Bolsas para estudar na Holanda recebem inscrições

Início » Bolsas de Estudo » Bolsas para estudar na Holanda recebem inscrições. OTS é oportunidade exclusiva para brasileiros
Bolsas para estudar na Holanda

Foto: Nuffic-Neso-Brazil, Divulgação

Estão abertas as inscrições para bolsas para estudar na Holanda do Nuffic Neso Brazil. O programa Orange Tulip Scholarship oferece mais de 70 oportunidades de bolsas para brasileiros em 2018 em 20 universidades. Serão oferecidas bolsas de estudos integrais e ajuda de custo em dinheiro de até 50 mil Euros.  As ofertas são para cursos de graduação, pós-graduação, MBA e Short Degree (onde só o último ano do bacharelado é feito no exterior). A data para as inscrições nas universidades variam de 15 de janeiro até 1 de maio. A lista com o deadline de cada universidade está abaixo.

 

>>> Encontre mestrados em inglês na Holanda

Existem opções em todos os campos de estudo. A maior parte é para cursos de pós-graduação e as áreas com maior oferta de bolsas são: Administração, Artes, Comunicação Social, Finanças, Saúde, Ciências Humanas e governamentais. As bolsas de estudos são oferecidas para cursos totalmente ministrados em inglês. Existem opções que financiam 100% do valor do curso ou oferecem descontos na anuidade. Muitas universidades oferecem também auxílio financeiro para cobrir todos os custos relacionados ao estudo (Tuition fee e living costs). Os valores variam de acordo com a instituição e podem chegar até 50 mil euros.

Como validar diploma do Exterior no Brasil?

Requisitos para concorrer a bolsas para estudar na Holanda

O OTS privilegia a excelência acadêmica, que será avaliada com base nas notas obtidas na universidade ou no ensino médio. É fundamental que os candidatos apresentem diploma, histórico escolar (em inglês), currículo e certificado de proficiência na língua inglesa. Como a data final para a inscrição é só no ano que vem, não dá pra reclamar de não dá tempo para conseguir tudo.  Além disso, para poder concorrer, os candidatos devem ter apenas cidadania brasileira quem tem dupla cidadania, assim como quem já estiver trabalhando ou estudando na Holanda atualmente, não pode concorrer.

Cada instituição tem seu processo de admissão: algumas podem exigir a redação de artigos, cartas de recomendação, entrevistas por Skype, provas de conhecimento específico – como TOEFL, GRE ou GMAT – , experiência profissional, analise de portfólio, entre outros. Para concorrer às bolsas, os candidatos precisam comprovar que estão no processo de admissão de alguma universidade holandesa. O valor de cada bolsa varia de acordo com curso e universidade. Os critérios de admissão específicos para cada curso e o valor das bolsas oferecidas podem ser vistos na relação de universidades participantes do OTS 2018  

>>> Veja mais bolsas para a Holanda
>>> Veja todas as bolsas abertas no momento

Documentos necessários para bolsas para estudar na Holanda

Como as bolsas para estudar na Holanda são para várias universidades diferentes, os documentos exigidos podem variar. Porém alguns deles são básicos e você deve ter em mente que vai precisar se quiser concorrer a bolsas para estudar na Holanda. confira a lista:

  •  Cópia autenticada do diploma(s) original anterior e tradução juramentada do documento para a língua inglesa (em caso de candidatura para bacharelado, apresentar diploma de ensino médio é necessário). Caso você ainda não tenha o diploma de graduação em mãos, é suficiente enviar uma carta da universidade brasileira (em inglês) comprovando que está em processos de conclusão dos estudos.
  • Cópia autenticada do histórico(s) escolar original e tradução juramentada do documento para a língua inglesa
  • Exame de proficiência, apresentando pontuação obtida: TOEFL iBT ou IELTS (acadêmico). A pontuação mínima necessária varia e a necessidade de certificado original também
  • Currículo recente em inglês
  • Carta de motivação em inglês
  • Cartas de referência (cada bolsa requer um número específico de cartas
  • Cópia autenticada do passaporte (apenas página com dados pessoais: nome, data e local de nascimento, e data de validade).

