Amase: Erasmus dá bolsa para mestrado em Engenharia de materiais na Europa
Se você está procurando bolsas de mestrado em engenharia de materiais na Europa , essa, com certeza, é uma oportunidade e tanto! Além do valor do benefício ser bem bom, é uma ocasião única para estudar em uma instituição em Barcelona e mais uma outras universidade europeias!
O AMASE (Advanced Materials Science and Engineering Master Degree) é um programa de mestrado europeu em Ciência Avançada de Materiais e Engenharia do programa Erasmus Mundus. O curso é um pouco diferente de outros cursos do programa Erasmus.
>> Como fazer mestrado no Exterior
O mestrado em engenharia de materiais na Europa
A bolsa de mestrado em engenharia de materiais na Europa é para estudar em duas universidades das seis que estão no programa Erasmus Mundus Amase:
- BarcelonaTech (na Espanha);
- Saarland University (Alemanha);
- Luleå Technical University (Suécia);
- Université de Lorraine (França);
- University of Leoben (Áustria);
- Universidade de Pádua (Itália).
No Amase, os alunos escolhem a universidade onde querem cursar o primeiro ano e depois cursam o último ano de mestrado em outra universidade.
O curso é apoiado pelo programa Erasmus + e tem duração de 24 meses. O ensino em cada universidade reflete os pontos fortes de cada instituição e é uma oportunidade de intercâmbio bem legal.
>>> Melhores bolsas para intercâmbio em 2023
Como é o programa Erasmus Mundus Amase
O programa Erasmus Plus Partner Countries contempla estudantes de países não pertencentes à União Europeia que não tenham residido, estudado ou trabalhado na Europa por mais de 12 meses.
O programa oferece um auxílio para os custos de participação de até 9 mil euros por ano. Além disso, também dá auxílio para despesas de viagem e instalação, além de ajuda de custo mensal de 1 mil euros para subsistência durante a inteira duração programa (máximo 24 meses).
>>Erasmus Mundus: brasileiros tiram dúvidas sobre o programa
Inscrição pro mestrado em engenharia de Materiais
Para poder se candidatar para o mestrado em engenharia em Barcelona e outras três cidades é preciso ter graduação na área de engenharia ou das ciências.
As inscrições para bolsa para mestrado em engenharia em Barcelona, em Salzburgo, em Lorraine, Luleå, Pádua ou Leoben vão até o dia 15 de fevereiro. Mas, fique ligado, porque no caso da universidade sueca é necessário aplicar até 15 de janeiro para ser considerado para a bolsa.
Esse é um dos poucos cursos de mestrado do Erasmus Mundus em que os alunos precisam de proficiência no idioma respectivo do país escolhido. Ou seja, na Espanha, você estudar em espanhol, na França em francês, na Suécia em inglês e na Alemanha em alemão.
Documentos para as bolsas do mestrado em engenharia de materiais
A candidatura para as bolsas do Eramus Mundus Amase é feita juntamente com a application para o mestrado em engenharia de materiais, onde o candidato deverá afirmar o interesse no benefício. Para se inscrever, é necessário preencher e enviar o formulário online anexando os seguintes documentos:
- Cópia do passaporte;
- Fotografia recente;
- Diploma de graduação;
- Histórico da graduação;
- Currículo;
- Indicação de duas pessoas para escreverem usas cartas de recomendação com informações de contato da pessoa de referência;
- Carta de motivação;
- Documentos de certificação ou publicações do candidato (opcional);
- Certificado de proficiência no idioma da universidade (TOEFL, IELTS, DELE, Goethe-Zeritifkat, Test DaF, TCF e/ou DELF).
São levadas em consideração na seleção a qualidade da formação acadêmica, a motivação e a justificativa do candidato em relação aos estudos e trabalhos prévios e à carreira futura. Além disso, também são considerados a proficiência no idioma da primeira universidade escolhida. Perguntas sobre o processo de inscrição e dúvidas devem ser enviadas por e-mail para [email protected].
Nessa live, você pode ver nossa conversa com brasileiras bolsistas Erasmus Mundus e, inclusive, nossa mentorada Luisa Bastos que é bolsista do programa Amase na Alemanha.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições estão abertas e restam poucas vagas. Em julho, conversamos ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Confira no vídeo abaixo dicas e a experiência delas sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos
>> Visto para trabalhar na Alemanha
Saiba mais sobre o mestrado
Veja os requisitos para se candidatar
Leia tudo sobre as bolsas
Inscreva-se agora
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.
2 comentários em “Amase: Erasmus dá bolsa para mestrado em Engenharia de materiais na Europa”
Eu sei que a noticia e antiga, mas para fazer mestrado eu devo estar inscrita em algum mestrado no Brasil?
Oi!! Quais são os testes de proficiência em espanhol que são aceitos? eu cliquei em “Veja as provas de idiomas aceitas pelo curso” mas não encontrou a página.