Erasmus dá bolsas de mestrado em Estudos Urbanos na Espanha e mais três países europeus

Se você deseja fazer um mestrado em arquitetura na Europa, vale a pena ficar ligado nas bolsas do Erasmus! O programa financiado pela Comissão Europeia  oferece bolsas integrais (bem boas, diga-se de passagem!) para diversos cursos legais em vários lugares do velho continente. As bolsas de mestrado em Estudos Urbanos na Espanha, Áustria, Bélgica e Dinamarca são um exemplo. O mestrado Erasmus Mundus 4Cities recebe inscrições até meados de janeiro.

Sobre o mestrado em arquitetura na Europa do Erasmus

O 4Cities é um curso de mestrado em arquitetura e estudos Urbanos com duração de dois anos. As aulas são ministradas cada semestre em uma universidade de uma cidade/país diferente: Bruxelas (Bélgica), Viena (Áustria), Copenhague (Dinamarca) e Madri (Espanha), respectivamente.

O curso tem caráter interdisciplinar e é focado em fornecer aos alunos métodos e meios para a análise e a compreensão do caráter específico das cidades. Estas são consideradas um produto social moldado por ambos contextos, global e local.

>> Bolsas na área de Arquitetura e Urbanismo

Os estudantes saem do mestrado preparados para participar da resolução de problemas urbanos e desenvolver novas estratégias para examinar o processo de globalização e seus impactos. As aulas são em inglês e o curso prevê, além das disciplinas e da dissertação, excursões e pesquisas de campo. Estas são organizadas através da cooperação com instituições não acadêmicas das cidades onde acontecem as aulas.

>> Melhores bolsas para intercâmbio em 2022

As bolsas de mestrado em arquitetura na Europa

Em uma das suas modalidades, o Partner Countries (países parceiros), o programa contempla estudantes de países não pertencentes à União Europeia que não tenham residido, estudado ou trabalhado na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.

O programa oferece um auxílio para os custos de participação de 9 mil euros por ano e um auxílio para gastos de viagem de 3 mil euros por ano para bolsistas de países distantes. Além disso, o bolsista ainda conta com auxílio único para instalação de mil euros, além de ajuda de custo mensal de mil euros para subsistência durante a inteira duração programa (máximo 24 meses).

>> O que fazer se você for aceito sem bolsa para estudar fora

Quem pode e como se candidatar para o Erasmus Mundus 4Cities

Candidatos que tenham graduação em áreas afins a

  • Geografia
  • Sociologia
  • Literatura
  • Estudos Culturais
  • Arquitetura
  • Economia
  • Ciência Política
  • Administração Pública
  • Turismo, História
  • Criminologia
  • Estudos midiáticos ou similares

>Bolsistas Erasmus dão dicas sobre documentação e burocracia

Além disso, é necessário comprovar conhecimento em inglês com prova de proficiência (IELTS, TOEFL ou outras!).  A candidatura para as bolsas deve ser feita juntamente com a inscrição no mestrado através do formulário online, no qual existe um campo específico para o pedido da bolsa. O prazo para enviar a candidatura para começar a estudar no próximo ano acadêmico é 15 de janeiro.

Documentos para a candidatura no Erasmus 4Cities

  • Formulário de inscrição
  • Diploma dos estudos prévios (original e traduzido)
  • Histórico escolar da graduação (original e traduzido)
  • Carta de motivação (em inglês)
  • Duas cartas de recomendação (em inglês)
  • Comprovante de conhecimento de inglês
  • Comprovação de atividades relevantes que tenha exercido (em inglês)
  • Comprovante de residência
  • Cópia do passaporte
  • Uma fotografia (tipo passaporte)

Precisa de ajuda para candidatar em bolsas na Europa?

Nessa live, você pode ver nossa conversa com brasileiras bolsistas Erasmus Mundus. A Sloane Pretto fez o 4Cities e contou mais detalhe sobre o curso e o programa Erasmus Mundus aqui no Partiu Intercâmbio.. Caso você precise de ajuda na candidatura, veja mais sobre a mentoria do Partiu Intercâmbio e assista nossa live com mentorados aprovados em programas Erasmus e também em outras bolsas integrais na Europa:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio.

Economize no pagamento da taxa de candidatura

Recomendamos fazer o pagamento da sua taxa usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

>> Visto para trabalhar na Alemanha

Leia o passo a passo sobre como se candidatar 
Veja o programa e a estrutura do curso
Saiba mais sobre as bolsas
Inscreva-se

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTokTwitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Jaqueline Crestani

Ver Comentários

  • Oi, Bruna! Ano passado vi num programa do Erasmus que tinha um limite de 30 anos e máximo de 5 desde a formação. Nos que tenho visto esse ano não diz nada, nem nas páginas dos programas.. Você sabe algo sobre isso? Não encontro a informação em lugar nenhum! Mandei mensagem para outro programa mês passado e não obtive retorno ainda, fico com receio de demorarem em responder (ou nem responderem, rs)
    Se souber e puder ajudar, agradeço!
    Obrigada!

    • proficiência comprovada por provas como IELTs e TOEFL. As notas mínimas de cada uma tão no site do programa que tá nos links do final do post.

  • sabe me dizer se o comprovante de residência pode ser uma conta de cartão ou algo do tipo? se não, do que se trata? obrigada!

Posts Recentes

DAI: bolsa para professores de inglês nos Estados Unidos recebe inscrições

Você é professor de inglês da rede pública de ensino e quer se aperfeiçoar nos…

8 hours atrás

Universidade de Valladolid e Santander têm bolsas para mulheres das áreas STEM

Além do programa Iberoamérica + Asia de bolsas para mestrado, a Universidade de Valladolid e…

1 day atrás

Fundação para Ciência e Tecnologia dá bolsas para doutorado em Portugal

A Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT) portuguesa publicou o aviso de abertura do seu…

1 day atrás

Universidade de La Rioja: bolsa de espanhol na Espanha recebe inscrições

Tá precisando de uma bolsa de espanhol na Espanha, mas não pode passar tempo demais…

2 days atrás

AMIR: mestrado Erasmus em materiais avançados e reciclagem na Europa

O mestrado AMIR (Advanced Materiais: Innovative Recycling – Materiais Avançados: Reciclagem Inovadora, em tradução livre)…

4 days atrás

Bolsa para mestrado em cartografia em três países europeus

Mais uma oportunidade do Erasmus Mundus: bolsa para mestrado em cartografia em quatro instituições de…

4 days atrás