Bolsa para mestrado em doenças infecciosas em Barcelona

Se você é da área da saúde, precisa ficar ligado nesta oportunidade de bolsa para mestrado em doenças infecciosas. O programa do Erasmus+ é resultado de uma parceria com algumas das principais instituições europeias de pesquisa intensiva nesse campo de estudo.

Bolsas de mestrado

O consórcio tem o objetivo de oferecer programas de pós-graduação inovadores focados em três aspectos principais: humanos, animais e meio-ambiente. No esquema do Erasmus Mundus Joint Master’s Degree, o curso Infectious Diseases and One Health (IDOH – Doenças Infecciosas e Uma Saúde) dura dois anos e é oferecido por três universidades. São elas:

  • Universidade de Tours (França): 1º semestre
  • Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha): 2º semestre
  • Universidade de Hannover (Alemanha): 3º semestre

>>> Em quais países brasileiro não paga para estudar

Além da mobilidade dos estudantes entre as universidades sede, o IDOH também envolve o intercâmbio com outras várias parceiras acadêmicas e 35 instituições associadas. O 4º semestre é reservado à produção da dissertação e ao estágio em um desses outros locais. A possibilidade de estudar e estagiar em vários países proporciona uma ampla experiência educacional e profissional.

>>> Tire suas dúvidas sobre as bolsas Erasmus Mundus

Sobre a bolsa para mestrado em doenças infecciosas em Barcelona

O curso custa 18 mil euros, mas, por ser um programa financiado pela Comissão Europeia através do Erasmus+, serão oferecidos alguns benefícios a estudantes europeus e não europeus. A bolsa para mestrado em doenças infecciosas para alunos originários de países de fora da Europa cobre todos os custos durante os dois anos de IDOH.

No total, a bolsa chega a 42 mil euros: 18 mil da matrícula; cerca de 5 mil euros para despesas de viagem e instalação e 1 mil euros por mês de subsídio para manutenção (durante 24 meses). Ah, e algumas bolsas serão destinadas especificamente a estudantes latino-americanos. Em 2020, são 17 bolsas completas disponíveis.

>>> Veja mais bolsas na área da saúde

Requisitos e candidatura ao IDOH

As aulas são em inglês e os alunos terão a oportunidade de estudar francês e espanhol durante o curso. Um dos requisitos para aplicar à bolsa para mestrado em doenças infecciosas é ter proficiência em língua inglesa (IELTS Academic, TOEFL, PTE, CAE ou Trinity ISE). Além disso, é preciso ser formado em uma das seguintes áreas: ciências biológicas, veterinária, ciências médicas ou farmacêuticas.

O período de candidatura à bolsa para mestrado em doenças infecciosas termina no dia 2 de fevereiro. As inscrições são online e, depois de se registrar no site, o candidato deve responder um teste e preencher os formulários de candidatura.

>>> Como validar diploma de mestrado do Exterior no Brasil

O teste é obrigatório e visa avaliar o conhecimento do candidato sobre conceitos biológicos fundamentais, doenças infecciosas e interpretação de dados. São 36 questões de múltipla escolha e o interessado deve escolher uma resposta correta entre quatro opções.

Além disso, para entrar no curso e concorrer a uma bolsa para mestrado em doenças infecciosas é preciso carregar alguns documentos:

  • Carta de motivação;
  • Cópia do passaporte;
  • Fotografia (tamanho passaporte);
  • Comprovante de residência;
  • Currículo;
  • Cópia do Diploma (devidamente traduzido e apostilado);
  • Histórico escolar (devidamente traduzido e apostilado)
  • Cópia do contrato de trabalho (se aplicado);
  • Comprovante de que não viveu na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos;
  • Certificado de proficiência em inglês;
  • Email de pelo menos uma referência que deverá enviar uma carta de recomendação em papel timbrado, datado e assinado (máximo 3 referências)

>>> Veja dicas sobre burocracia e inscrições para as bolsas Erasmus

Se você está pensando em se inscrever para uma das bolsas Erasmus Mundus, não deixe de conferir nosso bate papo com brasileiros que já participaram do programa. Outra boa recomendação é ler esse texto de outras duas bolsistas do Erasmus falando da parte burocrática do programa e de uma brasileira que fez mestrado na França para saber melhor como é viver e estudar por lá.

Economize no pagamento da taxa de cursos no Exterior

Brasileiros com cidadania Europeia podem fazer os cursos Erasmus pagando taxas muito menores. Para economizar no pagamento dessas taxas no exterior é só usar o código partiuintercambio no parceiro do Partiu Intercâmbio para ter 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira.  O site e o atendimento todo são feitos em português e nosso parceiro é das poucas plataformas quem autorizam transferências para pessoas jurídicas e estabelecimentos comerciais. Assim, você pode pagar a matrícula do seu curso fazendo uma boa economia. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobra, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação e ainda tem o desconto de 15% sobre a taxa ao usar o código partiuintercambio no site.

Acesse o site do programa
Veja um guia sobre a candidatura
Leia as respostas para as dúvidas frequentes sobre o IDOH
Confira a lista de universidades e entidades parceiras

Todas as bolsas abertas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

2 respostas para “Bolsa para mestrado em doenças infecciosas em Barcelona e outras cidades”

  1. Katiana Simões disse:

    Olá, adorei saber sobre essa bolsa de estudo! Sabe me informar se, com uma bolsa dessa, consigo fazer a pós-graduação sanduíche ou somente inteira? Grata.

  2. Meu nome é Bento Morais Motu Yaquevela, sou angolano, tenho 22 anos. Pretendo fazer faculdade no curso de medicina. Terminei o ensino médio. Por favor ajude-me.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

livros amazon paratiu intercambio