Bolsa de mestrado em Barcelona focado em criatividade e mercado global

Início » Bolsas de Estudo » Bolsas Erasmus para mestrado em Barcelona e em outras cidades da Europa nas áreas de mercados globais e criatividade

Bolsas Erasmus Mundus glocal barcelona

Mais um programa com bolsas Erasmus Mundus para mestrado na Europa: desta vez os benefícios são para o curso International Master in Global Markets, Local Creativities (Mercados Globais, Criatividades Locais – GLOCAL). O programa reúne quatro universidades parceiras de quatro cidades diferentes: Barcelona (na Espanha), Glasgow (na Escócia), Rotterdam (na Holanda) e Göttingen (Alemanha). O estudante terá a oportunidade de viver em no mínimo três desses lugares, de acordo com a especialização que escolher.

As aulas começam em setembro e as inscrições para concorrer a uma das bolsas vai até o dia 12 de janeiro.

> Veja mais bolsas de mestrado Erasmus Mundus
>> Universidade dá bolsas integrais de mestrado na Itália
>>> Fundação Carolina oferece 524 bolsas para estudar na Espanha
>> Como validar diploma de mestrado do Exterior no Brasil

Sobre o mestrado GLOCAL

O conteúdo do curso aborda história, teoria, instituições e culturas do capitalismo global, além de tratar das perspectivas da economia globalizada com foco nas economias e indústrias culturais e criativas e nos ecossistemas urbanos que fomentam o empreendedorismo e a inovação.

O mestrado tem duração de dois anos e as aulas são em inglês. O primeiro semestre tem sede em Glasgow (Escócia), o segundo em Barcelona (Espanha) e o terceiro varia de acordo com a especialização que o candidato escolher, como explicamos abaixo. O quarto semestre é reservado para a realização da pesquisa de dissertação sob orientação dos professores de Rotterdam ou de Gottingen em uma das universidades parceiras. No terceiro semestre, os estudantes devem escolher entre:

  • História Global & Cidades Criativas: tem sede em Rotterdam (Holanda). Dá ênfase ao estudo das ordens econômicas, de cidades e indústrias criativas e da história das relações internacionais e da globalização. Essa opção é adequada para candidatos com formação em Artes e Humanidades (Letras, Antropologia e outras áreas afins).
  • Mercados Globais & Desenvolvimento: tem sede em Gottingen (Alemanha). O foco é o estudo da economia política global, empreendedorismo imigrante, marketing global e consumo de massa. Essa opção é voltada para candidatos com formação em História, Economia, Negócios, Administração, Contábeis, Sociologia, Ciência Política, Relações Internacionais e outras áreas afins.

A escolha é feita já durante a candidatura. O programa também inclui estágios obrigatórios e não-obrigatórios.

Bolsa de mestrado em Barcelona do Erasmus Mundus

Como nos outros casos de bolsas do programa Erasmus, os candidatos brasileiros entram na modalidade Partner Countries (países parceiros). Ela contempla estudantes de países não pertencentes à União Europeia que não tenham residido, estudado ou trabalhado na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.

As bolsas são bem completas e incluem: as taxas universitárias (9 mil euros por ano); um auxílio para gastos de viagem (3 mil euros por ano para bolsistas de países distantes); valor único para instalação (1 mil euros); ajuda de custo mensal de 1 mil euros para subsistência durante a inteira duração programa (máximo 24 meses).

Pré-requisitos, candidatura e seleção

Os requisitos para concorrer às bolsas e entrar no mestrado são: possuir graduação com duração de no mínimo quatro anos e comprovar conhecimento em inglês – são aceitos certificados como: IELTS, TOFEL, CAE, CPE, PTE e Trinity College London Integrated Skills in English e outros. A questão do inglês, porém, parece ser bem flexível, pois a universidade de Glasgow oferece cursos pré-mestrado para estudantes interessados que não possuem o nível exigido.

Para se candidatar, é necessário compilar o formulário de candidatura para a bolsa e enviá-lo junto à Application Online do mestrado como um arquivo PDF até o dia 31 de janeiro. O formulário já inclui um campo para uma carta de apresentação, portanto não é necessário enviá-la separadamente.

Junto ao formulário de candidatura para a bolsa Erasmus, o candidato para a bolsa de mestrado em Barcelona também precisa anexar a seguinte documentação:

  • Diploma (com tradução oficial em inglês);
  • Histórico escolar (com tradução oficial em inglês);
  • Duas cartas de recomendação em papel timbrado;
  • Certificado de proficiência em inglês;
  • Cópia do passaporte;
  • Curriculum Vitae;

Na seleção, o que conta mais é a apresentação pessoal do candidato (40%). Ela deve incluir uma explicação sobre os motivos pelos quais o candidato quer fazer o mestrado, como o estudo é relacionado aos seus interesses profissionais e o que significará para a sua carreira. Além disso, o candidato também deve argumentar sobre por que merece ser escolhido e citar uma ideia para um possível projeto de dissertação (que depois pode mudar).

Depois disso, o que tem mais peso na seleção é o desempenho acadêmico (30%) e as experiências acadêmicas e profissionais (20%). Por último, será avaliada a qualidade das referências (10%).

Veja o passo a passo sobre como se candidatar

Leia as respostas para as dúvidas frequentes

Saiba tudo sobre as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. Lá eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 🙂

>>Bolsa para mestrado em Barcelona na área de negócios e sustentabilidade
>>> Carta de motivação: quais os erros mais comuns e como evitar
>>> Bolsas de mestrado na Universidade de Oxford na Inglaterra

COMENTÁRIOS