bolsa de doutorado pleno nos eua fulbright capes 2019 partiu intercambio

Bolsa de doutorado pleno nos EUA da Fulbright recebe inscrição

Procurando bolsa para fazer doutorado no Exterior?A bolsa de doutorado nos EUA da Comissão Fulbright Brasil e da Capes está com inscrições abertas! Brasileiros com graduação em algumas áreas do conhecimento podem se candidatar para estudar nas melhores universidades dos Estados Unidos com bolsa de estudos.

Podem se inscrever para a seleção brasileiros residentes no Brasil que tenham diploma de bacharelado ou equivalente (com duração regular mínima de quatro anos) em instituição brasileira de ensino superior reconhecida pelo MEC. Diferente do programa de doutorado sanduíche no qual os bolsistas cursam apenas nove meses do doutorado nos Estados Unidos, na bolsa de doutorado nos EUA, os selecionados podem cursar até seis anos nas melhores universidades americanas.

As inscrições podem ser feitas até 31 de maio. Serão concedidas até 10 bolsas e os estudos de doutorado devem se iniciar entre agosto e dezembro de 2025 nos EUA. 


>>> Bolsas para estudar nos EUA

Requisitos da bolsa de doutorado nos EUA:

Para se candidatar para a bolsa de doutorado pleno no Exterior da Fulbright Brasil é necessário:

  • Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;
  • Residir no Brasil durante todo o processo de candidatura e durante todo o processo de seleção;
  • Ter diploma de bacharelado ou equivalente, com duração regular mínima de quatro anos, em instituição brasileira de ensino superior reconhecida pelo MEC;
  • Não ter cursado ou estar cursando doutorado ou ter título de doutor em qualquer área do conhecimento;
  • Ter disponibilidade para dedicar-se integralmente às atividades propostas e aprovadas durante todo o período da bolsa;
  • Possuir certificado com nota do teste de proficiência em língua inglesa TOEFL iBT, realizado após 1 de agosto de 2023 com nota mínima de 94 ou IELTS com nota mínima de 7.0;
  • Não receber ou ter recebido anteriormente bolsa de doutorado concedida por agência pública federal, mesmo que o curso não tenha sido concluído.

Importante destacar que Capes informa que os candidatos interessados em concorrer às bolsas de doutorado nos EUA precisam obrigatoriamente iniciar as inscrições no portal da Capes o quanto antes. O edital tem como data limite para solicitação de cadastramento de instituição brasileira ou estrangeira, caso ela não esteja cadastrada no Sistema de Inscrições da CAPES, até 24 de maio.

Já o deadline final para envio da inscrição é o dia 31 de maio de 2024.

>>> Como ganhar uma bolsa para estudar nos Estados Unidos

Áreas elegíveis para as bolsas nos Estados Unidos da Fulbright

Em 2024, o programa de doutorado nos EUA da Fulbright contempla todas as áreas do conhecimento. No entanto, é importante notar que são oferecidas

  • Quatro bolsas de estudos para doutorado pleno nos EUA para candidatos de áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística e Artes e
  • Seis bolsas de estudos para doutorado nos EUA para candidatos das áreas de Engenharias, Ciências Exatas e Ciências da Terra.

>> 5 mitos sobre pós-graduação nos EUA

Benefícios da bolsa de doutorado nos EUA Fulbright

Nos três primeiros anos do doutorado nos EUA, a bolsa de doutorado pleno da Capes/Fulbright cobre:

  • Taxas acadêmicas e administrativas, pagas diretamente pelo Programa à Universidade anfitriã;
  • Bolsa mensal variável, conforme o campus;
  • Seguro saúde para o bolsista;
  • Passagem aérea internacional de ida e volta entre o Brasil e os EUA, em classe econômica, desde que o bolsista conclua o doutorado dentro do prazo de seis anos;
  • Auxílio instalação no valor de US$ 1.300,00 (um mil e trezentos dólares americanos).

