MUrCS: Mestrado em clima e sustentabilidade com bolsa Erasmus




O Master em Clima Urbano e Sustentabilidade é mais um curso bem interessante e super atual no modelo do Erasmus Mundus Joint Master Degrees (falamos tudo sobre isso aqui). Como os outros programas feitos por consórcios de universidades europeias, esta é uma bolsa para mestrado na Escócia, Finlândia, Espanha, Alemanha e outros países. Ou seja, você estuda um semestre em cada lugar e ganha diploma de várias instituições de ensino.

Bolsas de mestrado Erasmus Mundus

O MUrCS (Master in Urban Climate and Sustainability) é um curso de dois anos e a sua língua oficial é o inglês. O objetivo deste mestrado é estimular a compreensão crítica da sustentabilidade urbana e da necessidade de ação local para combater as mudanças climáticas globais. A formação permite que o profissional lidere o planejamento sustentável e orientado para o clima.

Se você quer saber mais sobre o curso e a candidatura, confira a entrevista com a Fernanda Berlitz, mentorada do Partiu Intercâmbio e bolsista do programa.

>>> Em quais países brasileiro não paga para estudar

Como funciona o esquema de mobilidade do curso

O mestrado aposta em um esquema inovador de mobilidade que inclui pelo menos quatro locais de estudo e estágio nas universidades sede – que formam o consórcio – e/ou nos parceiros associados:

Universidades sede

  • Universidade Caledônia de Glasgow (Escócia);
  • Universidade de Ciências Aplicadas de Lahti (Finlândia);
  • Universidade de Huelva (Espanha);
  • University of Applied Sciences Dresden HTW Dresden (Alemanha).

>>> Como validar diploma obtido no Exterior

Parceiros acadêmicos

  • Universidade de Moratuwa (Sri Lanka);
  • Universidade North-West (África do Sul);
  • Universidade de São Paulo (Brasil);
  • Ryukoku University (Japão);
  • Universidade Internacional da Andaluzia (Espanha);
  • Leibniz-Institut für Ökologische Raumentwicklung e.V. (Alemanha).

>>>Erasmus Mundus: brasileiros tiram dúvidas sobre o programa

Instituições e empresas parceiras

  • Conselho da Cidade de Glasgow (Escócia);
  • Província de Huelva (Espanha);
  • Prefeitura de Lahti (Finlândia);
  • National Health Service Greater Glasgow and Clyde (Escócia);
  • Scottish Natural Heritage (Escócia);
  • Landeshauptstadt Dresden (Alemanha);
  • Paijat-Hämeen Region (Finlândia);
  • Atlantic Copper SLU (Espanha);
  • Ramboll Finland OY (Finlândia);
  • Biomatrix Water Solutions Ltd (Escócia).

O 1º semestre é na Escócia, o 2º semestre é na Finlândia e inclui módulos básicos ou eletivos e um projeto de estudo integrado na Alemanha.  Já o 3º semestre é na Espanha e o 4º semestre é dedicado à dissertação e pode ser feito em qualquer uma das universidades do consórcio ou instituições parceiras, desde que a instituição esteja alinhada com a especialidade escolhida. O curso oferece três especializações possíveis nas áreas de Planejamento, Gestão e Ciência.

>>> Confira dicas sobre burocracia e inscrições para as bolsas Erasmus

Como é a bolsa para mestrado na Escócia e outros países

O valor desse curso para estudantes não europeus é de 18 mil euros. No entanto, como os outros programas Erasmus, há bolsas disponíveis.

Além de cobrir o valor total do mestrado, a bolsa para mestrado na Escócia inclui 7 mil euros para despesas de viagem e instalação e um subsídio mensal de 1 mil euros durante os 24 meses de estudos.

Requisitos, candidatura e seleção do MUrCS

Para se candidatar a uma vaga no curso e ter a possibilidade de ganhar uma bolsa, é preciso ter:

  • Graduação completa em um campo relacionado;
  • Experiência profissional (mínimo 2 anos) após formado;
  • Conhecimento de inglês comprovado por TOEFL ou IELTS.

O período de inscrições para o curso e para a bolsa para mestrado na Escócia vai da metade de novembro até o dia 15 janeiro. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição no site.

A primeira fase da seleção será baseada na formação, na experiência e na motivação do candidato. Quem passar para a segunda etapa será entrevistado (online) por duas pessoas do comitê de seleção.

Os alunos selecionados serão obrigados a enviar cópias autenticadas dos documentos: diploma de graduação, comprovante de experiência profissional, certificado de proficiência em inglês. Uma vez que o prazo para o envio é curto, a recomendação é que os candidatos já tenham esses documentos preparados para o caso de serem selecionados.

Se você está pensando em concorrer a uma bolsa Erasmus Mundus, não deixe de assistir à conversa que gravamos com brasileiras que estão participando do programa, incluindo a Fernanda Berlitz, que é bolsista do Murcs:

>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para estudar fora

Economize no pagamento da taxa de cursos no Exterior

Remessa Online é parceira do Partiu Intercâmbio e garante 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira para os leitores: só usar o código partiuintercambio no site para garantir o benefício! O site e o atendimento todo são feitos em português e o Remessa é das poucas plataformas quem autorizam transferências para pessoas jurídicas e estabelecimentos comerciais. Assim, você pode pagar a matrícula do seu curso fazendo uma boa economia. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobra, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação e ainda tem o desconto de 15% sobre a taxa ao usar o código partiuintercambio no site.

Confira o site do MUrCS
Saiba tudo sobre as bolsas
Acesse as informações sobre a candidatura

Veja todas as bolsas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTokTwitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

COMENTÁRIOS

5 responses to “Clima e sustentabilidade: bolsa para mestrado na Escócia, Espanha e outros países”

  1. Karol Arruda says:

    Os interessados devem realizar a inscrição no site… Qual site?

  2. juliana says:

    Também tenho dúvidas com relação a experiência profissional, gostaria de saber qual seria o meio de comprovação da experiência, carta de recomendação seria um meio? E se aceitam iniciação científica e estágio?

  3. Isabelle Sais says:

    Oi! Essa experiência profissional considera estágio? E bolsas como Iniciação Científica?

  4. Gabrielle says:

    A experiência profissional tem que ser comente depois de concluído a graduação ou pode ser experiências durante a graduação?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

livros amazon paratiu intercambio