bolsas de estudo na Australia

10 editais de bolsas de estudo na Austrália para se candidatar

Procurando bolsas de estudo na Austrália? Hoje é o seu dia de sorte, pois resolvemos reunir em um artigo as melhores oportunidades para estudar por lá com benefício integral ou parcial!

Um país enorme, com belíssimas paisagens, um povo receptivo e uma economia próspera – e esses são apenas alguns dos atributos que levam muitos brasileiros a ter o sonho de morar em território australiano.

A Austrália também está no top 10 dos países com maior Índice de Desenvolvimento Humano, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Além disso, tem inúmeras universidades e algumas estão presentes em diferentes rankings internacionais de instituições de ensino superior de destaque.

Outra boa notícia é que o governo e algumas instituições oferecem anualmente milhões de dólares australianos em bolsas de estudo na Austrália.

>> Como estudar inglês e trabalhar legalmente na Austrália

Confira 10 bolsas de estudo na Austrália para fazer intercâmbio

Portanto, o país não é apenas um local interessante para um curso de inglês in loco. Na verdade, ele tem ótimas oportunidades também para quem não tem grana para bancar uma temporada no exterior, mas tem o desejo de estudar em uma universidade por lá.

Sendo assim, reunimos aqui bolsas de estudo na Austrália para diferentes níveis de formação. Certamente tem alguma que se encaixa no seu perfil!

1. Bolsa para faculdade na Universidade de Queensland

O Latin America Global Leaders Scholarship é um programa da Universidade de Queensland voltado para estudantes latino-americanos e contempla cursos da Faculdade de Administração, Economia e Direito.

As bolsas de estudo na Austrália oferecidas pelo edital incluem graduação e mestrado. Elas são parciais ou integrais, garantindo 50% ou 100% de isenção na matrícula.

Um dos requisitos do programa é ter bom desempenho acadêmico e ter sido admitido em um dos cursos contemplados. As inscrições costumam ter deadlines diferentes, sendo final de novembro para mestrado e final de abril para faculdade.

2. Bolsas para graduação na Universidade de Melbourne

O Melbourne International Undergraduate Scholarship prevê cerca de 1.000 bolsas para estudantes internacionais de graduação. As bolsas de estudo na Austrália são válidas para todas as áreas do conhecimento.

O programa da Universidade de Melbourne oferece desconto de 10 mil dólares australianos na tuition, durante o primeiro ano de curso, 50% de isenção das taxas de matrícula durante os três anos da faculdade ou 100% de isenção das taxas de matrícula durante os três anos da faculdade.

Nesse caso, também é necessário já ter o aceite no curso escolhido. No entanto, não há um processo separado de candidatura à bolsa. É possível se inscrever para o primeiro ou o segundo semestre e existem prazos diferentes para cada rodada – no último edital as datas foram novembro e junho, respectivamente.

3. UNSW oferece bolsas para estudar em Sydney

A Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW Sydney), uma das principais da Austrália, também tem programas de bolsas voltados a estudantes internacionais.

A instituição tem tanto oportunidades para mestrado e doutorado, quanto para graduação. Algumas são integrais e outras parciais e também há bolsas que ajudam a custear outras despesas associadas aos estudos.

No caso da pós-graduação, não é necessário uma application separada e a seleção é baseada no mérito acadêmico. Já no caso da faculdade, o programa International Scientia Coursework Scholarship exige candidatura específica.

Os deadlines variam e, como nos outros editais, é necessário comprovar conhecimento em inglês através do resultado de uma prova de proficiência.

>>> Melhores bolsas para estudar no Canadá

4. Universidade Monash oferece bolsa para estudar na Austrália

A Universidade Monash é mais uma que oferece bolsas de estudo na Austrália para estudantes de todos os países. O edital é destinado a estudantes com excelente desempenho interessados em cursos de graduação ou pós-graduação em qualquer âmbito do conhecimento.

As bolsas para estudar na Austrália incluem o valor integral das taxas universitárias. Para os alunos da graduação, outro benefício é a possibilidade de se candidatar ao programa de liderança Monash Minds.

A candidatura é feita em diferentes rounds e quanto antes você aplicar, melhor. A seleção é baseada no mérito acadêmico, potencial, no histórico acadêmico e na carta de motivação.

5. Griffith Remarkable Scholarship tem bolsas de estudo na Austrália

O Griffith Remarkable Scholarship é um programa da Universidade Griffith que seleciona bolsistas para fazer faculdade ou pós-graduação no país.

As bolsas de estudo na Austrália cobrem 50% das taxas de matrícula durante todo o curso. Os candidatos devem aplicar antes para o curso de interesse para depois poder se candidatar para a bolsa.

Há diferentes prazos para se candidatar às bolsas. Eles variam de acordo com as datas de início das aulas.

6. Research Training Program: bolsas para pós-graduação na Austrália

O Research Training Program (RTP) é um programa do governo australiano que é uma ótima opção para quem busca bolsa para mestrado ou doutorado pleno no país.

O RTP é focado em programas de pós-graduação voltados à pesquisa acadêmica em diversas áreas. Ele busca candidatos que apresentem um bom desempenho acadêmico e que possuam aptidão para pesquisas independentes.

As bolsas de estudo na Austrália do RTP cobrem as taxas de matrícula e garantem um auxílio anual no valor que varia de 27 mil a 32 mil dólares australianos dependendo da universidade.

O programa é administrado pelas universidades participantes – são 42 no total. Várias oportunidades estão publicadas no nosso buscador e você pode encontrar todas aqui.

>>> Mestrado na Europa com bolsa: como fazer

7. Bolsas para pós-graduação na Austrália na Universidade de Melbourne

Além das bolsas para faculdade, a Universidade de Melbourne também tem um programa próprio para estudantes de mestrado e doutorado.

O Melbourne Research Scholarships (MRS) oferece subsídio para o pagamento integral das taxas universitárias por até dois anos para mestrado e até quatro para doutorado. Alguns bolsistas podem receber um auxílio maior, além de ajuda para mudança e seguro saúde.

Os candidatos são ranqueados de acordo com o desempenho universitário anterior e o seu potencial de pesquisa no seu campo de estudo. Contudo, também são levados em consideração fatores como experiência profissional relevante e publicações.

Todos os candidatos inscritos são automaticamente considerados para as bolsas. O prazo varia conforme o curso de interesse.

>>> Melhores bolsas de estudo para intercâmbio em 2023

8. Universidade de Adelaide dá bolsas para estudar na Austrália

O University of Adelaide Research Scholarships (UARS) tem o objetivo de atrair estudantes internacionais qualificados para os programas de pós-graduação da universidade. O programa é válido para os cursos de mestrado (2 anos) e doutorado (3 anos) da instituição.

As bolsas na Austrália na Universidade de Adelaide incluem isenção das taxas de matrícula, subsídio anual de 28,092 dólares australianos durante todo o período do curso e também seguro de saúde.

As inscrições são realizadas em três rodadas para cursos com início em diferentes datas.

9. Universidade de Sydney dá bolsa para mestrado e doutorado na Austrália

Outra instituição que tem programa de bolsas de estudo na Austrália é a Universidade de Sydney. É uma grande oportunidade para fazer mestrado ou doutorado em uma das maiores universidades do país com tudo pago.

O University of Sydney International Strategic Scholarship contempla todas as áreas do conhecimento e visa atrair estudantes internacionais interessados em pesquisa.

O benefício cobre integralmente as taxas de matrícula, oferece um auxílio anual de 35 mil dólares australianos por até três anos, o custo da taxa do visto e um seguro saúde.

O programa está sempre aberto, ou seja, não há prazo para candidatura. No entanto, a universidade tem três momentos de ingresso para estudantes internacionais: março, setembro e dezembro. É preciso ficar atento para enviar a candidatura a tempo e a universidade aconselha a aplicar seis meses antes da data de início.

10. Macquarie University oferece bolsas para graduação e mestrado na Austrália

O Vice-Chancellor’s International Scholarship é um programa da Macquarie University que dá bolsas parciais para graduação e mestrado.

A bolsa oferece até 10 mil dólares australianos de créditos para o pagamento das taxas universitárias. A seleção do programa é baseada no desempenho do candidato nos estudos realizados até então.

A candidatura às bolsas de estudo na Austrália acontece em duas etapas. Na primeira, o candidato aplica normalmente para o curso de seu interesse e depois faz a inscrição para a bolsa, através do formulário do programa.

A instituição recomenda que os candidatos apliquem com pelo menos três meses de antecedência em relação ao começo do semestre.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Posts relacionados

No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais