bolsas para mestrado em linguística clínica Erasmus EMCL+

EMCL+: Bolsas para mestrado em linguística na Europa do programa Erasmus

O Erasmus+ Mundus Joint Master in Clinical Linguistics (EMCL+) é um programa Erasmus Mundus que dá bolsas para mestrado em linguística clínica em três países diferentes da Europa. O prazo para se candidatar nas bolsas de estudo do programa vai até o dia 1 de dezembro.

Como é o EMCL+ do Erasmus Mundus?

Com duração de dois anos, o EMCL+ é um curso de mestrado na Europa com foco em linguística clínica em tempo integral interdisciplinar e transnacional, resultado de uma parceria entre as seguintes instituições de ensino: Universidade de Groningen (RUG) na Holanda; Universidade da Finlândia Oriental (UEF), na Finlândia, e  Universidade de Ghent (UGhent), na Bélgica.

>>> Melhores bolsas para mestrado na Europa

Ele integra treinamento em linguística experimental, neurolinguística, psicolinguística e linguística clínica. O seu objetivo é formar estudantes altamente qualificados para atuarem tanto na academia quanto no mercado de trabalho. No RUG, a ênfase está em estudos linguísticos cruzados de crianças e adultos com deficiência de linguagem, testes de linguagem em ambientes neurocirúrgicos e o uso de neurotecnologia e TI para o diagnóstico e tratamento de deficiências de linguagem. Na UGENT, os alunos estão familiarizados com tópicos avançados em estatística e psicolinguística, incluindo bilinguismo, dislexia e rastreamento ocular. Finalmente, na UEF, o foco principal está na tecnologia de fala e programação com Python, incluindo teoria e métodos fundamentais, bem como sua aplicação à avaliação e soluções adaptativas para deficiências de fala.

Como são as bolsas do Erasmus Mundus

As bolsas para mestrado em linguística clínica da categoria Erasmus Plus Partner Countries contempla estudantes de países não pertencentes à União Europeia que não tenham residido, estudado ou trabalhado na Europa por mais de 12 meses.

Os selecionados dessa categoria irão receber um auxílio no valor total de mais de 50 mil euros. O montante inclui as taxas universitárias e ajuda de custo de 1400 euros por mês e seguro-saúde.

>> Programa do governo dá bolsas para pós-graduação na Irlanda

Bolsa em linguística na Europa: os requisitos

Para entrar no mestrado em linguística clínica e concorrer a uma das bolsas Erasmus Mundus, é preciso ter graduação com ênfase em pelo menos uma das seguintes áreas:

  • Patologia da fala e da linguagem;
  • Linguística;
  • Biomedicina;
  • Psicologia;
  • Educação especial.

Além disso, os candidatos devem ser fluentes em inglês falado e escrito.

> Melhores bolsas para estudar fora em 2023

Candidatura às bolsas de mestrado em linguística

A candidatura às bolsas para mestrado em linguística clínica são feitas ao mesmo tempo que você fizer a inscrição para o curso. Na verdade, todos os estudantes que se candidatem ao EMCL+ serão considerados para receber o benefício.

O interessado deve se inscrever através da studielink, uma agência especializada em gerenciar candidaturas para universidades. Para se candidatar, é preciso pagar uma taxa de 74 euros para enviar a inscrição online no site – apesar das mudanças anunciadas para 2022 no Erasmus Mundus dizerem que os cursos não poderiam mais cobrar taxa de inscrição.

Os documentos necessários para se candidatar no EMCL são:

  • Formulário de candidatura;
  • Cópia do passaporte;
  • Cópia do diploma de graduação;
  • Cópia do histórico acadêmico;
  • Curriculum vitae (formato Europass);
  • Duas cartas de recomendação;
  • Carta de motivação;
  • Certificado de proficiência em inglês (IELTS 7.0; TOEFL: 600 ITP, 250 computer ou 100 no IBT. CAE nível C1).

Se não estiverem em inglês, alemão, finlandês ou holandês, os documentos precisam ser enviados juntamente à tradução juramentada.

Se você tiver dúvidas sobre o programa, pode enviar um email para [email protected].

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre o curso
Veja informações sobre as bolsas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Google NewsTikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

2 comentários em “EMCL+: Bolsas para mestrado em linguística na Europa do programa Erasmus”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais