

Como faz para estudar inglês e trabalhar na Austrália?


Como veio a ideia de estudar inglês e trabalhar na Austrália?
Depois que me formei na universidade, comecei a cogitar a ideia de morar um tempo fora do Brasil. Também foi nessa época que pensei em fazer mestrado, então voltei a estudar inglês. Lembro que nesse meio tempo vi amigos estudando fora do Brasil e pensei: por que não? Mas para isso eu teria que ganhar fluência, ou pelo menos ter um inglês em um nível bem bom.
Então achei que conseguiria isso mais fácil morando no exterior. A Austrália é um dos principais destinos pra quem quer estudar inglês, é considerado um país friendly com estudantes estrangeiros. Além disso, aqui é possível trabalhar legalmente com visto de estudante, assim como Irlanda e Nova Zelândia. Como a Irlanda tem um clima frio, descartei como primeira experiência, pois imaginei que seria mais fácil me adaptar aqui. E se fosse pra me “isolar” do mundo, achei que a Austrália era um destino mais atraente que a NZ, por ser maior, ter grandes cidades e clima mais quente.
Veja também:


Quanto custa estudar inglês e trabalhar na Austrália?
E como faz para economizar para fazer intercâmbio na Austrália?
Qual a documentação para estudar inglês e trabalhar na Austrália?
Em relação à documentação e burocracia, fiz tudo no Brasil via agência de intercâmbio. Recomendo, pois o pessoal tem conhecimento e experiência. É necessário primeiramente pagar um curso de inglês, seguro saúde, passagens ida e volta e fornecer alguns comprovantes financeiros. Geralmente aceitam ou dinheiro em banco, referente a cerca de 1650 dólares australianos por mês que vai estudar na Austrália (que pode se ter do estudante, cônjuge, pais ou algum parente muito próximo, já ouvi casos que aceitaram padrinhos).
Esse valor é uma média mensal do custo de vida por aqui. Pode-se apresentar também um comprovante de Imposto de Renda, que pode ser da própria pessoa, cônjuge ou dos pais. Lembro que quando apliquei, era de uma renda de pelo menos R$ 180.000 por ano, que pode ser ser somada em até duas pessoas. Como passei dos 30 anos, me pediram também uma carta de oferta de trabalho no Brasil ou que pelo menos a minha empresa da época atestasse que eu era bom funcionário e que estariam dispostos a me contratar na volta caso fosse do interesse e disponibilidade deles. Isso porque a partir dos 30 anos o intercambista é visto como um grande possível candidato a querer migrar.


É fácil conseguir visto para estudar inglês e trabalhar na Austrália?


Como é morar na Austrália?


Como é o curso de inglês na Austrália


Dá pra estudar inglês e trabalhar na Austrália?


É fácil encontrar emprego na Austrália?
Geralmente o pessoal começa procurando em sites como o Gumtree ou Seek, e depois começa a pedir indicações. Outra ideia legal, mas nem sempre fácil, especialmente para os tímidos ou para os que não tem um inglês bom, é ir direto em bares e restaurantes para entregar o currículo. Tentar conversar com o gerente, por exemplo. Aqui também rola muitas vagas em grupos do WhatsApp e Facebook.
Mas na minha opinião a maneira mais fácil de conseguir emprego é por indicação. Quando alguém arrumou algo melhor ou tá voltando para o Brasil. Geralmente as vagas para estudantes são: cleaner (limpeza de casas, escritórios, festas etc.), labour (assistente de pedreiro), remover (carregar móveis em mudanças), kitchen hand (assistente de cozinha), dishwasher (lavador de pratos) e garçom/barman em bares, restaurantes ou eventos. Para as mulheres existe também a opção de babysitter (babá). Geralmente quanto melhor o inglês, menos braçal o serviço. Mas isso não quer dizer mais dinheiro. O pessoal que faz labour, por exemplo, consegue juntar muita grana, embora prejudique os estudos devido ao cansaço físico.
E vale a pena fazer intercâmbio na Austrália?
Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post ?
Sobre o autor


Bruna Passos Amaral
Posts relacionados
Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.
7 comentários em “Como faz para estudar inglês e trabalhar na Austrália?”
Boa noite, adorei o post, tirei bastante dúvidas! Estou vendo uma agência a CI para fazer intercâmbio na Austrália, pretendo estudar de manhã e trabalhar à tarde ou noite. Você mora em
República? Divide com amigos? E muito caro aluguel? Pensei em fazer um. Urso de Barista ou Bartente, ou que acha?
Boa tarde amigo gostaria MT de saber de você si ainda está na Austrália e te para conseguir ir qto VCI gastou de passagem seguro saúde para de curso de inglês qual agência VCI foi etc.
Qual a agência q vc escolheu?
Estava procurando sobre intercâmbio na Austrália e acho que fui convencido 😉
Boa noite. Adorei o seu post. Eu tenho 48 anos e gostaria de saber se com essa idade é possível arrumar emprego enquanto faz o curso de inglês? Você poderia me dizer qual foi a agência que fez o seu processo de inscrição. Muito obrigado.
Bom dia,
Gostaria de trabalhar e estudar por 8 meses na Australia. Sou de Fortaleza, mas atualmente vivo no Chile. Gostaria de saber quanto mais ou menos vc levou em dinheiro para eu poder me organizar. Tambem queria saber se voce contratou alguma empresa de intercambio ou foi por conta própria.
Excelente seu post gaúcho. Sou de Erechim/RS. estava pesquisando por intercâmbio e encontrei seu artigo, excelente.
estava pesquisando por intercâmbio para estudar e curtir o local claro…assim como você;)
Pesquisei califórnia. Mas a Austrália parece mais atraente mesmo!!
Se possível gostaria de saber se ainda está por ai?
Ou se podemos ir batendo papo…forte abraço tchê!