Programa Erasmus Mundus terá mudanças a partir de 2022




erasmus mundus mudancas

O Erasmus Mundus, o maior programa de bolsas para mestrado na Europa, vai sofrer algumas mudanças a partir de 2022, de acordo com uma notícia publicada pela Erasmus Mundus Association (EMA).

Todas bolsas Erasmus

Além de novos cursos que devem começar no outono – período em que tem início o semestre letivo no continente europeu –, outras importantes mudanças devem ser oficializadas em breve para este ano. Spoiler: o valor da bolsa vai aumentar!

>>Erasmus Mundus: brasileiros tiram dúvidas sobre o programa

O que esperar das mudanças no Erasmus Mundus?

Segundo a Agência Europeia de Educação e Cultura (EACEA), que é responsável pela organização do programa, a Comissão Europeia está preparando a implementação de novos recursos para tornar os cursos ainda mais atrativos para estudantes e instituições de todo o mundo.

Para começar, essa categoria de mestrado muda de nome, passando de EMJMD (Erasmus Mundus Joint Master Degrees) para EMJM (Erasmus Mundus Joint Master). No entanto, essa é apenas uma pequena mudança e, na verdade, outras novidades estão previstas. Acompanhe!

Sustentabilidade dos programas

Entre as mudanças no Erasmus Mundus, está o fato de que a organização do programa pretende focar mais nos não bolsistas nessa próxima fase. Até então, o foco principal dos cursos era se comprometer a recrutar um determinado número de bolsistas.

A partir de agora, eles vão receber financiamento também pelos estudantes que se autofinanciam, ou seja, pagam pelos estudos. O objetivo é incentivar os cursos a serem mais sustentáveis no futuro.

>> Bolsistas Erasmus Mundus contam da burocracia e documentação

Mudanças nas bolsas e financiamentos Erasmus Mundus

O valor das bolsas repassado para os EMJMs mensalmente aumentou e os trâmites relacionados às instituições coordenadoras para o recebimento do financiamento diminuíram.

Todos os bolsistas, independentemente do país de origem, passam a receber 1.400 euros mensais (antes o subsídio era de 1 mil euros por mês). Nesse valor, porém, já estão incluídos os auxílios de instalação e viagem, que antes eram pagos à parte.

Mesmo assim, o valor final total da bolsa passa a ser maior com esse aumento no valor mensal. Contudo, apesar do aumento ser uma ótima notícia, há de se considerar que antes os bolsistas recebiam o auxílio para viagem e instalação no início do programa e agora irão receber ao longo do mestrado.

Isso significa que será necessário ter alguma reserva pessoal para cobrir os gastos iniciais com a mudança – o que inclui visto, passagens etc. Por isso, pode ser que esse aspecto ainda seja revisto.

Ainda, também entre as mudanças anunciadas no Erasmus Mundus está o fato de que os programas não poderão cobrar taxas de inscrição dos alunos. Por outro lado, eles terão mais flexibilidade para realizar o esquema de pagamento mais adequado aos bolsistas.

Mais inclusão

Outra novidade que está entre as mudanças no Erasmus Mundus em 2022 é o financiamento para pessoas com necessidades especiais, o que inclui deficiências físicas, mentais, intelectuais ou sensoriais.

O apoio estará disponível para bolsistas e também para não bolsistas e o seu valor varia de 3 a 60 mil euros. Ele pode ser utilizado para assistência, adaptações do ambiente ou custos adicionais de viagem ou transporte.

>>> Melhores bolsas de estudo para intercâmbio gratuito

Mudanças institucionais no Erasmus Mundus

Além dessas mudanças que afetam diretamente os estudantes, também estão sendo implementadas novidades a nível institucional que beneficiam indiretamente os interessados.

Um esforço está sendo feito, por exemplo, no sentido de aumentar a diversidade dos países e instituições representados nos cursos. Até agora, 40 projetos foram selecionados para liderar o lançamento de novos mestrados nos próximos anos.

Mestrado Erasmus Mundus sem bolsa: economize nas taxas

Precisa pagar a matrícula de um mestrado Erasmus Mundus porque você não foi contemplado com bolsa ou vai candidatar como europeu para pagar menos? Aconselhamos usar  Remessa Online ou o cartão multimoedas do Wise com nossos parceiros você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou valores de cursos no Exterior com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

Todas as bolsas de estudos no Exterior

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

COMENTÁRIOS

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

livros amazon paratiu intercambio