Bolsa para mestrado em doenças infecciosas em Barcelona e outras cidades
Se você é da área da saúde, precisa ficar ligado nesta oportunidade de bolsa para mestrado em doenças infecciosas. O programa do Erasmus+ é resultado de uma parceria com algumas das principais instituições europeias de pesquisa intensiva nesse campo de estudo.
O programa Erasmus Mundus tem o objetivo de oferecer programas de pós-graduação inovadores focados em três aspectos principais: humanos, animais e meio-ambiente.
No esquema do Erasmus Mundus Joint Master’s Degree, o curso Infectious Diseases and One Health (IDOH – Doenças Infecciosas e Uma Saúde) dura dois anos e é oferecido por três universidades. São elas:
- Universidade de Tours (França): 1º semestre
- Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha): 2º semestre
- Universidade de Hannover (Alemanha): 3º semestre
>> Em quais países brasileiro não paga para estudar
Além da mobilidade dos estudantes entre as universidades sede, o IDOH também envolve o intercâmbio com outras várias parceiras acadêmicas e 35 instituições associadas. O 4º semestre é reservado à produção da dissertação e ao estágio em um desses outros locais. A possibilidade de estudar e estagiar em vários países proporciona uma ampla experiência educacional e profissional.
>> Tire suas dúvidas sobre as bolsas Erasmus Mundus
Bolsa para mestrado em doenças infecciosas em Barcelona
O curso custa 18 mil euros, mas, por ser um programa financiado pela Comissão Europeia através do Erasmus+, serão oferecidos alguns benefícios a estudantes europeus e não europeus. A bolsa para mestrado em doenças infecciosas para alunos originários de países de fora da Europa cobre todos os custos durante os dois anos de IDOH.
No total, a bolsa chega a 42 mil euros: 18 mil da matrícula; cerca de 5 mil euros para despesas de viagem e instalação e 1 mil euros por mês de subsídio para manutenção (durante 24 meses). Ah, e algumas bolsas serão destinadas especificamente a estudantes latino-americanos.
>> Veja mais bolsas na área da saúde
Requisitos e candidatura ao mestrado em Barcelona
As aulas são em inglês e os alunos terão a oportunidade de estudar francês e espanhol durante o curso. Um dos requisitos para aplicar à bolsa para mestrado em doenças infecciosas é ter proficiência em língua inglesa (TOEFL, IELTS Academic, PTE, CAE ou Trinity ISE). Além disso, é preciso ser formado em uma das seguintes áreas: ciências biológicas, veterinária, medicina, biomedicina.
O período de candidatura à bolsa para mestrado em doenças infecciosas termina no dia 25 de janeiro. As inscrições são online e, depois de se registrar no site, o candidato deve responder um teste e preencher os formulários de candidatura.
>> Melhores bolsas de estudo no exterior de 2023
O teste é obrigatório e visa avaliar o conhecimento do candidato sobre conceitos biológicos fundamentais, doenças infecciosas e interpretação de dados. São 36 questões de múltipla escolha e o interessado deve escolher uma resposta correta entre quatro opções.
Além disso, para entrar no curso e concorrer a uma bolsa para mestrado em doenças infecciosas é preciso carregar alguns documentos:
- Carta de motivação;
- Cópia do passaporte;
- Fotografia (tamanho passaporte);
- Comprovante de residência;
- Currículo;
- Cópia do Diploma (devidamente traduzido e apostilado);
- Histórico escolar (devidamente traduzido e apostilado)
- Cópia do contrato de trabalho (se aplicado);
- Comprovante de que não viveu na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos;
- Certificado de proficiência em inglês;
- Email de pelo menos uma referência que deverá enviar uma carta de recomendação em papel timbrado, datado e assinado (máximo 3 referências)
>> Veja dicas sobre burocracia e inscrições para as bolsas Erasmus
Se você está pensando em se inscrever para uma das bolsas Erasmus Mundus, leia esse relato de uma brasileira que fez mestrado na França para saber melhor como é viver e estudar por lá.
Precisa de ajuda para candidatar?
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições abrem em julho e são poucas vagas.
Confira a conversa ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Clica no vídeo abaixo pra conhecer as mentoradas e ver as dicas delas:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.
Economize no pagamento da taxa de candidatura
Recomendamos fazer o pagamento da sua taxa usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.
>> Visto para trabalhar na Alemanha
Acesse o site do programa
Veja um guia sobre a candidatura
Leia as respostas para as dúvidas frequentes sobre o IDOH
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Jaqueline Crestani
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.
2 comentários em “Bolsa para mestrado em doenças infecciosas em Barcelona e outras cidades”
Olá, adorei saber sobre essa bolsa de estudo! Sabe me informar se, com uma bolsa dessa, consigo fazer a pós-graduação sanduíche ou somente inteira? Grata.
Meu nome é Bento Morais Motu Yaquevela, sou angolano, tenho 22 anos. Pretendo fazer faculdade no curso de medicina. Terminei o ensino médio. Por favor ajude-me.