bolsa para mestrado em ecologia na área ambiental Alemanha EPOS DAAD Greifswald

DAAD tem bolsa para mestrado em ecologia na Alemanha

Inscrições até 15/12/2023

Esta é para quem procura bolsa para mestrado em ecologia na Alemanha sem pagar nada! O curso M.Sc. Landscape Ecology and Nature Conservation é todo em inglês e foca em ecologia da paisagem e conservação da natureza e tem bolsa do Serviço Acadêmico Alemão de Intercâmbio (DAAD)!

O mestrado em ecologia na Universidade de Greifswald

O curso da Universidade de Greifswald tem duração de dois anos e é estruturado em cinco módulos básicos mais dez eletivos. A língua oficial das aulas é o inglês. A parte básica do mestrado é focada nas áreas da ecologia da paisagem, economia ambiental e ética ambiental. O legal é que o estudante tem a possibilidade de “personalizar” o seu programa de estudos escolhendo as disciplinas eletivas de acordo com os seus interesses. Existem matérias nas áreas da biologia, geografia e geologia, por exemplo.

Como é a bolsa do DAAD de mestrado em ecologia na Alemanha

O curso de mestrado em ecologia da paisagem e conservação da natureza foi selecionado para ser contemplado por um programa de bolsas do DAAD. Como já falamos aqui, o EPOS é focado em auxiliar estudantes de países em desenvolvimento que desejam fazer mestrados que tenham alguma relação com o desenvolvimento sustentável. Todos os anos, o programa fornece até oito bolsas de estudos para alunos que cursam o mestrado em ecologia da paisagem e conservação da natureza.

A bolsa para mestrado na área ambiental inclui: subsídio mensal de 904 euros, auxílio para despesas com passagens aéreas, subsídio para estudos e pesquisas, suporte adicional para famílias e seguro saúde. Além disso, também está incluído no programa um curso de alemão de dois meses antes das aulas começarem.

>>> Como é morar na Alemanha sem falar alemão?

Requisitos das bolsas do DAAD

Para ser admitido no curso da Universidade de Greifswald, é preciso ter graduação na área da ecologia da paisagem, biologia ou ciências agrárias. Casos de graduados em outros campos de estudo serão analisados individualmente. Saber inglês também é pré-requisito, com nível mínimo B2 comprovado com TOEFL ou IELTS.  Para conseguir a bolsa para mestrado em conservação ambiental e ecologia do DAAD, é preciso ter pelo menos dois anos de experiência profissional. Além disso, o candidato não pode ter terminado a graduação há mais de seis anos atrás.

>>> Mais bolsas na área do meio ambiente

Candidatura ao mestrado em conservação ambiental e ecologia

Quem deseja concorrer à bolsa para mestrado em conservação ambiental e ecologia da paisagem deve se candidatar até o dia 15 de dezembro. A candidatura ao mestrado na Alemanha deve ser enviada por email para a coordenação do curso ([email protected]). Os documentos necessários são:

  • Formulário do DAAD (preenchido e assinado);
  • Curriculum vitae (com data e assinatura, modelo Europass);
  • Carta de motivação;
  • Cartas de recomendação;
  • Comprovante do atual trabalho e de experiências prévias;
  • Certificado de proficiência em inglês (IELTS – mín. Band 6.0; TOEFL – 550 paper based, 213 computer based, 80 internet based);
  • Cópia do diploma de graduação;
  • Histórico acadêmico;
  • Cópia do diploma de conclusão do ensino médio.

>>> Green Card Alemão: como tirar o seu

Por que fazer mestrado em conservação e ecologia na Alemanha?

O programa tem um caráter orientado para a pesquisa, para que o graduado seja capaz de planejar, realizar e interpretar tarefas complexas de pesquisa. Além disso, você pode analisar e avaliar problemas de ecologia da paisagem, ecossistemas ou conservação da natureza de diferentes pontos de vista.

Isto é baseado em um conhecimento taxonômico sólido, uma compreensão das conexões e mudanças nos ecossistemas e a conscientização de várias abordagens de avaliação. Estes podem ser aspectos ambientais e de conservação da natureza, mas também considerações ambientais e econômicas, como a análise de custo-benefício. A ética ambiental fornece uma base para a análise crítica e reflexão de diferentes valores e objetivos da natureza e proteção ambiental.

Graduados do mestrado em Ecologia da Paisagem e Conservação da Natureza na Alemanha podem seguir uma carreira em pesquisa de paisagem e conservação da natureza, organizações e associações nacionais e internacionais de conservação da natureza, escritórios de planejamento e consultoria da paisagem ou administração ambiental e de conservação. Vale lembrar também que o mercado de trabalho na Alemanha possui diversas facilidades para quem estudou por lá, mesmo se a pessoa não tiver passaporte europeu, e tem a intenção em trabalhar na Alemnha posteriormente.

Quanto custa o mestrado na Universidade de Greifswald?

Alunos que não tiverem os dois anos de experiência exigido pelo DAAD para as bolsas de estudo podem se candidatar para o curso de mestrado em ecologia e conservação da paisagem sem bolsa. Os alunos sem bolsa pagam apenas as taxas semestrais de inscrição de cerca de 100 euros. Essas taxas dão direito ao ticket do semestre para usar o transporte público da região e para fazer cursos de idiomas e de esportes na universidade. Ou seja, é um daqueles mestrados em inglês grátis da Alemanha.  No site da universidade, eles dizem que para poder se sustentar sem bolsa, é preciso ter por volta de 904 euros por mês. Vale lembrar também que o visto de estudante de mestrado dá direito a trabalhar na Alemanha por meio período. As datas para inscrição sem bolsa, no entanto, são diferentes e devem ser consultadas no site da universidade.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba mais sobre o curso
Acesse o edital da bolsa de estudos

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

3 comentários em “DAAD tem bolsa para mestrado em ecologia na Alemanha”

  1. Gostaria de saber o mesmo, se essa experiência tem que ser na área do mestrado e/ou da graduação, ou se qualquer experiência profissional conta como tal.

  2. Boa noite, tenho muitas dúvidas, vocês saberiam me dizer se Experiência de estágio sem vínculo empregatício (remunerado) e Iniciação científica (PIBIC-CNPq) é tido como experiência profissional?
    E que tipos de documentos valem para comprovar tais experiências? (certificados e declaração vale ou é só carteira de trabalho?)
    E se não for relacionado exatamente na área conta como experiência?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais