
Procurando bolsas para mestrado ou doutorado? A bolsa RTP na Austrália é uma ótima opção para quem busca mestrado ou doutorado pleno em várias universidades do país. O Research Training Program (RTP) é focado em programas de pós-graduação voltados para a pesquisa acadêmica em diversas áreas.
O RTP beneficiará candidatos que apresentem um bom desempenho acadêmico e que possuam aptidão para pesquisas independentes. As bolsas para pós-graduação na Austrália são de três anos para o doutorado e de dois para o mestrado. Os selecionados devem realizar os seus estudos em tempo integral.
Research Training Program: o que a bolsa cobre
As bolsas cobrem as taxas de matrícula e o programa ainda garante um auxílio anual no valor que varia de 27 mil a 32 mil dólares australianos dependendo da universidade. A bolsa RTP na Austrália também cobre seguro saúde, passagens e valores extra para publicações acadêmicas e impressão do trabalho final.
O programa é administrado pelas universidades participantes – são 42 no total. A solicitação das bolsas para pós-graduação na Austrália deve ser feita diretamente à instituição na qual o candidato deseja estudar.
Cada universidade possui o seu próprio processo de inscrição e seleção baseados em critérios específicos. É claro que ter proficiência em inglês é um requisito comum, mas as exigências podem variar de acordo com a instituição de ensino.
Universidades da Austrália no RTP
Como já falamos, são 42 universidades australianas participando do programa. Cada uma pode ter processos de inscrição, editais e deadlines diferentes. Então é importante entrar no site da universidade para conferir detalhes do processo. Confira abaixo a lista das universidades australianas que são bolsa no programa Research Training Program da Austrália.
- Central Queensland
- University Charles Darwin University
- Charles Sturt University
- Curtin University of Technology
- Deakin University
- Edith Cowan University
- Griffith University
- James Cook University
- La Trobe University
- Macquarie University
- Monash University
- Murdoch University
- Queensland University of Technology
- Royal Melbourne Institute of Technology
- Southern Cross University
- Swinburne University of Technology
- The Australian National University
- The Flinders University of South Australia
- The University of Adelaide
- The University of Melbourne
- The University of New England
- The University of Queensland
- The University of Sydney
- The University of Western Australia Federation
- University Australia University of Canberra
- University of Newcastle
- University of New South Wales
- University of South Australia
- University of Southern Queensland
- University of Tasmania
- University of Technology, Sydney
- University of the Sunshine Coast
- University of Western Sydney
- University of Wollongong
- Victoria University
- Australian Catholic University
- Batchelor Institute of Indigenous Tertiary Education
- Bond University
- The University of Notre Dame Australia
- MCD University of Divinity Torrens
- University of Australia
Como funciona a candidatura no RTP da Austrália
Por conta de cada universidade administrar o programa livremente, as datas de inscrição do RTP Austrália para o ano acadêmico de 2023 também variam. Algumas universidades recebem candidaturas até outubro, outros prazos encerram em agosto. Na Universidade Monash, por exemplo, é possível se inscrever até o dia 31 de agosto. Na Universidade de Adelaide, o prazo da primeira vai até 9 de julho. Já a Universidade de Melbourne tem inscrições abertas até 31 de outubro.
É claro que quanto antes você se inscrever, melhor! As bolsas para pós-graduação do RTP na Austrália são bem boas e, portanto, é provável que sejam concorridas. Em geral, a universidades exigem que os alunos tenham encontrado um orientador na universidade em questão para que possam concorrer a uma das bolsas do programa RTP. Além disso, há a necessidade de passar por todo o processo de candidatura no programa normalmente e entregar (pelo menos) a documentação básica de candidatura exigida para mestrados e doutorados no exterior, como históricos traduzidos, carta de motivação, cartas de recomendação, projeto de pesquisa, currículo e outros documentos.
Saiba tudo sobre o programa
Veja a lista de universidades participantes
Leia as respostas para as dúvidas frequentes
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.
muito interessante. gostei
Bem legal