Início » Bolsas de Estudo » Erasmus dá bolsas de mestrado em Estudos Urbanos na Espanha e mais três países europeus

bolsas de mestrado Erasmus Espanha

Se você deseja fazer um mestrado na Europa, vale a pena ficar ligado nas bolsas do Erasmus +! O programa financiado pela Comissão Europeia através da EACEA (Education, Audiovisual and Culture Executive Agency) costuma oferecer bolsas integrais (bem boas, diga-se de passagem!) para diversos cursos legais em vários lugares do velho continente. As bolsas de mestrado do Erasmus Mundus 4Cities é um exemplo.

Sobre o 4Cities Euromaster in Urban Studies

O 4Cities é um curso de mestrado em Estudos Urbanos com duração de dois anos. As aulas são ministradas cada semestre em uma universidade de uma cidade/país diferente: Bruxelas (Bélgica), Viena (Áustria), Copenhague (Dinamarca) e Madri (Espanha), respectivamente.

O curso tem caráter interdisciplinar e é focado em fornecer aos alunos métodos e meios para a análise e a compreensão do caráter específico das cidades. Estas são considedaras um produto social moldado por ambos contextos, global e local.

Os estudantes saem do mestrado preparados para participar da resolução de problemas urbanos e desenvolver novas estratégias para examinar o processo de globalização e seus impactos. As aulas são em inglês e o curso prevê, além das disciplinas e da dissertação, excursões e pesquisas de campo. Estas são organizadas através da cooperação com instituições não acadêmicas das cidades onde acontecem as aulas.

>>> Erasmus + dá bolsa para mestrado em cinema em Portugal e outros dois países da Europa

>>> Programa do governo dá bolsas de mestrado e doutorado na França

As bolsas Erasmus para estudantes de países parceiros

Em uma das suas modalidades, o Partner Countries (países parceiros), o programa contempla estudantes de países não pertencentes à União Europeia que não tenham residido, estudado ou trabalhado na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.

O programa oferece um auxílio para os custos de participação de 9 mil euros por ano e um auxílio para gastos de viagem de 3 mil euros por ano para bolsistas de países distantes. Além disso, o bolsista ainda conta com auxílio único para instalação de mil euros, além de ajuda de custo mensal de mil euros para subsistência durante a inteira duração programa (máximo 24 meses).

Quem pode e como se candidatar para o Erasmus Mundus 4Cities

Serão aceitos no mestrado, candidatos que tenham graduação em áreas afins a Geografia, Sociologia, Literatura, Estudos Culturais, Arquitetura, Economia, Ciência Política, Administração Pública, Turismo, História, Criminologia, Estudos midiáticos ou similares. É necessário comprovar conhecimento em inglês.

A candidatura para as bolsas deve ser feita juntamente com a inscrição no mestrado através do formulário online, no qual existe um campo específico para o pedido da bolsa. O prazo para enviar a candidatura para começar a estudar no próximo ano acadêmico (segundo semestre de 2017) é dia 16 de janeiro.

Além de completar o formulário, é necessário anexar à candidatura online os seguintes documentos:

  • Diploma dos estudos prévios (original e traduzido)
  • Histórico escolar da graduação (original e traduzido)
  • Carta de motivação (em inglês)
  • Duas cartas de recomendação (em inglês)
  • Comprovante de conhecimento da língua inglesa
  • Comprovação de atividades relevantes que tenha exercido (em inglês)
  • Comprovante de residência
  • Cópia do passaporte
  • Uma fotografia (tipo passaporte)

Leia o passo a passo sobre como se candidatar e sobre os documentos necessários
Veja o programa e a estrutura do curso
Saiba mais sobre as bolsas Erasmus Mundus 4Cities

>>> Carta de motivação: quais os erros mais comuns e como evitar

>>> Universidade dá bolsas integrais de mestrado na Itália

COMENTÁRIOS




Newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

[X]

Obrigado!
Cadastro realizado com sucesso!