Global Rhodes: bolsas para pós-graduação em Oxford na Inglaterra

bolsas para pós-graduação no Reino Unido Oxford global rhodes

Global Rhodes/Divulgação

O programa Global Rhodes disponibiliza bolsas para pós-graduação em Oxford. É chance de estudar na Inglaterra em uma das universidades mais prestigiadas e famosas DO MUNDO sem pagar nada.

Bolsas na Inglaterra

O programa agora tem a categoria “global” voltada a candidatos de todo o mundo. Até então, existia apenas o “Rhodes Scholarships”, que era restrito a estudantes de algumas nacionalidades específicas. Ah, e ele é o programa de bolsas de estudos mais antigo do mundo, tendo começado em 1902.

>>> Programa Chevening dá bolsa para estudar na Inglaterra

Como são as bolsas para pós-graduação em Oxford

Neste ano, serão oferecidas cerca de 100 bolsas para pós-graduação em Oxford. Os estudantes podem escolher cursos com duração de dois a três anos em diversas áreas.

Os bolsistas ganham isenção das taxas universitárias, auxílio para despesas (na última edição essa ajuda era de 14.276 libras por ano) e passagem aéreas de ida e de volta, no início e no fim do programa.

>>> Como fazer mestrado no Reino Unido

Requisitos e candidatura para a bolsa Rhodes da Universidade de Oxford

Como já falamos, candidatos do mundo inteiro estão convidados a se candidatar. O programa busca jovens com idade entre 19 e 25 anos (para ser mais específico nascidos de 30 de setembro de 1995 até 1 de outubro de 2001) com bom currículo, perfil de liderança e que sejam comprometidos. Além dos requisitos do programa, também é necessário preencher os critérios de seleção do curso escolhido.

A seleção das bolsas para pós-graduação em Oxford será baseada em vários fatores: excelência acadêmica (no edital eles dizem que você precisa ter um GPA de 3,75 na escala em que 4 é a nota máxima); energia demonstrada pelo candidato para usar seus talentos ao máximo (em atividades como esportes, música e outras); coragem, simpatia, capacidade de empatia e altruísmo. Também é necessário ter proficiência na língua inglesa, de acordo com os critérios da Universidade de Oxford.

As inscrições para o programa abrem em 1 de junho e vão até o dia 31 de julho. O candidato terá que enviar pelo site a documentação necessária (diploma, histórico, certificado de proficiência em inglês, etc), além de uma carta de motivação e de várias cartas de recomendação.

A indicação pela universidade para as bolsas de pós-graduação em Oxford

As inscrições abrem em 1 de junho,  no entanto, somente estudantes que foram indicados por suas universidades podem fazer a inscrição para as bolsas de pós-graduação em Oxford. O período de indicação pelas universidades inicia em 1 de junho e termina em 31 de julho. Cada universidade pode indicar, no máximo, três candidatos para a bolsa Rhodes e o processo exige que a indicação seja feita por um “funcionário de alto escalão”, como o Presidente, o Reitor, o Reitor, o Vice-Reitor ou outro funcionário responsável pela pós-graduação.  O Rhodes Trust exige que a Carta de Nomeação/Indicação seja em papel timbrado, assinada e carregada em formato pdf no sistema. A carta não deve exceder duas páginas A4.

>>> Existe um limite de idade para ganhar bolsa para estudar fora?

Quando você iniciar o processo de inscrição para a bolsa na Universidade de Oxford no portal online você deve preencher os dados e o email do seu “nominador/indicador”. Isso vai gerar um e-mail para a pessoa solicitando que ela mande o documento. Você só pode completar sua inscrição quando a carta da universidade for enviada. Então, indicamos que você entre em contato com o departamento de Mobilidade Acadêmica/Relações Internacionais da sua universidade o quanto antes para conferir como será o processo da sua universidade para a indicação.

A seleção da bolsa para estudar na Universidade de Oxford

A bolsa do programa Rhodes para estudar em Oxford não leva em consideração a situação financeira dos candidatos. Logo após o fim das inscrições candidatos pré-selecionados podem ser chamados para entrevistas via Skype entre agosto e setembro. Os candidatos finalistas serão convidados para um evento social e uma entrevista final na Universidade de Oxford, na Inglaterra, em novembro. Para ser selecionado para a bolsa para pós-graduação em Oxford você precisa ter disponibilidade para participar destes eventos da seleção já que nenhum candidato será selecionado sem  a entrevista pessoal. O Rhodes Global Scholarships não cobre os custos da viagem para entrevista, mas candidatos podem solicitar ao Rhodes Global Scholarships Administrator assistência financeira para viagem caso ela não possa ser financiada pela sua Universidade de origem ou outra fonte de patrocínio

Dúvidas sobre o processo de inscrição e seleção do programa Rhodes para estudar na Universidade de Oxford podem ser enviadas para scholarship.queries@rhodeshouse.ox.ac.uk

Leia o edital
Acesse o site do programa
Leia as respostas para as dúvidas frequentes
Saiba mais sobre a candidatura
Confira a lista de cursos de pós
Guia para a indicação da Universidade

Todas as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Precisa de ajuda na candidatura?

Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

 

COMENTÁRIOS

3 respostas para “Global Rhodes: bolsas para pós-graduação em Oxford na Inglaterra”

  1. Daiane Dias Curvello disse:

    Muito legal

  2. Renata disse:

    Eu dei uma pesquisada no site e parece que são alguns países e regiões que podem participar: https://www.rhodeshouse.ox.ac.uk/scholarships/list-of-rhodes-scholarship-countries/

    Bjs

  3. Nicole disse:

    Isso da idade está correto? “O programa busca jovens com idade entre 18 e 24 anos”… acho que ninguém está graduado aos 18 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.