bolsa para mestrado na Escócia Erasmus clima

MUrCS: Mestrado sustentabilidade e clima na Europa com tudo pago

O MUrCS, Mestrado em Sustentabilidade e Clima na Europa, do Erasmus Mundus dá possibilidade de estudar mudanças climáticas e sustentabilidade e seus efeitos nas cidades com tudo pago.

Como os outros programas feitos por consórcios de universidades europeias, esta é uma bolsa para mestrado na Escócia, Finlândia, Espanha, Alemanha e outros países. Ou seja, você estuda um semestre em cada lugar e ganha diploma de várias instituições de ensino.

O MUrCS (Master in Urban Climate and Sustainability) é um curso de dois anos e a sua língua oficial é o inglês. O objetivo deste mestrado é estimular a compreensão crítica da sustentabilidade urbana e da necessidade de ação local para combater as mudanças climáticas globais. A formação permite que o profissional lidere o planejamento sustentável e orientado para o clima.

Se você quer saber mais sobre o curso e a candidatura, confira a entrevista com a Fernanda Berlitz, mentorada do Partiu Intercâmbio e bolsista do programa.

>>> Mestrado na Europa com bolsa: melhores opções

Como funciona o curso em mudanças climáticas

O mestrado em sustentabilidade e clima urbano aposta em um esquema inovador de mobilidade que inclui pelo menos quatro locais de estudo e estágio nas universidades sede – que formam o consórcio – e/ou nos parceiros associados:

Universidades sede do MUrCs Erasmus

  • Universidade Caledônia de Glasgow (Escócia);
  • Universidade de Ciências Aplicadas de Lahti (Finlândia);
  • Universidade de Huelva (Espanha);
  • University of Applied Sciences Dresden HTW Dresden (Alemanha).

>>> Como validar diploma obtido no Exterior

Parceiros acadêmicos do MUrCs

  • Universidade de Moratuwa (Sri Lanka);
  • Universidade North-West (África do Sul);
  • Universidade de São Paulo (Brasil);
  • Ryukoku University (Japão);
  • Universidade Internacional da Andaluzia (Espanha);
  • Leibniz-Institut für Ökologische Raumentwicklung e.V. (Alemanha).

>>>Erasmus brasileiros tiram dúvidas sobre o programa

Instituições e empresas parceiras

  • Conselho da Cidade de Glasgow (Escócia);
  • Província de Huelva (Espanha);
  • Prefeitura de Lahti (Finlândia);
  • National Health Service Greater Glasgow and Clyde (Escócia);
  • Scottish Natural Heritage (Escócia);
  • Landeshauptstadt Dresden (Alemanha);
  • Paijat-Hämeen Region (Finlândia);
  • Atlantic Copper SLU (Espanha);
  • Ramboll Finland OY (Finlândia);
  • Biomatrix Water Solutions Ltd (Escócia).

O 1º semestre do Mestrado em Sustentabilidade e Clima Urbano é na Escócia, o 2º semestre é na Finlândia e inclui módulos básicos ou eletivos e um projeto de estudo integrado na Alemanha. 

Já o 3º semestre é na Espanha e o 4º semestre é dedicado à dissertação e pode ser feito em qualquer uma das universidades do consórcio ou instituições parceiras, desde que a instituição esteja alinhada com a especialidade escolhida. O curso oferece três especializações possíveis nas áreas de Planejamento, Gestão e Ciência.

A bolsa de Mestrado em Sustentabilidade na Europa

O valor desse curso de mestrado Erasmus Mundus para estudantes não europeus é de 18 mil euros. No entanto, como os outros programas Erasmus, há bolsas disponíveis.

Além de cobrir o valor total do mestrado e o seguro saúde, a bolsa para mestrado em sustentabilidade e clima inclui subsídio mensal de 1,4 mil euros durante os 24 meses de estudos.

>>> Melhores bolsas para estudar na Europa

Requisitos, candidatura e seleção do MUrCS

Para se candidatar a uma vaga no curso e ter a possibilidade de ganhar uma bolsa, é preciso ter:

  • Graduação completa em um campo relacionado;
  • Experiência profissional (mínimo 2 anos) após formado;
  • Conhecimento de inglês comprovado por TOEFL ou IELTS.

O período de inscrições para o curso e para a bolsa para mestrado em sustentabilidade e clima na Europa vai da metade de novembro até o dia 15 janeiro. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição no site.

A primeira fase da seleção será baseada na formação, na experiência e na motivação do candidato. Quem passar para a segunda etapa será entrevistado (online) por duas pessoas do comitê de seleção.

Os alunos selecionados serão obrigados a enviar cópias autenticadas dos documentos: diploma de graduação, comprovante de experiência profissional, certificado de proficiência em inglês. Uma vez que o prazo para o envio é curto, a recomendação é que os candidatos já tenham esses documentos preparados para o caso de serem selecionados.

Nessa live, você pode ver nossa conversa com brasileiras bolsistas Erasmus Mundus e ver dicas sobre os cursos, as inscrição e outros detalhes. No bate-papo, a Fernanda conta mais como foi participar do mestrado em sustentabilidade e clima na Europa e dá muitas dicas específicas.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

>> Visto para trabalhar na Alemanha

Confira o site do programa
As bolsas do programa

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTokTwitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

5 comentários em “MUrCS: Mestrado sustentabilidade e clima na Europa com tudo pago”

  1. Também tenho dúvidas com relação a experiência profissional, gostaria de saber qual seria o meio de comprovação da experiência, carta de recomendação seria um meio? E se aceitam iniciação científica e estágio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais