Estão abertas as candidaturas para o Programa internacional de bolsas do governo irlandês (Government of Ireland International Education Scholarship). O edital prevê 60 bolsas para estudar na Irlanda voltadas a estudantes universitários estrangeiros. As inscrições foram prorrogadas até 26 de março.
As bolsas são destinadas a estudantes de qualquer área que tenham excelência acadêmica e sejam originários de países não europeus. Os selecionados irão fazer intercâmbio na Irlanda por um período de um ano. As modalidades de bolsas para estudar na Irlanda contemplam:
- Mobilidade acadêmica no último ano da graduação;
- Mestrados de um ano (taught masters);
- Mobilidade acadêmica de um ano para mestrado (research masters), doutorado ou pesquisa
O programa prevê isenção de taxas de matrícula e bolsas no valor de 10 mil euros. A quantia destina-se a cobrir as despesas relativas aos estudos e aos custos de vida do estudante.
Quem for contemplado com uma das bolsas para estudar na Irlanda deverá iniciar os seus estudos entre setembro e outubro deste ano. Inscrições posteriores a essa data só serão consideradas para alunos de doutorado.
>>> Fundação Carolina oferece 648 bolsas para estudar na Espanha
Candidatura às bolsas para estudar na Irlanda
De acordo com o edital do programa, espera-se que o candidato tenha as seguintes características:
- Possuir excelência acadêmica e profissional;
- Ter ótimas habilidades de comunicação;
- Possuir atividades extracurriculares (realizar trabalho voluntário ou fazer atividades artísticas ou esportivas);
- Demonstrar motivação e justificar como a bolsa se encaixa nos seus objetivos de longo prazo.
Os interessados nas bolsas para estudar na Irlanda devem ter a carta de aceite para uma graduação, mestrado ou doutorado em uma universidade irlandesa. Para isso, é preciso seguir os procedimentos indicados pela instituição.
No momento da candidatura à bolsa, é necessário, portanto, que o candidato já tenha pelo menos encaminhado à inscrição para o curso desejado e comprove isso. Caso tenha sido aceito em mais de uma universidade, você deve listar as ofertas em ordem de preferência no formulário de inscrição. A candidatura para uma das bolsas para estudar na Irlanda deve ser feita até as 17h do dia 26 de março (horário irlandês).
Documentação para a bolsa para estudar na Irlanda
- Comprovante de qualificação acadêmica (histórico e diplomas);
- Carta de motivação;
- Duas cartas de recomendação.
Esses itens deverão ser enviados juntamente ao formulário de inscrição pelo portal online. O formulário e as instruções específicas para a candidatura, você encontra abaixo. Os estudantes selecionados serão informados sobre o resultado do processo seletivo em maio. Dúvidas relativas ao programa e às bolsas para estudar na Irlanda podem ser enviadas para goi-ies@hea.ie. As respostas serão publicadas no site do programa.
Leia o edital
Saiba mais sobre as bolsas
Inscreva-se
Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.
Bruna no caso eu tenho que passar em uma faculdade da irlanda(graduação), ter os testes de proficiência para poder me candidatar e tipo tofel,act e etc.
Essa bolsa é para mobilidade na graduação. Então você precisa estar na graduação no Brasil para se candidatar para um intercâmbio de um ano na Irlanda. Eles explicam tudo no edital 🙂
Olá, faço formação pedagógica em artes. Este formato também é aceito nos programas de intercâmbio?
Outra dúvida, o “Partiu intercâmbio” faz consultoria para nos auxiliar nas candidaturas??
desejo iniciar segunda graduação na área de finanças e aproveitar a oportunidade para concluí-lo no exterior, irlanda seria um ótimo pedido. É necessário que seja um curso tradicional de 4 anos ou posso inciar 1 tecnólogo de 2 anos, fazer 1 ano no brasil e buscar finalizá-lo na irlanda?
Olá, gostaria muito de realizar meu mestrado ou parte dele na Irlanda.
Porém eu estou no último semestre de faculdade, ainda não possuo o diploma de conclusão da minha graduação. Nesse caso, posso deixar pendente e enviar somente apos a minha formação?
Ah, formo em junho desse ano.
Isso vai depender do edital. Cada um pede uma coisa.
https://partiuintercambio.org/carta-de-recomendacao-para-estudar-no-exterior/
Olá, vocês podem esclarecer o que seriam essas duas referencias ? São cartas de recomendação?
Por favor, façam um post de como escrever uma.