O Erasmus Mundus Human Rights Policy and Practice (Políticas e Práticas de Direitos Humanos) é um programa de mestrado organizado por um consórcio de quatro universidades que está recebendo candidaturas para o próximo ano acadêmico. A Comissão Europeia oferece bolsas para mestrado em direitos humanos para os estudantes não europeus mais qualificados que se inscreverem no curso. As candidaturas devem ser apresentadas até o dia 1 de dezembro de 2021.
O mestrado tem duração de dois anos e é um programa em tempo integral que envolve instituições de diferentes países:
- Universidade de Gothenburg (Suécia) – 1º semestre;
- Universidade de Deusto (Espanha) – 2º semestre;
- Universidade de Roehampton (Reino Unido) – 3º semestre;
- Universidade de Tromsø (Noruega) – uma das opções para o 4º semestre.
As aulas preparam o estudante para uma carreira internacional focada na proteção dos Direitos Humanos. O 4º semestre é dedicado à dissertação, que deve ser supervisionada por professores de uma das quatro universidades, o que definirá para onde o aluno irá nessa reta final.
Erasmus Mundus Human Rights Policy and Practice
O programa tem ênfase no desenvolvimento profissional e na prática de políticas de engajamento nas questões dos Direitos Humanos. Ele destina-se a estudantes que desejam contribuir significativamente para a agenda internacional através de organizações da sociedade civil, governos e setores público e privados. O conteúdo programático inclui abordagens legais, políticas, sociológicas e antropológicas para a promoção dos Direitos Humanos.
As bolsas de mestrado em Direitos Humanos
As bolsas Erasmus Mundus de mestrado em Direitos Humanos incluem a taxa de matrícula – 18 mil euros para estudantes internacionais –, subsídio mensal para despesas de subsistência de 1 mil euros durante os 24 meses e contribuição para despesas de viagem e instalação nos diferentes países.
> Bolsistas Erasmus Mundus dão dicas sobre burocracia do processo
Como se candidatar para as bolsas de mestrado em Direitos Humanos
Durante a inscrição no curso, o candidato deve enviar também o formulário de application da bolsa de mestrado em Direitos Humanos do programa Erasmus.
Para ser elegível, é necessário possuir um diploma de graduação e ter pelo menos dois anos de experiência profissional na área – o que pode incluir emprego regular, estágio ou trabalho voluntário.
Além disso, é preciso comprovar proficiência em inglês com resultado de teste reconhecido, como TOEFL ou IELTS.
Por fim, entre os requisitos avaliados, também estão a capacidade de se comunicar claramente, a natureza e a relevância da experiência anterior e o modo como a cooperação e a compreensão internacional serão promovidos após a conclusão do mestrado.
Na application online, o candidato deverá anexar os seguintes documentos:
- Diploma e histórico acadêmico (com tradução certificada);
- Carta de motivação;
- Certificado de proficiência em inglês (usar o template do site);
- CV;
- Duas cartas de recomendação acadêmicas ou profissionais;
- Formulário de candidatura à bolsa.
O período de inscrições vai de 15 de outubro a 1 de dezembro. O deadline para o envio da documentação é estendido até 15 de dezembro. O resultado com o nome dos selecionados será publicado no final de março.
>>>Erasmus Mundus: brasileiros tiram dúvidas sobre o programa
Economize no pagamento da taxa de cursos no Exterior
A Remessa Online é parceira do Partiu Intercâmbio e garante 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira para os leitores: só usar o código partiuintercambio no site para garantir o benefício! O site e o atendimento todo são feitos em português e o Remessa é das poucas plataformas quem autorizam transferências para pessoas jurídicas e estabelecimentos comerciais. Assim, você pode pagar a matrícula do seu curso fazendo uma boa economia. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobra, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação e ainda tem o desconto de 15% sobre a taxa ao usar o código partiuintercambio no site.
Saiba mais sobre o mestrado
Confira as informações sobre a bolsa
Como se candidatar
Envie a sua candidatura
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok, Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Quero fazer mestrado em direito humando será que haverá esta oportunidade para este ano?
Gostaria de saber se em 2019 haverá bolsas para mestrado em Direitos Humanos?
Boa tarde, vocês sabem se existe alguma possibilidade de abrir esse mestrado ou algum outro em direitos humanos na europa, para começar em 2019?
Desde já agradeço a atenção.