Programa seleciona professores para dar aulas de português no Exterior

bolsa para dar aula de portugues no exterior bolsa para professsores programa de leitorado capes partiu intercambio

O programa Leitorado, uma parceria da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com o Ministério das Relações Exteriores, seleciona professores para dar aulas de português no Exterior em 18 países com bolsa.  Neste edital, os países participantes são: Hungria, Reino Unido, México, Bolívia, Chile, China, EUA, França, Espanha, Guiné-Bissau, Coreia do Sul, Peru, Angola, Japão, Finlândia, Equador, Índia e Israel.

Bolsas para professores

Os selecionados para dar aulas de português no Exterior recebem bolsa de estudos e auxílio para a viagem. Entre os pré-requisitos exigidos para participação no programa estão formação acadêmica (doutorado ou mestrado) e experiência no ensino de linguística, linguística aplicada, literatura brasileira ou cultura brasileira.  O programa tem início previsto para agosto de 2020. Os professores selecionados podem ficar de dois a quatro anos lecionando na instituição no Exterior e terão como benefício uma bolsa mensal e auxílio deslocamento.

>>> Melhores bolsas para se inscrever ainda em 2019

Requisitos para dar aulas de português no Exterior no programa de Leitorado

  • Possuir nacionalidade brasileira;
  • Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos;
  • Possuir atestado de bons antecedentes no Brasil e, caso resida no exterior, no país de residência;
  • Possuir diploma na área exigida
  • Ter experiência em ensino de português
  • Possuir formação acadêmica (doutorado ou mestrado) e experiência no ensino de linguística, linguística aplicada, literatura brasileira, cultura brasileira
  • Possuir comprovante válido de proficiência no idioma definido pela instituição no Exterior

>>> Como fazer pós-graduação no Exterior

Provas de proficiência aceitas pelo programa de Leitorado

  • Como comprovar proficiência em inglês: Certificado do Test of English as a Foreign Language (TOEFL) – TOEFL ITP  550; PbT 550 Paper Based Test; 213 na modalidade Computer Based Test (CbT) e 80 pontos na modalidade Internet Based Test (IbT) ou do International English Language Test – IELTS (mínimo de 6,0 pontos). Diplomas FCE (First Certificate in English) no mínimo B2, CAE (Cambridge English Advanced) ou CPE (Cambridge Proficiency English), todos dentro da validade.
  • Como comprovar proficiência em francês: certificado da Aliança Francesa (mínimo de 70 pontos), próprio para submissão de candidatura à bolsa CAPES, com validade de 1 ano, ou diploma DALF ou DELF(mínimo = B2), dentro da validade.
  • Como comprovar proficiência em espanhol: Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira – DELE –, Nível B2 (Intermediário), emitido pelo Instituto Cervantes.
  • Como comprovar proficiência em italiano: CELI, teste Lato Sensu do Instituto Italiano de Cultura, com no mínimo BA, dentro da validade.

>>> Como fazer doutorado no Exterior

Onde os selecionados para dar aulas de português no Exterior trabalham

Os professores selecionados para dar aula de português no Exterior trabalham nas universidades conveniadas com o programa. Por isso, é recomendado ler bem o edital para entender bem o perfil buscado por cada universidade e também para saber os valores extras oferecidos em cada país. Entre as instituições que vão receber professores brasileiros pelo programa da Capes estão as Universidade de Pittsburgh nos EUA, a Université Clermont Auvergne, na França, e  a Universidade de Barcelona na Espanha.

As inscrições para o programa precisam ser feitas online até 30 de janeiro. A divulgação dos selecionados para dar aula de português no Exterior deve ser divulgada até 21 de junho de 2020. Dúvidas sobre a seleção ou o programa podem ser enviadas para inscricao.leitorado@capes.gov.br.

Veja o edital
Inscreva-se
Tire suas dúvidas

Todas bolsas de estudo abertas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

Uma resposta para “Programa seleciona professores para dar aulas de português no Exterior”

  1. Jojo Armando Isac disse:

    souprofessor de biologia formado em ensino a biologia com habilidades em quimica com lingua oficial porgues e interessado em transmitir meus conhecimentos aos irmaos doutros paises.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.