>>> Carta de motivação: quais os erros mais comuns e como evitar
>>> Universidade de Leiden oferece bolsas de mestrado na Holanda

Como fazer a candidatura para as bolsas para estudar na Holanda

O interessado em concorrer para a OTS precisa iniciar seu processo de inscrição na universidade  holandesa e preencher o formulário disponibilizado no site do Nuffic Neso Brazil até 1 de abril. Não há limite de idade e é possível se candidatar para até quatro universidades. Siga estes passos para se inscrever:

  • Procure pelo programa de estudos de seu interesse dentre as participantes do OTS (lista será divulgada nos seminários abaixo)
  • Leia atentamente sobre a bolsa de seu interesse e os requisitos de admissão da universidade de sua escolha
  • Inicie o processo de admissão diretamente com a instituição de seu interesse. Siga as instruções de candidatura  no site da universidade e envie diretamente à instituição os documentos necessários. Em caso de dúvida neste passo, entre em contato direto com a universidade escolhida.
  • Espere a confirmação por parte da instituição holandesa, que irá revisar seu pedido de admissão. Você deverá receber um documento que comprove a sua admissão ou o início do pedido de admissão. Isso pode demorar de algumas semanas até alguns meses, então não deixe para a última hora.
  •  Preencha o formulário da OTS (na inscrição é fundamental anexar o comprovante de candidatura junto a cada uma das universidades) Você pode comprovar que está em processo de admissão apresentando alguns dos documentos abaixo: carta de aceite condicional. e-mail da (s) universidade(s) confirmando o recebimento da candidatura, comprovante de envio pelo correio da candidatura.
  • Uma confirmação de inscrição será enviada para seu email. Não deixe de verificar também sua caixa de spam.

O resultado final da seleção será divulgado em junho e aulas terão início em setembro de 2018. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo contato ots@nesobrazil.org.

 

 

Veja o edital das bolsas OTS na Holanda
Veja até quando você pode se inscrever para cada instituição
Veja os resquisitos para se candidatar 
Veja as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre a seleção
Confira a lista das universidades participantes do OTS  (será divulgado em breve)
Preencha o formulário de inscrição para as bolsas OTS (será divulgado em breve)

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 🙂

>>> Encontre mestrados em inglês na Holanda

COMENTÁRIOS

8 respostas para “Bolsas para estudar na Holanda recebem inscrições. OTS é oportunidade exclusiva para brasileiros”

  1. Cleunisse Santos disse:

    Boa tarde!
    Sou de Mozambique, um pais da Africa onde o ensino nao tem qualidade, venho por este meio solicitor uma bolsa de estudo para o meu filho, visto que nao tenho condicoes para pagar uma universidade na Europa.

    Com muito respeito

    Cleunisse Santos

  2. Ronaldo Do Couto disse:

    Boa tarde! Bruna, você poderia me inforar quais são os cursos que aceitam estudantes brasileiros, porque não consegui encontrar. Gostaria de após a faculdade fazer um mestrado, de preferência, com bolsa, mas não sei se existe para engenharia química. Obrigado

  3. Larissa disse:

    Boa tarde! Qual visto é necessário para estudar na Holanda nesse caso? É fácil conseguir?

  4. Deborah Santos disse:

    Olá! Você se alguma aceita alunos que não possuem TOEFL, IELTS.. ?? Tenho inglês avançado mas não possuo nenhum certificado, pois o preço deles é absurdo.. Obrigada!

    • Debora, se o edital pede as provas, é um pouco difícil você conseguir uma bolsa sem ter um dos certificados. É caro, eu sei, mas é super importante se você quer ganhar uma bolsa para mestrado ou graduação. Afinal, elas são provas concretas de que você têm o nível mínimo exigido. Uma coisa que você pode tentar, caso você tenha estudado em escola internacional ou feito graduação em um curso em inglês, é entrar em contato e usar isso como argumento. Fora nesses casos, acho bem difícil você conseguir concorrer sem toefl ou ielts. É caro, mas pense nisso como um investimento e a partir do momento em que você tem a prova, “gaste-a” fazendo inscrições para todas as bolsas possíveis e imagináveis 🙂
      abraço

      • Luis disse:

        Olá, aproveitando a conversa, o que você acha do aceitamento do TOEFL ITP? Se puder falar em geral, e se ele serve como aceite condicional (eu mostro o ITP, e se aprovado na universidade faço o IBT). Minha universidade está com inscrições abertas para o IBT e as provas são gratuitas, seria uma economia de 215 dólares (se não me engano) da prova do ITP, além de passagem pra ir á um centro de aplicações. Obrigado.

        • Luis, infelizmente, o ITP não é tão aceito quanto outras modalidades. Como você tem a chance de fazer de graça na sua universidade, não perca! Na pior das hipóteses, você pelo menos já vai fazer a prova do IBT mais tranquilo depois 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *