Início » Bolsas de Estudo » Programa da Universidade de Dublin e da ABEI dá bolsa de mestrado na Irlanda para brasileiros

A Associação Brasileira de Estudos Irlandeses (ABEI) juntamente com a Trinity College Dublin (Universidade de Dublin) está recebendo candidaturas para uma bolsa de mestrado na Irlanda. Se o seu sonho é virar “mestre” estudando em Dublin, corre porque as inscrições para a ABEI/HADDAD Fellowship vão até o dia 10 de abril!

A bolsa de mestrado na Irlanda é integral e tem duração de um ano a partir de setembro 2017. Ela cobre anuidade do curso, custos de viagem, acomodação e demais despesas do estudante no país. O valor integral do benefício oferecido pelo programa equivale a 35 mil euros

É possível se candidatar para cursos de mestrado na Trinity College Dublin, considerada a melhor universidade da Irlanda, nas seguintes áreas: História Moderna, História Irlandesa Moderna, Dramaturgia, Tradução Literária e Escrita irlandesa.

>>> Universidade de Westminster oferece bolsa para fazer mestrado em Londres para estudantes da América Latina

>>> Bolsas para mestrados em inglês na Alemanha do DAAD para cursos de diferentes áreas

Requisitos para concorrer à bolsa de mestrado na Irlanda

Para se candidatar, é preciso possuir graduação e ter uma média superior a 7 ou estar regularmente matriculado em um curso de pós-graduação. Além disso, não é possível concorrer à bolsa se o candidato já estiver participando de um programa de intercâmbio.

Antes de realizar a matrícula, é preciso se tornar um membro da ABEI, pagando uma anuidade no valor de R$100.

Como se candidatar ao programa ABEI/HADDAD Fellowship

O interessado deve primeiramente se candidatar ao curso desejado no site da universidade. Posteriormente, o candidato precisa incluir seu número de candidatura no formulário da bolsa que deve ser enviado por Sedex ou entregue pessoalmente junto com os outros documentos na Comissão de Cooperação Internacional da FFLCH, no campus da USP, em São Paulo. O endereço é Rua do Lago, nº 717, sala 130. O horário é de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30.

A documentação solicitada pelo programa é composta por:

  • Formulário de candidatura à bolsa (disponível aqui);
  • Carta de motivação em inglês (máximo 3 páginas ou 1.500 palavras);
  • Artigo científico recente escrito em inglês (máximo 7 páginas ou 3 mil palavras);
  • Certificado de proficiência em inglês;
  • Histórico acadêmico atualizado;
  • Curriculum Vitae;
  • Duas cartas de recomendação em inglês (enviadas para ccint.fflch@usp.br);
  • Cópia do passaporte válido até o final do período de intercâmbio.

Processo seletivo e obrigações do bolsista

A seleção será baseada no mérito acadêmico e em uma entrevista prévia realizada com os finalistas. O resultado final da seleção será divulgado no dia 15 de junho.

O bolsista escolhido deverá apresentar a ABEI um breve relatório depois dos seis primeiros meses de bolsa e os resultados da sua dissertação quando retornar ao Brasil. Além disso, depois de terminar o curso, ele será convidado a participar de eventos da associação e a colaborar como membro ativo da instituição.

Saiba mais sobre a bolsa

Leia o edital do programa

>>> Estudos Britânicos: mestrado em Berlim em inglês de graça tem inscrições abertas

>>> Bolsas para mestrado em comunicação na Alemanha da Deutsche Welle têm inscrições abertas

COMENTÁRIOS