encontrei bolsas para cursar os 5 anos, você sabe se é oferecida em algum lugar?

    Obrigada

    • Aline Rodrigues disse:

      Geralmente as próprias universidades oferecem bolsas, porem as bolsas sao por periodo, ou seja, voce tem que tirar boas notas em todas as disciplinas para poder renovar a bolsa do próximo periodo, eu te aconselho a entrar no site das universidades e olhar as oportunidades paea estudantes internacionais, mande e-mail para os coordenadores internacionais das unis, demonstre seu interesse, boa sorte!

  8. caio braga ferreira disse:

    Olá a todos (as).
    Realizei a minha inscrição, mas não consegui me candidatar, isto é, sequer consegui dizer que eu gostaria de fazer mestrado na instituição tal, com o curso tal. Alguém pode me ajudar ?

  9. Vivian Monteiro disse:

    Boa Noite, me interessei pelo curso de língua italiana,

    -Eu preciso tirar algum visto específico para cursar (estudante ou outro)?
    -Como faço para conseguir o certificado de A2 (que pelo que eu entendi é o exigido para cursar o curso de língua italiana)?
    -Esse curso também é pago?

    Muito Obrigada! Essa página é excelente!

  10. Carol Braga disse:

    Olá, entrei em vários links e não consegui visualizar em nenhum lugar a lista de universidades e de cursos oferecidos na área de especialização e mestrado =/ Pode me ajudar?

  11. Camila Carvalho disse:

    Olá, Jaqueline!!
    Gostaria de saber se estas bolsas são apenas para estudantes ou se também é válida para pessoas que já concluíram uma graduação ou pós-graduação (no meu caso)?
    Em caso afirmativo, sabe me dizer se posso escolher um curso diferente da minha área de formação?

  12. Larissa Spanivello Barbosa disse:

    Ola..Esse certificado ou atestado d nivel A2 pode ser emitido p uma escola d lingua ou so poder ser os d CElS. CELI?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *