bioref erasmus 1

BIOREF: bolsa integral para mestrado em Biorrefinaria na Europa

O BIOREF Erasmus Mundus Joint Master Degree é um mestrado no campo da Biorrefinaria, que foi desenvolvido por um consórcio de universidades europeias. As inscrições para fazer o curso com bolsa estão sendo recebidas até 31 de janeiro.

Os envolvidos na concepção e estruturação do mestrado têm uma colaboração de longa data com o EuroBioRef. O importante projeto atua com fundos da Comissão Europeia na conversão de biomassa e conta com 29 parceiros de 15 países.

Uma vez que se constatou uma enorme falta de especialistas na área, o objetivo dos organizadores foi trazer a experiência adquirida no projeto para o meio acadêmico, por meio do BIOREF.

>>> Como validar diploma obtido no Exterior

Universidades e mobilidade do BIOREF

Quatro universidades formam o consórcio do mestrado em Biorrefinaria:

  • Universidade de Tecnologia de Troyes (França);
  • Cracow University of Technology (Polônia);
  • Universidade de Bari (Itália);
  • Universidade de Lille (França).

Durante o curso, os estudantes passam por pelo menos três dessas instituições. No primeiro ano, todos estudam juntos, no primeiro semestre na Universidade de Tecnologia de Troyes e, no segundo, na Cracow University of Technology.

Já no 3º semestre, podem escolher entre dois percursos de especialização:

  • Rotas químicas e termoquímicas para uma biorrefinaria de base lignocelulósica – Universidade de Lille;
  • Processos enzimáticos/microbianos/químicos para uma refinaria à base de petróleo – Universidade de Bari.

No 4º semestre, os estudantes do BIOREF podem escolher a universidade onde irão se dedicar a escrever a dissertação. Além das instituições do consórcio, eles também podem optar por universidades ou organizações parceiras.

>>> Melhores bolsas para estudar na Europa

As bolsas Erasmus do mestrado em Biorrefinaria

As bolsas Erasmus Mundus oferecidas para os estudantes do BIOREF provenientes de países parceiros (como o Brasil), incluem:

  • Custos de participação (18 mil euros);
  • Despesas de viagem (2 ou 3 mil euros anuais, dependendo da distância do país de origem);
  • Auxílio para gastos com instalação (1 mil euros);
  • Subsídio mensal (1 mil euros).

Os candidatos devem enviar um comprovante de residência para aplicar. Quem for de um país não europeu, para aplicar como “partner country” não pode ter residido na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.

Requisitos do Bioref

Para se candidatar, é preciso ter graduação (ou estar se formando) em química, bioquímica, engenharia química, biologia ou outras áreas relevantes.

Uma vez que o mestrado é em inglês, outro requisito é ter proficiência no idioma. Como comprovação do conhecimento, são aceitos certificados de diferentes provas:

  • IELTS: 6,5 (nenhuma seção menos de 5,5);
  • TOEFL: 575 paper-based, 4,5 written, 190 computer-based, 90 internet-based (20 written);
  • Cambridge ou TOEIC, etc.

>>Bolsistas Erasmus dão dicas sobre documentação e burocracia

Candidatura para o BIOREF e as bolsas

Todas as candidaturas válidas enviadas antes do deadline – 31 de janeiro – serão automaticamente consideradas para as bolsas Erasmus Mundus oferecidas aos alunos do BIOREF.

O preenchimento da inscrição deve ser feito todo em inglês. Além disso, entre os documentos solicitados para se inscrever, estão:

  • Diploma (com tradução em inglês);
  • Histórico escolar e escala de notas (com tradução em inglês);
  • Carta da universidade atestando a sua colocação entre os alunos do curso, caso não conste essa informação no histórico (com tradução em inglês);
  • Certificado de proficiência em inglês;
  • Currículo (formato Europass);
  • Passaporte;
  • Comprovante de residência;
  • Duas cartas de recomendação;
  • Declaração de honra (conforme modelo pronto).

As traduções dos documentos devem ser oficiais (tipo da universidade) ou feitas por um tradutor juramentado.

Nessa live, você pode ver nossa conversa com brasileiras bolsistas Erasmus Mundus.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre o curso
Veja informações sobre as bolsas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube.  A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTokTwitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. 

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais