Bolsa SISGP: como é estudar na Suécia com bolsa do governo sueco




bolsa sisgp Amanda 5

Não é por acaso que falamos bastante sobre a bolsa do SISGP (o Swedish Institute para Profissionais Globais) aqui no site. O edital do governo sueco contempla 650 cursos em inglês das mais variadas áreas em cerca de 30 universidades suecas.

Bolsas na Suécia

 

A Amanda Oliveira foi mentorada do Partiu Intercâmbio e está fazendo mestrado em Direitos Humanos (International Human Rights Law) na Universidade de Lund como bolsista do programa.

 

Antes de embarcar para o curso, que começou em agosto de 2020, ela estudou Direito na Universidade Federal Fluminense em Niterói (RJ), fez uma pós em Direito Tributário e outra pela Escola de Magistratura do RJ e trabalhou por dez anos como assessora jurídica do Ministério Público Federal.

Nesta entrevista, ela conta sobre como está sendo a experiência de mestrado na Suécia e como foi a candidatura para conseguir a bolsa do SISGP.

>> Mais depoimentos de mentorados do Partiu Intercâmbio

 

Como é o programa do Swedish Institute para Profissionais Globais?

É um programa de bolsa integral, que cobre custos de vida e custos do curso, voltado para profissionais de vários países. Além de proporcionar uma formação em universidades suecas, o intuito do programa é aperfeiçoar habilidades de liderança e criar um networking entre os bolsistas.

Além disso, ainda existem vários projetos que são desenvolvidos ao longo do programa para os bolsistas. Por exemplo, fui selecionada para participar de um workshop de liderança em sustentabilidade do SI que acontecerá em março de 2022. Em resumo, o SISGP oferece muitas oportunidades de aprendizado e networking.

>>> Como fazer pós-graduação no Exterior

Como foi a application e a preparação para a candidatura à bolsa do SISGP?

O processo de application foi difícil pra mim. E, claro, contei com a ajuda essencial da mentoria da Bruna e do Partiu Intercâmbio para me preparar! Entre decidir estudar no exterior e o resultado da bolsa do SISGP se passou um ano aproximadamente.

Após fazer uma consultoria com a Bruna, eu fiz uma seleção das bolsas que se encaixavam no meu perfil e, entre elas, estava essa bolsa da Suécia. A partir daí passei a estudar intensamente o inglês para a prova de proficiência e comecei a rascunhar muitas (muitas!) cartas de motivação.

bolsa sisgp Amanda 2

Amanda em frente ao prédio da principal biblioteca da Universidade de Lund.

 

A aplicação do SISGP consiste em muitos formulários com espaços curtos para preenchimento. É preciso demonstrar seus melhores pontos profissionais, acadêmicos e seu perfil de liderança em campos relativamente minúsculos. Não vou negar, foi o processo de aplicação mais trabalhoso que fiz. O mais difícil no meu caso foi – como diz a maravilhosa Bruna – “respeitar a minha trajetória” e enxergar os melhores pontos dela. Depois que consegui fazer isso, preenchi todos os formulários e coletei as assinaturas das cartas de recomendação.

É importante ressaltar que o processo de aplicação para a bolsa não acontece junto com o processo de aplicação para a faculdade (é um sistema confuso no início, mas totalmente possível!). Os processos de inscrição são feitos em sites separados:

  1. No site admissions.se, eu fiz a aplicação para todos os cursos de mestrado que tinha interesse na Suécia (você pode escolher até quatro) e enviei os documentos exigidos para cada curso. Cada curso tem uma exigência diferente e é importante ler atentamente o programa de todos antes de aplicar.
  2. No site do Swedish Institute, eu fiz a aplicação para a bolsa.

 

Em qual parte do processo você teve mais dificuldade?

Como eu mencionei, vencer a síndrome do impostor foi o mais difícil! Logo, a minha maior dificuldade foi no preenchimento das minhas qualidades para ganhar a bolsa.

Fica o alerta: depois que você dá o devido valor a sua trajetória profissional e acadêmica, você não para mais! ;)) E eu agradeço muito a mentoria da Bruna que me auxiliou demais nesse sentido e em todo o processo de aplicação.

> Como ganhar a bolsa do SISGP para pós na Suécia

 

Teve entrevista? Como foi e o que mais te marcou?

Não teve entrevista (ufa!).

Você estava confiante de que seria selecionada? O que acha que pesou na decisão do comitê a seu favor?

Sendo muito honesta, eu não estava confiante em ganhar a bolsa, pois recebi vários “nãos” antes. Embora eu tivesse sucesso nas aplicações para as universidades, conseguir o financiamento me parecia muito longe.

Acontece que a bolsa do SISGP tem foco na experiência profissional e isso certamente pesou na decisão a meu favor (afinal, eram dez anos atuando na área jurídica). Além disso, foi relevante a minha atuação específica na área dos direitos humanos, tanto profissional no Ministério Público, como em projetos voluntários ligados a grupo de pesquisa e debates.

>> Melhores bolsas de estudos para estudar fora

 

Você chegou a aplicar para outros programas ou universidades além da bolsa do SISGP? Quais?

Sim. Eu apliquei para o Chevening, no Reino Unido, e para a Universidade de Pádua, na Itália.

 

Você sempre quis estudar na Suécia? O que te levou a essa escolha?

Não. Eu passei a conhecer a Suécia e a bolsa do SISGP depois que achei o Partiu Intercâmbio nas minhas pesquisas. A decisão de aplicar para a Suécia foi muito prática: eu precisava de financiamento para estudar fora! E a bolsa do SISGP era muito completa nesse sentido: permitiria atingir meu objetivo que era focar nos estudos e na experiência de morar fora.

>> Confira outras oportunidades específicas na área de Direito

 

Como está sendo a experiência de fazer mestrado em outro país? Está gostando?

S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L. É inexplicável alcançar algo que você sonhou há muito tempo! Em termos de estrutura e qualidade de educação, a Universidade de Lund é excelente. Sem contar que os professores na Suécia são muito acessíveis e compreensíveis, facilitando o aprendizado e a adaptação ao sistema de ensino.

Eu me sinto realizada estudando nessa universidade. Fora isso, a experiência de conhecer pessoas do mundo todo e suas histórias de vida é maravilhosa (altamente recomendável para pessoas sociáveis como essa carioca aqui!).

bolsa sisgp Amanda

Em frente ao prédio de Direito.

bolsa sisgp Amanda 3

Pufendorf Auditório, que fica dentro do Instituto Raoul Wallenberg, onde a Amanda tem a maioria das aulas do mestrado.

>> Como fazer mestrado na Suécia

 

E morar na Suécia, é como você imaginava? Quais foram os principais “choques culturais” até agora?

Não! A minha experiência na Suécia tem muito mais pontos positivos, mas é claro que os pontos negativos existem. O inverno na Suécia é difícil não só pelo frio, mas porque escurece muito cedo. Isso é algo impactante para nós brasileiros (se você pensa em vir para cá, não esquece de tomar vitamina D!!!).

Ademais, a burocracia sueca para obter os documentos do país e abrir uma conta bancária foram motivos de muitos estresses para mim.

Quanto aos choques culturais, eu creio que vivenciei poucos e o mais relevante deles foi me adaptar à culinária local. Me “localizar” no mercado foi suado, mas possível (eu tive brigadeiros de presente no meu aniversário!!! E mérito dos meus amigos que acharam leite condensado <3). O ambiente universitário e o fato da minha cidade (Lund) ter muitos estudantes internacionais facilitou a minha adaptação aqui.

bolsa sisgp Amanda 4

 

Dicas para aplicar para a bolsa do SISGP

  1. Minha primeira dica é seguir o Partiu Intercâmbio! Eu li artigos e assisti vááááários vídeos do Partiu para preparar a minha candidatura.
  2. A segunda é que o processo é um pouco confuso, então ajuda muito imprimir todos os formulários e analisá-los bastante antes de efetivamente preenchê-los.
  3. É essencial conversar antecipadamente com as pessoas que vão fazer sua recomendação.
  4. Não é preciso ocupar uma posição de chefe para ser líder! É possível exercer características de liderança no dia a dia mesmo sendo subordinado a alguma chefia.
  5. Estudar os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU ajuda 🙂 A aplicação para o SISGP pede que você relacione a sua experiência profissional e/ou voluntária com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
  6. Exercer atividades fora do trabalho, que se relacionem ao seu objetivo de estudo, fazem muita diferença na seleção!
  7. Por fim, não desistir e respeitar a sua trajetória são fundamentais!

>> Como fazer mestrado em direito na Alemanha com bolsa de estudos?

 

Veja todas as bolsas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

COMENTÁRIOS

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

livros amazon paratiu intercambio