bolsa para dar aula de portugues no exterior bolsa para professsores programa de leitorado capes partiu intercambio

Programa seleciona professores para dar aulas de português no Exterior

O programa Leitorado, uma parceria da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com o Ministério das Relações Exteriores, seleciona professores para dar aulas de português no Exterior em 17 países com bolsa.  Neste edital, os países participantes são: Alemanha, Argentina, Bélgica, Canadá, Cabo Verde, China, França, Guiné Bissau, Irlanda, Itália, Líbano, Moçambique, Paraguai, Rússia, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Uruguai.

Os selecionados para dar aulas de português para estrangeiros no Exterior recebem bolsa de estudos e auxílio para a viagem. Entre os pré-requisitos exigidos para participação no programa estão formação acadêmica (doutorado ou mestrado) e experiência no ensino de linguística, linguística aplicada, literatura brasileira ou cultura brasileira.

O programa tem início previsto para março de 2023. Os professores selecionados podem ficar de dois a quatro anos lecionando na instituição no Exterior e terão como benefício uma bolsa mensal e auxílio deslocamento.

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para estudar fora com bolsa

Requisitos para dar aulas de português para estrangeiros no Exterior

  • Possuir nacionalidade brasileira;
  • Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos;
  • Ter aptidão física e mental para exercer as atividades pretendidas;
  • Possuir graduação na área de licenciatura em linguística ou em letras;
  • Ter experiência em ensino de português;
  • Possuir formação acadêmica (doutorado ou mestrado) nas áreas de linguística ou letras e experiência no ensino de linguística, linguística aplicada, literatura brasileira, cultura brasileira;
  • Não acumular bolsa ou benefício financeiro de qualquer natureza concedido por agência pública federal durante o programa;
  • Possuir comprovante válido de proficiência no idioma definido pela instituição no Exterior.

>>> Como fazer pós-graduação no Exterior

Provas de proficiência aceitas no programa de Leitorado da Capes

O programa de leitorado da Capes para dar aulas de português para estrangeiros seleciona professores para darem aulas em diversos países. Assim, os requisitos de comprovação de proficiência dependem bastante de país para país. Confira os requisitos de cada idioma.

Como comprovar proficiência em inglês

  • Certificado do Test of English as a Foreign Language (TOEFL)TOEFL ITP: pontuação mínima de 527 e validade de dois anos;
  • TOEFL Internet Based Test (IbT): pontuação mínima de 71 e validade de dois anos;
  • IELTS: mínimo de 6,0 pontos, sendo que cada parte (listening, reading, writing e speaking) deve ter nota mínima de 5, e validade de dois anos;
  • Certificado Cambridge: FCE (First Certificate in English) mínimo B2, CAE (Cambridge English Advanced)  mínimo C1, CPE (Cambridge Proficiency English) mínimo C2, sem prazo de validade;
  • Pearson Test of English (PTE): Academic com mínimo 59 ou General com Nível 3.

Como comprovar proficiência em francês

  • TCF TP (Tout Public) completo – Test de Connaissance du Français: mínimo B2, validade de dois anos (o candidato deverá realizar no mínimo as provas obrigatórias);
  • TCF (Capes) completo – Test de Connaissance du Français: mínimo B2, validade de dois anos;
  • DALF – Diplôme Approfondi de Langue Française: mínimo C1, sem prazo de validade;
  • DELF – Diplôme d’Études en Langue Française: mínimo B2, sem prazo de validade.

Como comprovar proficiência em espanhol

Como comprovar proficiência em italiano

  • IIC – Istituto Italiano di Cultura: teste Lato Sensu, mínimo de B2, validade de um ano;
  • CELI – Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana: mínimo CELI3, sem prazo de validade;
  • CILS – Certificazione di Italiano come Lingua Straniera: mínimo CILS due B2, sem prazo de validade.

Como comprovar proficiência em alemão

  • Certificado do Instituto Goethe: mínimo de B2, sem prazo de validade;
  • TestDaF – Test Deutsch als Fremdsprache: mínimo de TDN3, sem prazo de validade;
  • onSET – online-Spracheinstufungstest: mínimo de B2, sem prazo de validade;
  • DSH – Deutsche Sprachprüfung für den Hochschulzugang: mínimo de DSH1, sem prazo de validade.

>>> Conheça as principais provas de proficiência em alemão

Vale observar que não será exigido certificado de proficiência aos candidatos que apresentarem diplomas de graduação ou pós emitidos no idioma exigido pela universidade sede do leitorado. Além disso, caso não haja candidatos que preencham os requisitos de proficiência exigidos, poderão ser pré-selecionados candidatos que comprovem domínio no idioma de outra forma — por exemplo, com comprovante de residência de pelo menos um ano em um país cuja língua oficial seja a mesma da vaga pleiteada.

>>> Melhores bolsas de estudos com inscrições abertas

Onde os selecionados para dar aulas de português no Exterior trabalham

Os professores selecionados para dar aula de português no Exterior trabalham nas universidades conveniadas com o programa. Por isso, é recomendado ler bem o edital para entender bem o perfil buscado por cada universidade e também para saber os valores extras oferecidos em cada país. Entre as instituições que vão receber professores brasileiros pelo programa da Capes estão a Universidade de Sorbonne, na França, a Universidade de Bolonha, na Itália, e a Universidade de Quebec, no Canadá.

As inscrições para o programa precisam ser feitas online até 30 de setembro de 2022. A divulgação final dos selecionados para dar aula de português no Exterior deve ser feita até dezembro de 2022. Dúvidas sobre a seleção ou o programa podem ser enviadas para [email protected].

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba mais sobre as bolsas
Veja o edital
Confira o anexo que descreve os países e oportunidades
Inscreva-se

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

1 comentário em “Programa seleciona professores para dar aulas de português no Exterior”

  1. Jojo Armando Isac

    souprofessor de biologia formado em ensino a biologia com habilidades em quimica com lingua oficial porgues e interessado em transmitir meus conhecimentos aos irmaos doutros paises.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais