
EMABG: pós-graduação em melhoramento genético animal com bolsa Erasmus
Se você tem interesse em fazer pós-graduação em melhoramento genético animal no exterior com bolsa, este artigo é para você! O European Master in Animal Breeding and Genetics (EMABG) é um mestrado com esse foco e com possibilidade de bolsas Erasmus Mundus.
Os alunos estudam criação de animais e genética e podem se especializar em diferentes âmbitos. O curso é focado no desenvolvimento de conhecimentos científicos nas áreas de genética quantitativa, populacional e molecular relacionadas à criação de animais.
>> Erasmus Mundus: Brasileiros tiram dúvidas sobre o programa
Como é a pós-graduação em melhoramento genético animal
A pós-graduação em melhoramento genético animal tem duração de dois anos e é toda em inglês. O consórcio que organiza o mestrado é formado por seis prestigiadas universidade europeias:
- University of Göttingen (UGOE) – Alemanha;
- Wageningen University & Research (WUR) – Holanda;
- University of Natural Resources and Life Sciences (BOKU) – Áustria;
- Swedish University of Agricultural Sciences (SLU) – Suécia;
- Norwegian University of Life Sciences (NMBU) – Noruega;
- AgroParisTech/Université Paris-Saclay (APT) – França.
Os estudantes podem escolher entre diferentes percursos de estudo e passam por pelo menos duas instituições e, portanto, países diferentes:
- Programas de melhoramento em países de baixa renda (WUR – BOKU);
- Contexto biológico e social da criação (WUR – SLU / UGOE – SLU);
- Seleção genômica e fenótipos precisos (WUR – NMBU / UGOE – NMBU);
- Biologia integrativa (UGOE – APT).
>> Veja outras oportunidades na área da veterinária no exterior
Sobre as bolsas para EMABG
O EMABG tem um custo de 9 mil euros anuais para estudantes não europeus. Mas, como já mencionamos, tem bolsa Erasmus para o curso. Elas serão concedidas aos estudantes que tiverem destaque na candidatura.
As bolsas Erasmus costumam incluir o valor total das taxas de participação, contribuição para os custos de viagem e instalação e subsídio mensal durante os 24 meses do mestrado.
Porém, vale lembrar que quem quiser concorrer à bolsa como brasileiro não pode ter vivido na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.
>>> Confira dicas sobre burocracia e inscrições para as bolsas Erasmus
Como se candidatar para a pós-graduação em melhoramento genético animal
Para se candidatar para a pós-graduação em melhoramento genético animal, é preciso ter graduação em ciências agrícolas, medicina veterinária, zoologia, botânica, microbiologia ou área relacionada e proficiência em inglês.
O período anual de inscrições para o curso costuma ter início em outubro e encerrar no dia 15 de janeiro. Os interessados devem aplicar pelo site do curso e enviar a documentação solicitada:
- Diploma de graduação;
- Histórico acadêmico;
- Cópia do passaporte;
- Comprovante de residência;
- Currículo;
- Foto;
- Certificado de proficiência em inglês (TOEFL, IELTS, CAE ou CPE);
- Carta de motivação.
- Duas cartas de recomendação.
O resultado da seleção, normalmente, é divulgado em meados de março.
Se você se interessou pelo programa, não deixe de assistir nosso vídeo no Youtube com brasileiras bolsistas do Erasmus:
Economize no pagamento da taxa de cursos no Exterior
A Remessa Online é parceira do Partiu Intercâmbio e garante 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira para os leitores: só usar o código partiuintercambio no site para garantir o benefício! O site e o atendimento todo são feitos em português e o Remessa é das poucas plataformas quem autorizam transferências para pessoas jurídicas e estabelecimentos comerciais. Assim, você pode pagar a matrícula do seu curso fazendo uma boa economia. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobra, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação e ainda tem o desconto de 15% sobre a taxa ao usar o código partiuintercambio no site.
Saiba mais sobre o curso
Veja informações sobre a bolsa
Acesse o portal de inscrições
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok, Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.