pós graduação austrália Universidade de Melbourne Austrália

Universidade de Melbourne tem bolsas para pós-graduação na Austrália

O Graduate Research Scholarships é um programa anual de bolsas de pós-graduação na Austrália da Universidade de Melbourne, que contempla também estudantes internacionais. A prestigiada instituição de ensino é considerada a melhor universidade da Austrália e ficou em 31ª entre as melhores universidades do mundo no Times Higher Education World University Rankings.

Neste programa, são oferecidas, no total, cerca de 600 bolsas em todas as áreas de estudo para cursos de mestrado com foco em pesquisa (masters by research) ou doutorado. Duas categorias de bolsas fazem parte do programa

> Melhores bolsas de estudo para fazer intercâmbio em 2023

Melbourne Research Scholarships (MRS)

Oferecidas pela própria Universidade de Melbourne a estudantes nacionais e internacionais de excelência inscritos em cursos de mestrados com foco em pesquisa ou doutorado.

Australian Government Research Training Program (RTP) Scholarships

O RTP é o maior programa de bolsas para pós-graduação na Austrália desse tipo. Ele também contempla estudantes nacionais e internacionais de excelência inscritos em cursos de mestrados com foco em pesquisa ou doutorado da Universidade de Melbourne. Todos os detalhes sobre o RTP estão neste outro artigo.

>> Bolsas para doutorado completo no Exterior

Como são as bolsas para pós-graduação na Austrália

A iniciativa oferece subsídio para o pagamento integral das taxas universitárias por até dois anos para mestrado e até quatro para doutorado.

Alguns alunos podem receber também 34.400 dólares australianos anuais pro rata por até dois anos para mestrado e até três anos e meio anos para doutorado. Além disso, os estudantes estrangeiros também podem conseguir um auxílio de 3 mil dólares australianos para a mudança e seguro saúde.

>> Como estudar inglês e trabalhar legalmente na Austrália

Requisitos para fazer pós-graduação na Austrália

Normalmente, são elegíveis para um curso de pós-graduação na Universidade de Melbourne os estudantes que tiverem concluído uma graduação de no mínimo quatro anos com aproveitamento médio de 75% no último ano da formação.

Os interessados devem, ainda, cumprir os requisitos referentes ao conhecimento de inglês exigidos pela Universidade de Melbourne. Para comprovar a proficiência no idioma, é possível apresentar resultados de testes como TOEFL, IELTS, Pearson Test of English (testes acadêmicos) ou CAE.

>> Mitos sobre pós-graduação nos EUA

Outra opção é comprovar que você concluiu uma faculdade integralmente ministrada em língua inglesa nos últimos dois anos.

Por fim, os cursos podem ter requisitos específicos ou adicionais. Alguns departamentos, por exemplo, exigem o envio de um projeto de pesquisa como parte da candidatura. Há também cursos que solicitam que você encontre um orientador para a sua pesquisa antes de aplicar.

>> Universidade de Melbourne: bolsas na área de direitos humanos

Critérios do Graduate Research Scholarships

Para ser considerado para a bolsa para fazer mestrado ou doutorado na Austrália, é preciso aplicar para Universidade de Melbourne e ter os requisitos do curso escolhido ou já estar estudando. O principal critério de seleção do programa é o mérito acadêmico.

Portanto, os candidatos são ranqueados de acordo com o desempenho universitário anterior e o seu potencial de pesquisa no seu campo de estudo. Contudo, também são levados em consideração fatores como experiência profissional relevante e publicações.

>> Universidade de Sydney dá bolsa para mestrado e doutorado na Austrália

Candidatura ao programa da Melbourne University

O programa da Universidade de Melbourne não exige uma candidatura separada. Todos os candidatos inscritos são automaticamente considerados para as bolsas. Logo, os novos estudantes devem aplicar online dentro do prazo de inscrições do curso de seu interesse. Normalmente, alguns tem como deadline da primeira rodada de candidatura o dia 30 de setembro, o segundo round em 31 de janeiro e o último round em 31 de maio, por exemplo.

Entre os documentos exigidos pela instituição, costumam estar histórico escolar, currículo e lista de publicações. É necessário que a documentação esteja acompanhada de tradução em inglês.

 >>> Mentoria do Partiu Intercâmbio

Documentação para fazer pós-graduação na Austrália

Além disso, será preciso enviar as informações de contato de duas referências. Se fizer menos de cinco anos que você concluiu o último diploma, as duas devem ser acadêmicas. Se já passaram mais de cinco anos, podem ser profissionais. Os indicados receberão um link por e-mail para que forneçam a carta de recomendação online.

Os inscritos recebem uma notificação de que o pedido de bolsa de estudos foi adicionado ao registro em até dez dias úteis após o envio da candidatura. É importante notar que a notificação sobre a aceitação no curso e a oferta da bolsa são enviadas separadamente — mas durante o mesmo período.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba mais detalhes sobre as bolsas
Confira a oferta formativa da universidade
Veja informações sobre as inscrições

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais