enfermeiro na Alemanha

Trabalho para enfermeiro na Alemanha: agência federal recruta brasileiros para vagas

Conseguir reconhecer uma profissão na área da saúde e exercê-la no exterior costuma ser complexo. Mas, se você é da enfermagem e tem vontade de trabalhar em outro país, temos uma boa notícia: a agência federal de mediação internacional alemã (ZAV) oferece vagas de emprego para enfermeiro na Alemanha a profissionais brasileiros.

Para se candidatar, não precisa saber alemão. O empregador paga o curso de alemão para os selecionados ainda no Brasil e financia o processo de reconhecimento na Alemanha.

Como funciona o recrutamento de enfermeiro na Alemanha

A ZAV é uma agência associada ao Ministério do Trabalho alemão, sendo responsável pelo assessoramento e colocação de profissionais estrangeiros no mercado de trabalho alemão.

O órgão público busca continuamente por profissionais da área da enfermagem que cumpram os requisitos de participação para diversos hospitais e clínicas na Alemanha.

Quando há empregadores interessados, a ZAV abre o processo de recrutamento em seu site e os candidatos podem se candidatar seguindo as instruções. Os currículos são enviados para o empregador, que escolhe os candidatos para uma entrevista.

Caso seja selecionado como enfermeiro na Alemanha, o contrato é assinado diretamente com o empregador, antes de iniciar o curso de alemão no Brasil.

>>> Melhores bolsas para intercâmbio em 2023

O que os empregadores oferecem

  • Curso de alemão no Brasil (online ou presencial) gratuito em tempo integral e intensivo até o nível B1 ou B2 com uma duração de sete a 12 meses;
  • Bolsa de estudos do início ao fim do curso de 500€ por mês;
  • Acompanhamento durante o curso com encontros frequentes;
  • Financiamento da tradução juramentada dos documentos necessários para o reconhecimento e de todos os custos que surgem na Alemanha para tal fim.
  • Pagamento da passagem para Alemanha;
  • Organização de acomodação durante o período do reconhecimento na Alemanha;
  • Apoio na integração na Alemanha, com acompanhamento em temas burocráticos, pessoais e reunião familiar.

>>> Como trabalhar na Alemanha legalmente

Como se candidatar às vagas de enfermeiro na Alemanha

O recrutamento de enfermeiro na Alemanha é destinado a profissionais com graduação – ou seja, técnicos não podem se candidatar.

Os interessados devem se candidatar apenas quando existirem vagas abertas. Durante o ano, várias seleções são abertas.

A inscrição deve ser feita na página de eventos seguindo as instruções da ZAV. Os documentos necessários normalmente são:

  • Carteira verde do Coren;
  • Nada consta do Coren atual;
  • Diploma ou certificado de conclusão do Bacharel em Enfermagem;
  • Currículo (deve ser preenchido o modelo de currículo do Cofen, disponível no edital).

O currículo deve ser salvo em PDF com o nome do candidato. Todos os documentos devem ser enviados por e-mail para [email protected] com o assunto indicado no edital. De qualquer forma, é fundamental SEMPRE ler e seguir todas as instruções de cada seleção, que podem mudar.

Quem já tiver o certificado B1 de alemão, deve entrar em contato diretamente com a ZAV através do e-mail [email protected].

Vagas abertas para quem quer trabalhar como enfermeiro na Alemanha

Atualmente, estão abertos dois processos que encerram no dia 8 de setembro de 2023 – do Hospital Universitário de Bonn e do Hospital Universitário de Frankfurt. Por questões de organização, é possível se candidatar apenas para uma das vagas.

Os candidatos devem ter disponibilidade para participar das entrevistas presenciais nas datas e cidades indicadas. Além disso, também devem poder participar das palestras online obrigatórias, caso seu currículo seja escolhido.

Hospital Universitário de Bonn (UKB)

  • Entrevistas entre 13/11 e 17/11/2023 em São Paulo e 20/11 e 24/11/2023 em Salvador;
  • Palestras dias 28/09 e 04/10.

Hospital Universitário de Frankfurt (UFK)

  • Entrevistas entre 13/11 e 17/11/2023 em São Paulo;
  • Palestras dias 29/09 e 05/10.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre o programa
Acesse as vagas abertas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais