bolsa sisgp Amanda 5

Bolsa SISGP: como é estudar na Suécia com bolsa do governo sueco

Não é por acaso que falamos bastante sobre a bolsa do SISGP (o Swedish Institute para Profissionais Globais) aqui no site. O edital do governo sueco contempla 650 cursos em inglês das mais variadas áreas em cerca de 30 universidades suecas.

A Amanda Oliveira foi mentorada do Partiu Intercâmbio e está fazendo mestrado em Direitos Humanos (International Human Rights Law) na Universidade de Lund como bolsista do programa.

Antes de embarcar para o curso, que começou em agosto de 2020, ela estudou Direito na Universidade Federal Fluminense em Niterói (RJ), fez uma pós em Direito Tributário e outra pela Escola de Magistratura do RJ e trabalhou por dez anos como assessora jurídica do Ministério Público Federal.

Nesta entrevista, ela conta sobre como está sendo a experiência de mestrado na Suécia e como foi a candidatura para conseguir a bolsa do SISGP.

>> Mais depoimentos de mentorados do Partiu Intercâmbio

Como é o programa do Swedish Institute para Profissionais Globais?

É um programa de bolsa integral, que cobre custos de vida e custos do curso, voltado para profissionais de vários países. Além de proporcionar uma formação em universidades suecas, o intuito do programa é aperfeiçoar habilidades de liderança e criar um networking entre os bolsistas.

Além disso, ainda existem vários projetos que são desenvolvidos ao longo do programa para os bolsistas. Por exemplo, fui selecionada para participar de um workshop de liderança em sustentabilidade do SI que acontecerá em março de 2022. Em resumo, o SISGP oferece muitas oportunidades de aprendizado e networking.

>>> Como fazer pós-graduação no Exterior

Como foi a application e a candidatura à bolsa do SISGP?

O processo de application foi difícil pra mim. E, claro, contei com a ajuda essencial da mentoria da Bruna e do Partiu Intercâmbio para me preparar! Entre decidir estudar no exterior e o resultado da bolsa do SISGP se passou um ano aproximadamente.

Após fazer uma consultoria com a Bruna, eu fiz uma seleção das bolsas que se encaixavam no meu perfil e, entre elas, estava essa bolsa da Suécia. A partir daí passei a estudar intensamente o inglês para a prova de proficiência e comecei a rascunhar muitas (muitas!) cartas de motivação.

bolsa sisgp Amanda 2
Amanda em frente ao prédio da principal biblioteca da Universidade de Lund.

A aplicação do SISGP consiste em muitos formulários com espaços curtos para preenchimento. É preciso demonstrar seus melhores pontos profissionais, acadêmicos e seu perfil de liderança em campos relativamente minúsculos. Não vou negar, foi o processo de aplicação mais trabalhoso que fiz. O mais difícil no meu caso foi – como diz a maravilhosa Bruna – “respeitar a minha trajetória” e enxergar os melhores pontos dela. Depois que consegui fazer isso, preenchi todos os formulários e coletei as assinaturas das cartas de recomendação.

É importante ressaltar que o processo de aplicação para a bolsa não acontece junto com o processo de aplicação para a faculdade (é um sistema confuso no início, mas totalmente possível!).

>>> Melhores bolsas de mestrado na Europa

Em qual parte do processo da bolsa de estudos na Suécia você teve mais dificuldade?

Como eu mencionei, vencer a síndrome do impostor foi o mais difícil! Logo, a minha maior dificuldade foi no preenchimento das minhas qualidades para ganhar a bolsa.

Fica o alerta: depois que você dá o devido valor a sua trajetória profissional e acadêmica, você não para mais! ;)) E eu agradeço muito a mentoria da Bruna e do Partiu Intercâmbio que me auxiliou demais nesse sentido e em todo o processo de aplicação.

> Como ganhar a bolsa para pós na Suécia

 

Você estava confiante? O que pesou para ganhar a bolsa SISGP?

Sendo muito honesta, eu não estava confiante em ganhar a bolsa, pois recebi vários “nãos” antes. Embora eu tivesse sucesso nas aplicações para as universidades, conseguir o financiamento me parecia muito longe.

Acontece que a bolsa do SISGP tem foco na experiência profissional e isso certamente pesou na decisão a meu favor (afinal, eram dez anos atuando na área jurídica). Além disso, foi relevante a minha atuação específica na área dos direitos humanos, tanto profissional no Ministério Público, como em projetos voluntários ligados a grupo de pesquisa e debates.

>> Melhores bolsas para estudar fora

Você chegou a aplicar para outros programas? Quais?

Sim. Eu apliquei para o Chevening, no Reino Unido, e para a Universidade de Pádua, na Itália.

Você sempre quis estudar na Suécia? O que te levou a essa escolha?

Não. Eu passei a conhecer a Suécia e a bolsa do SISGP depois que achei o Partiu Intercâmbio nas minhas pesquisas. A decisão de aplicar para a Suécia foi muito prática: eu precisava de financiamento para estudar fora! E a bolsa do SISGP era muito completa nesse sentido: permitiria atingir meu objetivo que era focar nos estudos e na experiência de morar fora.

>> Confira outras oportunidades específicas na área de Direito

Como é fazer mestrado no Exterior?

S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L. É inexplicável alcançar algo que você sonhou há muito tempo! Em termos de estrutura e qualidade de educação, a Universidade de Lund é excelente. Sem contar que os professores na Suécia são muito acessíveis e compreensíveis, facilitando o aprendizado e a adaptação ao sistema de ensino.

Eu me sinto realizada estudando nessa universidade. Fora isso, a experiência de conhecer pessoas do mundo todo e suas histórias de vida é maravilhosa (altamente recomendável para pessoas sociáveis como essa carioca aqui!).

bolsa sisgp Amanda
Em frente ao prédio de Direito.
bolsa sisgp Amanda 3
Pufendorf Auditório, que fica dentro do Instituto Raoul Wallenberg, onde a Amanda tem a maioria das aulas do mestrado.

>> Como fazer mestrado na Suécia

Como é morar na Suécia?

Não! A minha experiência na Suécia tem muito mais pontos positivos, mas é claro que os pontos negativos existem. O inverno na Suécia é difícil não só pelo frio, mas porque escurece muito cedo. Isso é algo impactante para nós brasileiros (se você pensa em vir para cá, não esquece de tomar vitamina D!!!).

Ademais, a burocracia sueca para obter os documentos do país e abrir uma conta bancária foram motivos de muitos estresses para mim.

Quanto aos choques culturais, eu creio que vivenciei poucos e o mais relevante deles foi me adaptar à culinária local. Me “localizar” no mercado foi suado, mas possível (eu tive brigadeiros de presente no meu aniversário!!! E mérito dos meus amigos que acharam leite condensado <3). O ambiente universitário e o fato da minha cidade (Lund) ter muitos estudantes internacionais facilitou a minha adaptação aqui.

bolsa sisgp Amanda 4

Dicas para aplicar para a bolsa do SISGP

  1. Minha primeira dica é seguir o Partiu Intercâmbio! Eu li artigos e assisti vááááários vídeos do Partiu para preparar a minha candidatura.
  2. A segunda é que o processo é um pouco confuso, então ajuda muito imprimir todos os formulários e analisá-los bastante antes de efetivamente preenchê-los.
  3. É essencial conversar antecipadamente com as pessoas que vão fazer sua recomendação.
  4. Não é preciso ocupar uma posição de chefe para ser líder! É possível exercer características de liderança no dia a dia mesmo sendo subordinado a alguma chefia.
  5. Estudar os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU ajuda 🙂 A aplicação para o SISGP pede que você relacione a sua experiência profissional e/ou voluntária com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
  6. Exercer atividades fora do trabalho, que se relacionem ao seu objetivo de estudo, fazem muita diferença na seleção!
  7. Por fim, não desistir e respeitar a sua trajetória são fundamentais!

>> Como fazer mestrado em direito na Alemanha com bolsa de estudos?

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Neste vídeo, você pode ver a Amanda contando mais do processo da mentoria e também muitos detalhes da bolsa de estudos na Suécia.

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Posts relacionados

1 comentário em “Bolsa SISGP: como é estudar na Suécia com bolsa do governo sueco”

  1. Jucelino Moreira Bispo

    Eu achei o programa de bolsas da Suécia muito interessante por cobrir a maior parte dos gastos do estudante, mas fiquei decepcionado com os prazos discrepantes entre a universidade e o SISGP.
    A Universidade de Malmo prevê liberar a lista de aprovados no dia 30.03, exatamente o último dia para a inscrição da bolsa. Daí o candidato teria que preparar tudo para a candidatura da bolsa sem mesmo saber se está aceito no curso e, dependendo da hora em que for divulgada a lista de aprovados, pode nem dar tempo de dar entrada na bolsa. Uma pena. Acho que esse ano não vai rolar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais