Clima e sustentabilidade: bolsa para mestrado na Escócia e outros países

O Master em Clima Urbano e Sustentabilidade é outro curso bem interessante e super atual no modelo do Erasmus Mundus Joint Master Degrees (falamos tudo sobre isso aqui). Como os outros programas feitos por consórcios de universidades europeias, esta é uma bolsa para mestrado na Escócia, na Finlândia, na Espanha e outros países. Ou seja, você estuda um semestre em cada lugar e ganha diploma de várias instituições de ensino.

Bolsas de mestrado

O MUrCS (Master in Urban Climate and Sustainability) é um curso de dois anos e a sua língua oficial é o inglês. O objetivo deste mestrado é estimular a compreensão crítica da sustentabilidade urbana e da necessidade de ação local para combater as mudanças climáticas globais. A formação permite que o profissional lidere o planejamento sustentável e orientado para o clima.

>>> Em quais países brasileiro não paga para estudar

O mestrado aposta em um esquema inovador de mobilidade que inclui pelo menos quatro locais de estudo e estágio:

Universidades sede:
Universidade Caledônia de Glasgow (Escócia, no Reino Unido)
Universidade de Ciências Aplicadas de Lahti (Finlândia)
Universidade de Huelva (Espanha)

Parceiros acadêmicos:
Universidade de Bolonha (Itália)
Universidade de Moratuwa (Sri Lanka)
Universidade Ben-Gurion do Negev (Israel)
Universidade North-West (África do Sul)
Universidade de São Paulo (Brasil)
Universidade Internacional da Andaluzia (Espanha)

Instituições e empresas parceiras:
Conselho da Cidade de Glasgow (Escócia)
Província de Huelva (Espanha)
Prefeitura de Lahti (Finlândia)
CEC Design AB (Suécia)
Atlantic Copper SLU (Espanha)
Ramboll Finland OY (Finlândia)
Jacobs Company (Reino Unido)

O 1º semestre é em Glasgow, o 2º semestre em Lahti. No terceiro, o estudante pode escolher o seu local de estudo – que pode ser Huelva ou uma das universidades parceiras. O 4º semestre é dedicado à dissertação, que deve ser feita de preferência na instituição alinhada com a especialidade escolhida.

>>>Daad dá bolsa para mestrado em mapeamento de risco ambiental na Alemanha

Como é a bolsa para mestrado na Escócia e outros países

O valor desse curso para estudantes não europeus é de 18 mil euros. No entanto, como os outros programas Erasmus, há pelo menos 18 bolsas disponíveis. Nesse caso, há inclusive algumas bolsas específicas para o Brasil (3 que serão dadas a candidatos brasileiros e/ou mexicanos).

Além de cobrir o valor total do mestrado, a bolsa para mestrado na Escócia inclui 7 mil euros para despesas de viagem e instalação e um subsídio mensal de 1 mil euros durante os 24 meses de estudos.

Requisitos, candidatura e seleção

Para se candidatar a uma vaga no curso e ter a possibilidade de ganhar uma bolsa, é preciso ter:

  • Graduação completa;
  • Experiência profissional (mínimo 3 anos);
  • Conhecimento de inglês.

O período de inscrições para o curso e para a bolsa para mestrado na Escócia termina no dia 15 janeiro. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição no site.

A primeira fase da seleção será baseada na formação, na experiência e na motivação do candidato. Quem passar para a segunda etapa será entrevistado (online) por duas pessoas do comitê de seleção no final de março.

Os alunos selecionados serão obrigados a enviar cópias autenticadas dos documentos: diploma de graduação, comprovante de experiência profissional, certificado de proficiência em inglês. Uma vez que o prazo para o envio é curto, a recomendação é que os candidatos já tenham esses documentos preparados para o caso de serem selecionados.

Confira o site do MUrCS
Saiba tudo sobre as bolsas
Acesse o formulário de candidatura

Todas as bolsas abertas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Precisa de ajuda na candidatura?

Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

2 respostas para “Clima e sustentabilidade: bolsa para mestrado na Escócia, Espanha e outros países”

  1. Isabelle Sais disse:

    Oi! Essa experiência profissional considera estágio? E bolsas como Iniciação Científica?

  2. Gabrielle disse:

    A experiência profissional tem que ser comente depois de concluído a graduação ou pode ser experiências durante a graduação?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *