bolsas para mestrado em Direito na Alemanha DAAD EPOS

Bolsas para mestrado em Direito na Alemanha do DAAD

Inscrições até 15/10/2023

O programa do DAAD que oferece benefícios para cursos de mestrado em inglês relacionados ao desenvolvimento sustentável (EPOS) tem um edital de bolsas para mestrado em Direito na Alemanha. É uma oportunidade para estudar Propriedade Intelectual e Direito da Concorrência no Munich Intellectual Property Law Center (MIPLC).

Além de outras bolsas que já divulgamos aqui no Partiu (dá uma olhada neste link), o programa EPOS do DAAD contempla também esse curso. As bolsas para mestrado em Direito na Alemanha incluem um subsídio mensal de 934 euros, seguro-saúde, auxílio para pagamento da passagem.

A Ellen Deuter foi mentorada pelo Partiu Intercâmbio e contou mais sobre como é estudar direito no Exterior com bolsa do DAAD.

>>> Green Card para brasileiros na Alemanha

Requisitos das bolsas do DAAD para o MIPLC

Para se candidatar às bolsas para mestrado em Direito na Alemanha, é preciso ter graduação completa. Embora a maioria dos alunos do curso são graduados na área jurídica ou em engenharia, não existem restrições. Para quem acredita que os seus estudos anteriores não têm relação direta com o tema, a comissão pede que tente “convencê-los” a ser aceito mesmo assim na carta de motivação.

Além do diploma de graduação, outro requisito para o programa é ter no mínimo dois anos de experiência profissional. Esse trabalho precisa ter sido realizado depois da conclusão do curso universitário e em tempo integral.

> Como achar cursos gratuitos na Alemanha

Também é necessário ter inglês fluente. O curso é todo ministrado em inglês. Por isso, o candidato precisa comprovar o seu nível em um dos seguintes testes:

  • TOEFL: pontuação mínima de 85 (iBT); 223 (CBT) ou 563 (PBT);
  • IELTS: pontuação superior a 6,5;
  • Cambridge CPE: nota mínima C.

A exigência do certificado é dispensada apenas para candidatos que são falantes nativos de inglês ou que receberam o diploma de uma instituição que tenha o inglês como língua de instrução. Se você estudou no Reino Unido, na Irlanda, nos EUA, no Canadá, na Austrália ou na Nova Zelândia, é preciso que a universidade emita uma confirmação por escrito.

>>> Melhores bolsas para fazer intercâmbio gratuito em 2023

Candidatura para bolsas para mestrado em Direito na Alemanha

Quem deseja concorrer às bolsas para mestrado em Direito na Alemanha precisa se inscrever com bastante antecedência. Neste ano, o período de candidatura vai de 1º de junho até 15 de outubro.

As inscrições devem ser feitas no site do MIPLC. Ao preencher o formulário, é preciso indicar que você gostaria de solicitar a bolsa do DAAD. Além do formulário de candidatura, preencha também o de solicitação de assistência financeira.

Depois você deve imprimir os formulários, assiná-los e juntá-los a sua documentação, que deve ser composta por:

  • Currículo;
  • Carta de motivação (em inglês e com no máximo 100 linhas);
  • Duas cartas de recomendação;
  • Cópias dos diplomas universitários;
  • Históricos do curso;
  • Comprovante da experiência profissional;
  • Certificado de proficiência em inglês;
  • Duas fotografias tamanho passaporte;
  • Comprovante de pagamento da taxa de matrícula no valor de 50 euros (dicas para o pagamento com menos taxas abaixo).

>>> Cursos de alemão online gratuitos 

Se você tiver dúvidas sobre as bolsas, o DAAD no Brasil pode ajudar solucionando dúvidas gerais sobre o programa pelo email [email protected]. Dúvidas específicas sobre o curso devem ser enviadas para as universidades. Para saber mais sobre como é estudar na Alemanha, você pode ver essa playlist completa no nosso canal.

>>Veja todas as bolsas para direito no Exterior

Bolsas parciais para o mestrado em direito

O programa de LLM em Propriedade Intelectual e Direito da Concorrência do Munich Intellectual Property Law Center (MIPLC), como a grande parte dos LMMs tem custo bem alto. A taxa total do programa é de 32.850 euros. O MIPLC oferece um pequeno número de bolsas de estudos de isenção parcial de taxa essas bolsas tem como critério candidatos necessidade financeira e histórico de excelente desempenho acadêmico e pessoal. O prazo de inscrição para essas bolsas de estudo é de 1 de dezembro a 30 de abril e as decisões são geralmente tomadas em junho.

>>> O que são fellowships e como candidatar

Dicas de bolsista do mestrado em direito na Alemanha do DAAD

Ellen Deuter é advogada e concluiu o curso do MIPLC na Alemanha em 2021. Ela ganhou a bolsa integral do DAAD para o mestrado em propriedade intelectual. Ellen foi mentorada do Partiu Intercâmbio e deu dicas sobre como conseguir realizar esse sonho aqui no Partiu Intercâmbio. Sobre o que o foi o melhor da experiência de estudar na Alemanha com bolsa integral, ela afirma:

“São tantas coisas! As principais que posso mencionar são o sentimento de realização por estar vivendo o sonho de estudar fora! Depois de um processo seletivo difícil para conseguir a bolsa para mestrado em direito na Alemanha, é muito recompensador estar aqui! Outra coisa que é valiosa demais é a diversidade dentro do curso. Temos alunos de mais de 20 países, com backgrounds distintos, além de termos professores incríveis de universidades reconhecidas mundialmente.”

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre o mestrado
Veja como funciona a candidatura
Informe-se sobre as bolsas EPOS

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

2 comentários em “Bolsas para mestrado em Direito na Alemanha do DAAD”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais