BIOREF: bolsa integral para mestrado em Biorrefinaria na Europa




bioref erasmus 1
Bioref/Divulgação

O BIOREF Erasmus Mundus Joint Master Degree é um mestrado no campo da Biorrefinaria, que foi desenvolvido por um consórcio de universidades europeias. As inscrições para fazer o curso com bolsa estão sendo recebidas até 31 de janeiro.

Os envolvidos na concepção e estruturação do mestrado têm uma colaboração de longa data com o EuroBioRef. O importante projeto atua com fundos da Comissão Europeia na conversão de biomassa e conta com 29 parceiros de 15 países.

Uma vez que se constatou uma enorme falta de especialistas na área, o objetivo dos organizadores foi trazer a experiência adquirida no projeto para o meio acadêmico, por meio do BIOREF.

>>> Como validar diploma obtido no Exterior

Consórcio de universidades e mobilidade durante o BIOREF

Quatro universidades formam o consórcio do mestrado em Biorrefinaria:

  • Universidade de Tecnologia de Troyes (França);
  • Cracow University of Technology (Polônia);
  • Universidade de Bari (Itália);
  • Universidade de Lille (França).

Durante o curso, os estudantes passam por pelo menos três dessas instituições. No primeiro ano, todos estudam juntos, no primeiro semestre na Universidade de Tecnologia de Troyes e, no segundo, na Cracow University of Technology.

Já no 3º semestre, podem escolher entre dois percursos de especialização:

  • Rotas químicas e termoquímicas para uma biorrefinaria de base lignocelulósica – Universidade de Lille;
  • Processos enzimáticos/microbianos/químicos para uma refinaria à base de petróleo – Universidade de Bari.

No 4º semestre, os estudantes do BIOREF podem escolher a universidade onde irão se dedicar a escrever a dissertação. Além das instituições do consórcio, eles também podem optar por universidades ou organizações parceiras.

>>> Melhores bolsas para estudar na Europa

Como são as bolsas Erasmus para o mestrado em Biorrefinaria

As bolsas Erasmus Mundus oferecidas para os estudantes do BIOREF provenientes de países parceiros (como o Brasil), incluem:

  • Custos de participação (18 mil euros);
  • Despesas de viagem (2 ou 3 mil euros anuais, dependendo da distância do país de origem);
  • Auxílio para gastos com instalação (1 mil euros);
  • Subsídio mensal (1 mil euros).

Os candidatos devem enviar um comprovante de residência para aplicar. Quem for de um país não europeu, para aplicar como “partner country” não pode ter residido na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.

Requisitos para se candidatar ao mestrado

Para se candidatar, é preciso ter graduação (ou estar se formando) em química, bioquímica, engenharia química, biologia ou outras áreas relevantes.

Uma vez que o mestrado é em inglês, outro requisito é ter proficiência no idioma. Como comprovação do conhecimento, são aceitos certificados de diferentes provas:

  • IELTS: 6,5 (nenhuma seção menos de 5,5);
  • TOEFL: 575 paper-based, 4,5 written, 190 computer-based, 90 internet-based (20 written);
  • Cambridge ou TOEIC, etc.

>>Bolsistas Erasmus dão dicas sobre documentação e burocracia

Candidatura para o BIOREF e as bolsas

Todas as candidaturas válidas enviadas antes do deadline – 31 de janeiro – serão automaticamente consideradas para as bolsas Erasmus Mundus oferecidas aos alunos do BIOREF.

O preenchimento da inscrição deve ser feito todo em inglês. Além disso, entre os documentos solicitados para se inscrever, estão:

  • Diploma (com tradução em inglês);
  • Histórico escolar e escala de notas (com tradução em inglês);
  • Carta da universidade atestando a sua colocação entre os alunos do curso, caso não conste essa informação no histórico (com tradução em inglês);
  • Certificado de proficiência em inglês;
  • Currículo (formato Europass);
  • Passaporte;
  • Comprovante de residência;
  • Duas cartas de recomendação;
  • Declaração de honra (conforme modelo pronto).

As traduções dos documentos devem ser oficiais (tipo da universidade) ou feitas por um tradutor juramentado.

Precisa de ajuda para candidatar em bolsas na Europa?

Nessa live, você pode ver nossa conversa com brasileiras bolsistas Erasmus Mundus. Caso você precise de ajuda na candidatura, veja mais sobre a mentoria do Partiu Intercâmbio e assista nossa live com mentorados aprovados em programas Erasmus e também em outras bolsas integrais na Europa:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio.

Economize dinheiro em moeda estrangeira

Recomendamos juntar dinheiro em Euro ou pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

Saiba tudo sobre o curso
Veja informações sobre as bolsas
Confira mais detalhes sobre como se candidatar

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTokTwitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

COMENTÁRIOS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

livros amazon paratiu intercambio