mestrado em inovacao tise portugal nova de lisboa

Tise: mestrado em inovação com bolsa Erasmus para estudar em Portugal, Irlanda, Áustria e Polônia

Sabia que entre os cursos Erasmus Mundus tem também um mestrado em inovação na Europa com bolsa integral? O programa Erasmus Tise (Transition, Innovation and Sustainability Environments) está recebendo candidaturas para estudar com bolsa até 29 de fevereiro.

Sobre o mestrado em inovação Tise Erasmus

O mestrado em inovação em Portugal com bolsa do Erasmus oferece uma visão holística dos processos de transição e estratégias de inovação. Sob o guarda-chuva da ciência de sistemas, ele integra estudos sócio-culturais, ciências sociais, economia e o impacto da tecnologia nas sociedades atuais, propondo uma compreensão mais profunda dos ambientes e de seus problemas.

>>> Mestrado na Europa com bolsa: como fazer

Sobre o mestrado em inovação em Portugal com bolsas Erasmus

O mestrado em inovação do Erasmus Mundus é formado por um consórcio de quatro universidades e os alunos estudam cada semestre em uma delas, com um foco diferente:

  • Universidade Nova de Lisboa (Portugal): 1º semestre – Estudos sócio-culturais;
  • University College Dublin (Irlanda): 2º semestre – Ética e sistemas de informação;
  • Poznan University of Economics and Business (Polônia): 3º semestre – Transições em economia;
  • Danube University Krems (Áustria): 4º semestre – Ciência de sistemas e transdisciplinaridade.

O Erasmus+ Program oferece bolsas integrais para o curso, que incluem as taxas de participação (6.750 anuais para estudantes de países não europeus), auxílio para despesas de viagem e instalação (3 ou 4 mil euros por ano), subsídio mensal de 1 mil euros e seguro saúde.

>>> Bolsistas Erasmus Mundus dão dicas sobre burocracia do processo

O mestrado em inovação e sustentabiliade na Europa

O programa Transition, Innovation and Sustainability Environments (TISE) oferece uma abordagem abrangente sobre os processos de transição e estratégias de inovação e site do programa Erasmus Mundus afirma que o progama foca em “educar os estudantes para se tornarem agentes de mudança para desafios em sistemas humanos-ambientais complexos (sócio-cultural/sócio-técnico/sócio-econômico) na Europa”.

O curso de mestrado Tise Erasmus integra Ciência de Sistemas, Estudos Sócio-Culturais, Ciências Sociais, Economia e o impacto da Tecnologia nas sociedades atuais para oferecer uma compreensão mais profunda dos ambientes e suas questões. Ao mesmo tempo, o programa oferece conjuntos de ferramentas e metodologias para abordar as oportunidades e riscos que surgem desses processos de transição.

Assim o programa de mestrado em inovação e sustentabilidade na Europa proporciona uma formação abrangente nesses domínios críticos. O melhor de tudo é que você pode fazer isso sem gastar nada candidatando para as bolsas integrais do Erasmus Mundus.

Requisitos para se candidatar ao Tise Erasmus

Para ser elegível para o Tise, é preciso ter diploma de graduação, demonstrar forte interesse e motivação e ter proficiência em inglês.

Além disso, mesmo não sendo um critério de admissão, ter experiência profissional será considerado uma grande vantagem pelo comitê de seleção. Mas, para que ela seja reconhecida, é preciso descrever de forma clara no seu currículo e anexar uma comprovação do empregador no momento da inscrição.

Esse comprovante deve, de preferência, descrever a função exercida e a responsabilidade atribuída ao candidato no trabalho e incluir um julgamento sobre as suas habilidades.

>> O que brasileiros acham dos mestrados Erasmus Mundus

Como se candidatar ao mestrado em inovação e sustentabilidade

Quem quiser concorrer à bolsa, deve fazer a inscrição para o mestrado em inovação até 29 de fevereiro.

A candidatura é online e, entre os documentos solicitados, estão:

  • Formulário de candidatura;
  • Cópia do passaporte;
  • Currículo (em inglês e formato Europass);
  • Carta de motivação (máx. 1.500 caracteres);
  • Diploma de graduação;
  • Histórico acadêmico;
  • Fotografia recente;
  • Certificado de proficiência em inglês;
  • Duas cartas de recomendação.

Os documentos que não estiverem em inglês devem ser acompanhados de tradução oficial. Para a application, não é necessário legalizar os seus documentos da universidade. Contudo, a legalização poderá ser necessária, caso você seja selecionado.

Em relação à proficiência em inglês, são aceitas as seguintes provas e notas:

  • TOEFL: mínimo 92 (internet-based) ou 580 (paper-delivered);
  • IELTS Academics: mínimo 6.5 total e nenhuma seção abaixo de 5.5;
  • PTE Academic: mínimo 62;
  • Cambridge English: C1 Advanced, com nota mínima C ou C2 Proficiency com resultado mínimo C1.

>>> Melhores bolsas para fazer intercâmbio em 2023

A carta de motivação do Tise

Além disso, também é necessário escrever um ensaio (entre 3.500 e 5.000 caracteres) sobre: “quais desafios ou desafios sociais complexos são particularmente relevantes em seu ambiente?”.

Ainda, o candidato também deve enviar um pequeno vídeo, com duração máxima de 5 minutos, preferencialmente em formato MP4. No vídeo, você deve se apresentar, falando sobre sua formação educacional e experiência profissional (se tiver) e explicar como você imagina contribuir em prol dos desafios da sociedade. Não é preciso ser um vídeo profissional e pode ser feito com o celular ou a câmera do computador.

Nessa live, você pode ver nossa conversa com nossas mentoradas bolsistas Erasmus Mundus, incluindo a Larissa, bolsista do Tise. No vídeo elas dão dicas sobre os cursos, as inscrição e outros detalhes.

>>> Como trabalhar na Alemanha legalmente

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba mais sobre o curso
Veja informações sobre as bolsas
Acesse o Guia de Candidatura
Inscreva-se agora

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTokTwitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais