O Master em Clima Urbano e Sustentabilidade é mais um curso bem interessante e super atual no modelo do Erasmus Mundus Joint Master Degrees (falamos tudo sobre isso aqui). Como os outros programas feitos por consórcios de universidades europeias, esta é uma bolsa para mestrado na Escócia, Finlândia, Espanha, Alemanha e outros países. Ou seja, você estuda um semestre em cada lugar e ganha diploma de várias instituições de ensino.
Bolsas de mestrado Erasmus Mundus
O MUrCS (Master in Urban Climate and Sustainability) é um curso de dois anos e a sua língua oficial é o inglês. O objetivo deste mestrado é estimular a compreensão crítica da sustentabilidade urbana e da necessidade de ação local para combater as mudanças climáticas globais. A formação permite que o profissional lidere o planejamento sustentável e orientado para o clima.
Se você quer saber mais sobre o curso e a candidatura, confira a entrevista com a Fernanda Berlitz, mentorada do Partiu Intercâmbio e bolsista do programa.
Como funciona o esquema de mobilidade do curso
O mestrado aposta em um esquema inovador de mobilidade que inclui pelo menos quatro locais de estudo e estágio nas universidades sede – que formam o consórcio – e/ou nos parceiros associados:
Universidades sede
- Universidade Caledônia de Glasgow (Escócia);
- Universidade de Ciências Aplicadas de Lahti (Finlândia);
- Universidade de Huelva (Espanha);
- University of Applied Sciences Dresden HTW Dresden (Alemanha).
Parceiros acadêmicos
- Universidade de Moratuwa (Sri Lanka);
- Universidade North-West (África do Sul);
- Universidade de São Paulo (Brasil);
- Ryukoku University (Japão);
- Universidade Internacional da Andaluzia (Espanha);
- Leibniz-Institut für Ökologische Raumentwicklung e.V. (Alemanha).
>>>Erasmus Mundus: brasileiros tiram dúvidas sobre o programa
Instituições e empresas parceiras
- Conselho da Cidade de Glasgow (Escócia);
- Província de Huelva (Espanha);
- Prefeitura de Lahti (Finlândia);
- National Health Service Greater Glasgow and Clyde (Escócia);
- Scottish Natural Heritage (Escócia);
- Landeshauptstadt Dresden (Alemanha);
- Paijat-Hämeen Region (Finlândia);
- Atlantic Copper SLU (Espanha);
- Ramboll Finland OY (Finlândia);
- Biomatrix Water Solutions Ltd (Escócia).
O 1º semestre é na Escócia, o 2º semestre é na Finlândia e inclui módulos básicos ou eletivos e um projeto de estudo integrado na Alemanha. Já o 3º semestre é na Espanha e o 4º semestre é dedicado à dissertação e pode ser feito em qualquer uma das universidades do consórcio ou instituições parceiras, desde que a instituição esteja alinhada com a especialidade escolhida. O curso oferece três especializações possíveis nas áreas de Planejamento, Gestão e Ciência.
>>> Confira dicas sobre burocracia e inscrições para as bolsas Erasmus
Como é a bolsa para mestrado na Escócia e outros países
O valor desse curso para estudantes não europeus é de 18 mil euros. No entanto, como os outros programas Erasmus, há bolsas disponíveis.
Além de cobrir o valor total do mestrado, a bolsa para mestrado na Escócia inclui 7 mil euros para despesas de viagem e instalação e um subsídio mensal de 1 mil euros durante os 24 meses de estudos.
Requisitos, candidatura e seleção do MUrCS
Para se candidatar a uma vaga no curso e ter a possibilidade de ganhar uma bolsa, é preciso ter:
- Graduação completa em um campo relacionado;
- Experiência profissional (mínimo 2 anos) após formado;
- Conhecimento de inglês comprovado por TOEFL ou IELTS.
O período de inscrições para o curso e para a bolsa para mestrado na Escócia vai da metade de novembro até o dia 15 janeiro. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição no site.
A primeira fase da seleção será baseada na formação, na experiência e na motivação do candidato. Quem passar para a segunda etapa será entrevistado (online) por duas pessoas do comitê de seleção.
Os alunos selecionados serão obrigados a enviar cópias autenticadas dos documentos: diploma de graduação, comprovante de experiência profissional, certificado de proficiência em inglês. Uma vez que o prazo para o envio é curto, a recomendação é que os candidatos já tenham esses documentos preparados para o caso de serem selecionados.
Se você está pensando em concorrer a uma bolsa Erasmus Mundus, não deixe de assistir à conversa que gravamos com brasileiras que estão participando do programa, incluindo a Fernanda Berlitz, que é bolsista do Murcs:
Economize no pagamento da taxa de cursos no Exterior
A Remessa Online é parceira do Partiu Intercâmbio e garante 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira para os leitores: só usar o código partiuintercambio no site para garantir o benefício! O site e o atendimento todo são feitos em português e o Remessa é das poucas plataformas quem autorizam transferências para pessoas jurídicas e estabelecimentos comerciais. Assim, você pode pagar a matrícula do seu curso fazendo uma boa economia. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobra, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação e ainda tem o desconto de 15% sobre a taxa ao usar o código partiuintercambio no site.
Confira o site do MUrCS
Saiba tudo sobre as bolsas
Acesse as informações sobre a candidatura
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok, Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Os interessados devem realizar a inscrição no site… Qual site?
O do programa que está no final do texto com todos os links.
Também tenho dúvidas com relação a experiência profissional, gostaria de saber qual seria o meio de comprovação da experiência, carta de recomendação seria um meio? E se aceitam iniciação científica e estágio?
Oi! Essa experiência profissional considera estágio? E bolsas como Iniciação Científica?
A experiência profissional tem que ser comente depois de concluído a graduação ou pode ser experiências durante a graduação?