Sciences Po bolsa para fazer faculdade na França Science Po Paris

Sciences Po dá bolsas para fazer faculdade na França

Já pensou em estudar em uma das escolas de ciências sociais e políticas mais respeitadas do mundo? E mais: sem pagar e ganhando um auxílio? Você pode ter essa oportunidade através do programa Emile-Boutmy: ele dá bolsas na Sciences Po para fazer faculdade na França a estudantes internacionais.

O programa, cujo nome homenageia o fundador do Institut d’études politiques de Paris (Sciences Po) (1871), é voltado para estudantes não europeus. Ele auxilia candidatos admitidos em cursos de graduação da Science Po, aqui conhecida como Instituto de Estudos Políticos de Paris. Os cursos de graduação da escola tem duração de seis semestres: quatro de estudos em tempo integral e dois no exterior, para estudos ou estágio.

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio: inscrições abertas

Como são as bolsas para fazer faculdade na França

As bolsas da Sciences Po para graduação na França são concedidas a estudantes que chegam à Sciences Po para o primeiro ano da faculdade na França. Existem vários tipos de benefício:

  • Bolsa de 13.000 euros por ano para três anos de curso;
  • Bolsa de 8.800 euros por ano para os três anos de curso;
  • Bolsa de 6 mil euros por ano para os três anos de curso;
  • Bolsa de 3.600 mil euros por ano para três anos de curso.

Os valores são decididos pela comissão de seleção. Se o aluno optar por passar o terceiro ano de curso em outro país, receberá o valor das taxas universitárias e o valor adicional para cobrir os outros custos, se aplicável.

>>> Veja oportunidades de bolsas para graduação

Candidatura e seleção da bolsa da Sciences Po Paris

O desejo de receber uma das bolsas da Sciences Po para fazer faculdade na França deve ser indicado durante a candidatura ao curso de interesse do candidato. É possível se inscrever até fevereiro de 2022.

Há uma parte específica do formulário chamada “informações financeiras”, onde o estudante deverá incluir comprovante de renda e outros documentos explicando a sua condição financeira familiar. Entre eles, você poderá anexar a declaração de imposto de renda dos seus pais, contracheques e, se for o caso, certidão de divórcio, auxílio desemprego ou documentos relacionados ao recebimento de pensão ou aposentadoria.

>>> Quanto custa estudar na França

É preciso enviar também: currículo, diploma do ensino médio, histórico escolar, certificado de exame final, duas cartas de recomendação e cópia do passaporte. Além do resto da documentação, o certificado de proficiência no idioma também deve ser anexado à candidatura. Os documentos deve ser todos devidamente traduzidos para o francês ou inglês.

>>> Melhores bolsas para intercâmbio gratuito em 2023

Os critérios de seleção das bolsas da Sciences Po para graduação na França incluem mérito, adequação do perfil ao curso escolhido e condição social. O candidato só poderá ser selecionado para a bolsa para fazer faculdade na França se for aceito no curso de graduação da Sciences Po.

Economize no pagamento da taxa de candidatura

Recomendamos fazer o pagamento da sua taxa usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

Saiba mais sobre as bolsas
Informe-se sobre a candidatura
Inscreva-se agora

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais