O programa Leitorado, uma parceria da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com o Ministério das Relações Exteriores, seleciona professores para dar aulas de português no Exterior em 17 países com bolsa. Neste edital, os países participantes são: Alemanha, Argentina, Bélgica, Canadá, Cabo Verde, China, França, Guiné Bissau, Irlanda, Itália, Líbano, Moçambique, Paraguai, Rússia, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Uruguai.
Os selecionados para dar aulas de português para estrangeiros no Exterior recebem bolsa de estudos e auxílio para a viagem. Entre os pré-requisitos exigidos para participação no programa estão formação acadêmica (doutorado ou mestrado) e experiência no ensino de linguística, linguística aplicada, literatura brasileira ou cultura brasileira.
O programa tem início previsto para março de 2023. Os professores selecionados podem ficar de dois a quatro anos lecionando na instituição no Exterior e terão como benefício uma bolsa mensal e auxílio deslocamento.
>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para estudar fora com bolsa
O programa de leitorado da Capes para dar aulas de português para estrangeiros seleciona professores para darem aulas em diversos países. Assim, os requisitos de comprovação de proficiência dependem bastante de país para país. Confira os requisitos de cada idioma.
Vale observar que não será exigido certificado de proficiência aos candidatos que apresentarem diplomas de graduação ou pós emitidos no idioma exigido pela universidade sede do leitorado. Além disso, caso não haja candidatos que preencham os requisitos de proficiência exigidos, poderão ser pré-selecionados candidatos que comprovem domínio no idioma de outra forma — por exemplo, com comprovante de residência de pelo menos um ano em um país cuja língua oficial seja a mesma da vaga pleiteada.
Os professores selecionados para dar aula de português no Exterior trabalham nas universidades conveniadas com o programa. Por isso, é recomendado ler bem o edital para entender bem o perfil buscado por cada universidade e também para saber os valores extras oferecidos em cada país. Entre as instituições que vão receber professores brasileiros pelo programa da Capes estão a Universidade de Sorbonne, na França, a Universidade de Bolonha, na Itália, e a Universidade de Quebec, no Canadá.
As inscrições para o programa precisam ser feitas online até 30 de setembro de 2022. A divulgação final dos selecionados para dar aula de português no Exterior deve ser feita até dezembro de 2022. Dúvidas sobre a seleção ou o programa podem ser enviadas para inscricao.leitorado@capes.gov.br.
Saiba mais sobre as bolsas
Veja o edital
Confira o anexo que descreve os países e oportunidades
Inscreva-se
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
O concurso cultural de vídeos Plural+ da ONU dá viagem com tudo pago ao exterior,…
O Latin American Youth Climate Scholarships - LAYCS é um programa de bolsas climáticas para…
Você quer fazer mestrado ou doutorado na Coreia do Sul? O próximo edital da bolsa da…
IPLeiria/Divulgação Mestrado em Portugal é o seu sonho? Além das bolsas para graduação, o Instituto…
IPLeiria/Divulgação Várias universidades de Portugal aceitam o Enem em seus processos seletivos. O Instituto Politécnico…
Além do seu edital de bolsas para graduação, a Universidade de Salamanca também oferece mestrado na…
Ver Comentários
souprofessor de biologia formado em ensino a biologia com habilidades em quimica com lingua oficial porgues e interessado em transmitir meus conhecimentos aos irmaos doutros paises.