Mais um Erasmus+ Joint Master pintando por aqui: um mestrado em arqueologia, arquitetura e paisagem com bolsa para estudar em três países europeus.
O curso se propõe a abordar questões transversais nos campos da arquitetura, da arqueologia e da paisagem em alguns dos melhores lugares para estudar esses temas: Roma (Itália), Atenas (Grécia), Coimbra (Portugal) e Nápoles (Itália).
Esses locais oferecem diversos contextos que representam uma grande riqueza de possíveis estudos de caso relacionando a arqueologia ao espaço urbano e à paisagem.
Mais sobre o mestrado em arqueologia, arquitetura e paisagem
Além disso, as quatro universidades do consórcio do mestrado em Arqueologia (ALA, na sigla em inglês) possuem tradição e excelência nos estudos e pesquisas na área de preservação do patrimônio e relação entre arquitetura contemporânea e monumentos antigos. São elas:
- Universidade de Roma La Sapienza;
- Universidade Nacional Técnica de Atenas;
- Universidade de Coimbra;
- Universidade de Nápoles.
O currículo do curso prevê que o estudante passe um determinado período em cada uma das universidades parceiras e realize trabalhos em grupos com integrantes de diferentes formações.
>>> Veja nossa conversa com brasileiros bolsistas Erasmus Mundus
Sobre as bolsas Erasmus+
O custo do mestrado em arqueologia, arquitetura e paisagem é de 9 mil euros por ano para estudantes de países parceiros (não europeus). No entanto, 44 bolsas são disponibilizadas a alunos provenientes dessas nações.
Além disso, outras 3 bolsas irão beneficiar especificamente cidadãos brasileiros ou mexicanos, e mais 3 serão destinadas a candidatos da América Latina. Os estudantes com dupla nacionalidade deverão escolher uma para aplicar.
As bolsas Erasmus incluem o pagamento integral das taxas universitárias (9 mil euros/ano), auxílio para despesas com passagem e instalação (3 ou 4 mil euros/ano), subsídio mensal (1 mil euros).
Requisitos para o curso e as bolsas do ALA
O ALA é um mestrado em arqueologia, arquitetura e paisagem aberto para estudantes graduados de todo o mundo. Os candidatos que forem arquitetos, paisagistas e engenheiros civis deverão ter diploma de graduação que possibilite que atuem como tal. Já os arqueólogos e candidatos provenientes de outros cursos de Humanas precisam apresentar um diploma de pós-graduação que dê acesso ao nível de doutorado.
>>> Confira dicas sobre burocracia e inscrições para as bolsas Erasmus
Além disso, os interessados devem ter conhecimento de inglês avançado e comprovado por teste do idioma. Os certificados aceitos são: Cambridge ou Michigan (obtidos após 2015); IELTS (mínimo 6 com pelo menos 5 em cada seção); TOEFL (IBT – 79 pontos com pelo menos 17 em cada seção.
Candidatura ao mestrado em arqueologia, arquitetura e paisagem
O prazo para envio das candidatura para o mestrado em arqueologia, arquitetura e paisagem vai até o dia 16 de março.
Os candidatos devem acessar o sistema de inscrições e preencher o formulário online, no qual devem indicar o interesse pela bolsa de estudos. Os documentos solicitados devem ser enviados em PDF e com tradução.
- Cópia do passaporte;
- Diploma universitário (original e traduzido);
- Histórico acadêmico (original e traduzido);
- Curriculum vitae studiorum;
- Cartas de recomendação de duas referências acadêmicas;
- Portfólio (apenas para arquitetos);
- TCC ou dissertação (para os demais candidatos);
- Certificado de conhecimento em inglês;
- Declaração assinada de cumprimento dos critérios de elegibilidade da bolsa;
- Certificado de residência.
Os candidatos selecionados deverão enviar, posteriormente, cópias impressas da documentação (com tradução) para universidade coordenadora do ALA.
Durante o mês de março, serão realizadas entrevistas (por videoconferência) com os candidatos pré-selecionados. No dia 10 de abril deve ser divulgada a lista dos selecionados.
Saiba tudo sobre o programa
Veja informações sobre a candidatura
Leia as respostas para as dúvidas frequentes
Inscreva-se agora
Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.
Economize no pagamento da taxa de cursos no Exterior
Brasileiros com cidadania Europeia podem fazer os cursos Erasmus pagando taxas muito menores. O parceiro do Partiu Intercâmbio e garante 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira para os leitores: só usar o código partiuintercambio no site para garantir o benefício! Assim, você pode pagar a matrícula do seu curso fazendo uma boa economia. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobra, com os nossos parceiros você.
COMENTÁRIOS