mestrado em ciencia dos materais toulouse frança erasmus

MESC+: bolsa Erasmus para mestrado em ciência dos materiais e eletroquímica na França, Espanha e outros países

O MESC+ é mais um curso Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD), desta vez um mestrado em ciência dos materiais e eletroquímica com possibilidade de bolsa integral.

O programa envolve cinco universidades de quatro países europeus diferentes – França, Polônia, Eslovênia e Espanha –, duas universidades dos Estados Unidos e Austrália, além de importantes instituições de pesquisa.

O mestrado em ciência dos materiais e eletroquímica é focado em materiais de conversão e armazenamento de energia e pesquisa científica.

>>> Confira outras oportunidades na área da matemática

Como funciona a mobilidade no MESC+

O curso tem duração de dois anos e é composto por três semestres de aulas e um quarto semestre obrigatório de estadia em um laboratório de pesquisa na Europa, EUA ou Austrália para a produção da dissertação.

Durante o mestrado, os alunos podem estudar em até quatro países diferentes, dependendo da sua opção de mobilidade.

  • Universidade de Tecnologia de Varsóvia (Polônia) – 1º semestre;
  • Universidade Paul Sabatier Toulouse (França) – 2º semestre;
  • Université de Picardie Jules Verne (França) – opção para 3º semestre;
  • Universidade de Ljubljana (Eslovênia) – opção para 3º semestre;
  • Universidad del País Vasco/Euskal Herriko (Espanha) – opção para 3º semestre;
  • Drexel University (EUA) – opção para 4º semestre;
  • Deakin University (Austrália) – opção para 4º semestre;
  • ALISTORE-ERI (Internacional) – opção para 4º semestre;
  • RS2E (França) – opção para 4º semestre;
  • NIC (Eslovênia) – opção para 4º semestre;
  • CIC Energiugne (Espanha) – opção para 4º semestre.

>>Erasmus Mundus: brasileiros tiram dúvidas sobre o programa

Bolsas para mestrado em ciência dos materiais e eletroquímica

Cerca de 18 bolsas Erasmus Mundus são oferecidas anualmente para os melhores candidatos ao MESC+. O benefício para estudantes de países parceiros (categoria na qual o Brasil se enquadra) é de um total de 39 mil euros.

Isso inclui a participação no mestrado em ciência dos materiais e eletroquímica (8 mil), contribuição para despesas de viagem e instalação (7 mil) e subsídio mensal (1 mil euros por mês, 24 mil no total).

Além das bolsas Erasmus, existem outras oportunidades para os estudantes do curso – vale a pena conferir no site do MESC+.

>>> Como validar diploma de mestrado do Exterior no Brasil

Quais são os requisitos para o MESC+

Podem se candidatar ao MESC+ alunos de todas as nacionalidades que tenham graduação ou equivalente em química, engenharia química ou áreas afins. É necessário, ainda, ter proficiência em inglês comprovada por uma das provas aceitas (TOEFL, IELTS, CAE, CEFR).

Na seleção, serão considerados diferentes critérios, entre os quais os que têm mais peso são excelência acadêmica, coerência do background e carta de motivação.

>> Bolsistas Erasmus Mundus contam da burocracia e documentação

Como se candidatar ao mestrado em ciência dos materiais e eletroquímica

As inscrições para o mestrado em ciência dos materiais e eletroquímica são online e devem ser feitas até 29 de fevereiro. A documentação solicitada para a candidatura é composta por:

  • Cópia do passaporte;
  • Comprovante de residência;
  • Certificado de proficiência em inglês;
  • Diploma do ensino médio;
  • Diploma e histórico acadêmico;
  • Duas cartas de recomendação;
  • Currículo.

As cópias dos documentos devem ser certificadas e a documentação toda deve estar acompanhada de tradução juramentada em inglês. O resultado da seleção para o MESC+ deve ser divulgado em março.

>>> O que bolsistas brasileiros falam do programa Erasmus

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre o curso
Confira como se candidatar

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais