mestrado em arqueologia arquitetura paisagem atenas grécia erasmus

Bolsa para mestrado em Arqueologia, Arquitetura e Paisagem na Grécia, Itália e Portugal

mestrado em arqueologia arquitetura paisagem atenas grécia erasmus

Mais um Erasmus+ Joint Master pintando por aqui: um mestrado em arqueologia, arquitetura e paisagem com bolsa para estudar em três países europeus.

O curso se propõe a abordar questões transversais nos campos da arquitetura, da arqueologia e da paisagem em alguns dos melhores lugares para estudar esses temas: Roma (Itália), Atenas (Grécia), Coimbra (Portugal) e Nápoles (Itália).

Esses locais oferecem diversos contextos que representam uma grande riqueza de possíveis estudos de caso relacionando a arqueologia ao espaço urbano e à paisagem.

>> Tire suas dúvidas sobre as bolsas Erasmus Mundus

Mais sobre o mestrado em arqueologia, arquitetura e paisagem

Além disso, as quatro universidades do consórcio do mestrado em Arqueologia (ALA, na sigla em inglês) possuem tradição e excelência nos estudos e pesquisas na área de preservação do patrimônio e relação entre arquitetura contemporânea e monumentos antigos. São elas:

  • Universidade de Roma La Sapienza;
  • Universidade Nacional Técnica de Atenas;
  • Universidade de Coimbra;
  • Universidade de Nápoles.

O currículo do curso prevê que o estudante passe um determinado período em cada uma das universidades parceiras e realize trabalhos em grupos com integrantes de diferentes formações.

Sobre as bolsas Erasmus+

O custo do mestrado em arqueologia, arquitetura e paisagem é de 9 mil euros por ano para estudantes de países parceiros (não europeus). No entanto, 44 bolsas são disponibilizadas a alunos provenientes dessas nações.

Além disso, outras 3 bolsas irão beneficiar especificamente cidadãos brasileiros ou mexicanos, e mais 3 serão destinadas a candidatos da América Latina. Os estudantes com dupla nacionalidade deverão escolher uma para aplicar.

As bolsas Erasmus incluem o pagamento integral das taxas universitárias (9 mil euros/ano), auxílio para despesas com passagem e instalação (3 ou 4 mil euros/ano), subsídio mensal (1 mil euros).

>> Como fazer pós no Exterior

Requisitos para o curso e as bolsas do ALA

O ALA é um mestrado em arqueologia, arquitetura e paisagem aberto para estudantes graduados de todo o mundo. Os candidatos que forem arquitetos, paisagistas e engenheiros civis deverão ter diploma de graduação que possibilite que atuem como tal. Já os arqueólogos e candidatos provenientes de outros cursos de Humanas precisam apresentar um diploma de pós-graduação que dê acesso ao nível de doutorado.

>> Confira dicas sobre burocracia e inscrições para as bolsas Erasmus

Além disso, os interessados devem ter conhecimento de inglês avançado e comprovado por teste do idioma. Os certificados aceitos são: TOEFL (IBT – 79 pontos com pelo menos 17 em cada seção); IELTS (mínimo 6 com pelo menos 5 em cada seção);

>> Melhores bolsas de estudo para intercâmbio em 2023

Candidatura ao mestrado em arqueologia, arquitetura e paisagem

O prazo para envio das candidatura para o mestrado em arqueologia, arquitetura e paisagem vai até o dia 16 de março.

Os candidatos devem acessar o sistema de inscrições e preencher o formulário online, no qual devem indicar o interesse pela bolsa de estudos. Os documentos solicitados devem ser enviados em PDF e com tradução.

  • Carta de motivação
  • Cópia do passaporte;
  • Diploma universitário (original e traduzido);
  • Histórico acadêmico (original e traduzido);
  • Curriculum vitae studiorum;
  • Cartas de recomendação de duas referências acadêmicas;
  • Portfólio (apenas para arquitetos);
  • TCC ou dissertação (para os demais candidatos);
  • Certificado de conhecimento em inglês;
  • Declaração assinada de cumprimento dos critérios de elegibilidade da bolsa;
  • Certificado de residência.

Os candidatos selecionados deverão enviar, posteriormente, cópias impressas da documentação (com tradução) para universidade coordenadora do ALA.

>> Como trabalhar na Alemanha sem passaporte europeu

Durante o mês de março, serão realizadas entrevistas (por videoconferência) com os candidatos pré-selecionados. Em abril, deve ser divulgada a lista dos selecionados.

Precisa de ajuda para candidatar no Erasmus

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre o programa
Veja informações sobre a candidatura
Leia as respostas para as dúvidas frequentes
Inscreva-se agora

Todas as bolsas abertas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTokTwitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais