Research Training Program: bolsas para pós-graduação na Austrália
Procurando bolsas para mestrado ou doutorado? A bolsa RTP Austrália é uma ótima opção para quem busca mestrado ou doutorado pleno em várias universidades do país. O Research Training Program (RTP) é focado em programas de pós-graduação voltados para a pesquisa acadêmica em diversas áreas.
O RTP beneficiará candidatos que apresentem um bom desempenho acadêmico e que possuam aptidão para pesquisas independentes. As bolsas para pós-graduação na Austrália são de três a quatro anos para o doutorado e de dois para o mestrado. Os selecionados devem realizar os seus estudos em tempo integral.
Research Training Program: o que a bolsa cobre
As bolsas cobrem as taxas de matrícula e o programa ainda garante um auxílio anual no valor que varia de 32.192 a 50.291 dólares australianos, dependendo da universidade. A bolsa RTP na Austrália também pode cobrir seguro saúde, passagens e valores extraspara publicações acadêmicas e impressão do trabalho final.
O programa é administrado pelas universidades participantes – são 43 no total. A solicitação das bolsas para pós-graduação na Austrália deve ser feita diretamente à instituição na qual o candidato deseja estudar.
Cada universidade possui o seu próprio processo de inscrição e seleção baseados em critérios específicos. É claro que ter proficiência em inglês é um requisito comum, mas as exigências podem variar de acordo com a instituição de ensino.
Universidades da Austrália no RTP
Como já falamos, são mais de 40 universidades australianas participando do programa. Cada uma pode ter processos de inscrição, editais e deadlines diferentes. Então, é importante entrar no site da universidade para conferir detalhes do processo. Confira abaixo a lista das universidades australianas que são bolsa no programa Research Training Program da Austrália.
- Australian Catholic University;
- Avondale University;
- Batchelor Institute of Indigenous Tertiary Education;
- Bond University;
- Central Queensland University;
- Charles Darwin University;
- Charles Sturt University;
- Curtin University;
- Deakin University;
- Edith Cowan University;
- Federation University Australia;
- Flinders University;
- Griffith University;
- James Cook University;
- La Trobe University;
- Macquarie University;
- Monash University;
- Murdoch University;
- Queensland University of Technology;
- Royal Melbourne Institute of Technology;
- Southern Cross University;
- Swinburne University of Technology;
- The Australian National University;
- The University of Adelaide;
- The University of Melbourne;
- The University of Notre Dame Australia;
- The University of Queensland;
- The University of Sydney;
- The University of Western Australia;
- Torrens University of Australia;
- University of Canberra;
- University of Divinity;
- University of Newcastle;
- University of New England;
- University of New South Wales;
- University of South Australia;
- University of Southern Queensland;
- University of Tasmania;
- University of Technology Sydney;
- University of the Sunshine Coast;
- University of Wollongong;
- Victoria University;
- Western Sydney University.
Como funciona a candidatura no RTP da Austrália
Por conta de cada universidade administrar o programa livremente, as datas de inscrição do RTP Austrália também variam. Algumas universidades recebem candidaturas até outubro, outros prazos encerram em agosto. Na Universidade Monash, por exemplo, é possível se inscrever até o dia 31 de agosto. Já a Universidade de Melbourne tem inscrições abertas até 31 de outubro.
É claro que quanto antes você se inscrever, melhor! As bolsas para pós-graduação do RTP na Austrália são bem boas e, portanto, é provável que sejam concorridas. Em geral, a universidades exigem que os alunos tenham encontrado um orientador na universidade em questão para que possam concorrer a uma das bolsas do programa RTP.
Além disso, há a necessidade de passar por todo o processo de candidatura no programa normalmente e entregar (pelo menos) a documentação básica de candidatura exigida para mestrados e doutorados no exterior, como históricos traduzidos, carta de motivação, cartas de recomendação, projeto de pesquisa, currículo e outros documentos.
Precisa de ajuda para se candidatar?
A mentoria do Partiu Intercâmbio abre inscrições todos os anos e ajuda brasileiros a conseguir oportunidades de estudo e trabalho no exterior.
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.
Saiba tudo sobre o programa
Veja a lista de universidades participantes
Leia as respostas para as dúvidas frequentes
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail.
Sobre o autor
Jaqueline Crestani
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.
2 comentários em “Research Training Program: bolsas para pós-graduação na Austrália”
muito interessante. gostei
Bem legal