>> Como conseguir desconto pra fazer o TOEFL

A partir do quarto ano até a conclusão do doutorado (que deve ocorrer até seis anos), a Universidade anfitriã assumirá todos os custos da bolsa de doutorado pleno nos Estados Unidos relativos às taxas acadêmicas e administrativas, salário mensal de subsistência e seguro saúde do bolsista.

Documentação para bolsa de PhD nos EUA

Todos os interessados na bolsa de doutorado nos EUA da Fulbright/Capes, devem preencher a inscrição online no site da Capes e também enviar a seguinte documentação pelo portal:

  • Documento de identidade oficial com foto e número do CPF;
  • Diploma de graduação;
  • Histórico(s) acadêmico(s) da graduação, em português;
  • Histórico(s) acadêmicos(s) do mestrado, em português, se houver (opcional);
  • Histórico(s) acadêmico(s) da graduação, versão fidedigna em inglês (não é necessária tradução juramentada);
  • Histórico(s) acadêmicos(s) do mestrado, se houver, versão fidedigna em inglês (opcional) (Não é necessária tradução juramentada);
  • Currículo resumido em inglês, com no máximo quatro páginas;
  • Currículo Lattes completo em PDF;
  • Identificador de cadastro na plataforma ORCID;
  • Study Plan em inglês (detalhes no edital);
  • Statement of Purpose em inglês (detalhes no edital);
  • Contato de três pessoas para enviar cartas de recomendação
  • Indicar até três universidades de interesse, com as justificativas fundamentadas sobre a adequação das condições acadêmicas e de pesquisa locais, para o desenvolvimento do doutorado proposto.
  • Teste de proficiência em inglês TOEFL ou IELTS;
  • Certificado com pontuação no GRE (caso o candidato possua, não é obrigatório).

>> Como ganhar bolsa para fazer doutorado em Portugal

Seleção da bolsa para PhD nos EUA

O processo de seleção da bolsa para doutorado pleno no Exterior Fulbright/Capes vai ter três fases eliminatórias no Brasil: análise técnica, análise de mérito e entrevista. Os candidatos selecionados após a fase no Brasil depois passam por uma fase de processo seletivo nos Estados Unidos.

Isso acontece porque o candidato pré-selecionado no Brasil terá a bolsa de doutorado pleno nos Estados Unidos implementada somente se for aceito em ao menos uma das universidades de excelência nos EUA. Entre essas universidades costumam estar alguns grandes nomes conhecidos como HarvardYaleStanfordMIT, Columbia, NYU, Princeton e outras. A lista completa das Highest Research Activity (R1) Universities pode ser consultada no edital.

> Melhores bolsas de estudos com inscrições abertas para 2024

Os candidatos aprovados na fase brasileira contam com todo o suporte técnico e financeiro da Comissão Fulbright no Brasil para a candidatura nos programas de doutorados nas universidades nos Estados Unidos.  As inscrições devem ser feitas no portal da Capes e dúvidas sobre o programa podem ser enviadas para [email protected] ou [email protected]

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

>> Visto para trabalhar na Alemanha

Inscreva-se no programa

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTokTwitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

10 comentários em “Bolsa de doutorado pleno nos EUA da Fulbright recebe inscrição”

    1. Adriana, tudo bem? Não tem como saber. Faz mais de 10 anos que esse edital não abria. Como tem financiamento da Capes junto, ninguém pode garantir que vai abrir ano que vem e que vai ser nos mesmos moldes, mas a gente espera que sim.

  1. Muito bom, obrigada!
    Você saberia me dizer se é necessário fazer os dois exames, o TOEFL e o GRE?
    E a tradução fidedigna do histórico, pode ser feita por mim mesma ou tem alguma especificação profissional?

  2. Olá,
    Nasci nos EUA, moro no Brasil desde os 5 anos e tenho dupla nacionalidade. Será que posso me inscrever ou me encontro fora dos pré requisitos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais