bolsas para mestrado em estudos de gênero e mulheres gemma erasmus espanha

Bolsas para mestrado em estudos de gênero e mulheres na Europa

Se você tem interesse na área de gender studies, esta oportunidade do Erasmus Mundus de bolsas para mestrado em gênero e feminismo certamente vai lhe interessar!

O Mestrado em gênero e Mulheres (Gemma) já tem dez anos de existência. Ele é o único curso Erasmus Mundus dentro dessa temática, sendo avaliado com excelência pela Comissão Europeia e considerado referência na Europa. Além disso, também é reconhecido a nível internacional e considerado o melhor curso de pós-graduação da Espanha.

>>> Bolsas para mulheres estudarem fora

 

Como é o Gemma

O Gemma Erasmus é resultado de uma parceria entre sete universidades de seis países diferentes. São elas: Universidade de Granada (Espanha); Universidade de Bolonha (Itália); Universidade Central Europeia de Budapeste (Hungria); Universidade de York (Reino Unido); Universidade de Lodz (Polônia); Universidade de Oviedo (Espanha); Universidade de Utrecht (Holanda). Outras oito instituições da América central, do sul e do norte são parceiras do projeto, entre elas a Unicamp.

> Onde brasileiro não paga para estudar

Buscando desenvolver competências profissionais para a realização de pesquisas ou trabalhos na área de gênero e diversidade, o mestrado é interdisciplinar. O principal objetivo do curso é formar especialistas no âmbito da igualdade, levando em conta as interseções de etnicidade, classe e sexualidade e contribuindo para a construção de uma cidadania solidária a responsável.

Durante o processo de inscrição, o candidato deverá indicar preferência por duas universidades (uma de “acolhida” e outra de “mobilidade”). Normalmente, será respeitada a escolha do selecionado. Contudo, devido ao grande número de interessados, existe a possibilidade de ser oferecida uma outra rota de mobilidade ao aluno.

É possível começar os estudos em qualquer universidade do consórcio e todas as rotas estão disponíveis. No entanto, é preciso escolher países diferentes. O Gemma Erasmus Mundus tem dois anos de duração.

>> Como validar mestrado do Exterior no Brasil

Sobre as bolsas para mestrado em gênero e feminismo

Desde o início, mais de 800 estudantes de todo o mundo já passaram pelo Gemma e já foram concedidas cerca de 200 bolsas de mestrado em gênero e feminismo.

Os benefícios do programa Erasmus+ duram os dois anos do curso. Eles incluem todos os custos de matrícula, uma contribuição anual para os gastos de viagem e instalação e um auxílio mensal de 1 mil euros.

Requisitos para se candidatar ao Erasmus Mundus Gemma

Para concorrer ao benefício do Erasmus+, é preciso ter graduação e contar com um excelente histórico acadêmico. A seleção é baseada no currículo, rendimento, motivação, recomendações, conhecimentos de idiomas, etc.

Quem deseja concorrer às bolsas para mestrado em estudos de gênero precisa demonstrar conhecimento na língua de instrução da universidade de acolhida e também na universidade de mobilidade. Além disso, o interessado não pode ter morado em um dos países europeus do programa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.

>>> Como ganhar bolsa de estudos para estudar fora

Como se candidatar ao mestrado em estudos de Gênero na Europa

Para se candidatar e concorrer a uma das bolsas para mestrado em estudos de gênero, o prazo termina no dia 12 de janeiro.

Os interessados devem preencher o formulário de candidatura e enviar os documentos solicitados. É importante dizer que é necessário fazer tudo em uma única vez, pois o sistema não permite que você feche e depois volte a editar.

A documentação necessária é composta por:

  • Currículo (modelo Europass);
  • Cópia do diploma de graduação;
  • Histórico acadêmico;
  • Certificado de nota média durante o curso;
  • Certificados de proficiência no idioma(TOEFL, IELTS, DELE, CELI ou outros);
  • Comprovante de residência;
  • Cópia do passaporte;
  • Carta de recomendação;
  • Carta de motivação.

Se não estiverem em espanhol, inglês ou italiano, os documentos precisam ser acompanhados de tradução juramentada.

Nessa live, você pode ver nossa conversa com brasileiras bolsistas Erasmus Mundus. Outra boa recomendação é ler esse texto de outras duas bolsistas do Erasmus falando da parte burocrática do programa e de uma brasileira que fez mestrado na Itália, na Universidade de Bolonha, para saber melhor como é viver e estudar por lá

>>> “Mulher, negra, criada numa comunidade e bolsista do Chevening”

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

>> Visto para trabalhar na Alemanha

Saiba tudo sobre o programa
Leia sobre as bolsas
Veja as respostas para as dúvidas frequentes

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais