
Divulgação/Sciences Po
Já pensou em estudar em uma das escolas de ciências sociais e políticas mais respeitadas do mundo? E mais: sem pagar e ganhando um auxílio? Você pode ter essa oportunidade através do programa Emile-Boutmy: ele dá bolsas para fazer graduação na França a estudantes internacionais.
O programa, cujo nome homenageia o fundador da Sciences Po (1871), é voltado para estudantes não europeus. Ele auxilia candidatos admitidos em cursos de graduação da Science Po, aqui conhecida como Instituto de Estudos Políticos de Paris. Os cursos de graduação da escola tem duração de seis semestres: quatro de estudos em tempo integral e dois no exterior, para estudos ou estágio.
Como são as bolsas para fazer faculdade na França
As bolsas para graduação na França são concedidas a estudantes que chegam à Sciences Po para o primeiro ano da faculdade na França. Existem vários tipos de benefício:
- Bolsa de 7.300 euros por ano para três anos de curso + auxílio para custos de vida de 5 mil euros por ano;
- Bolsa de 7.300 euros por ano para os três anos de curso (sem o auxílio adicional);
- Bolsa de 5 mil euros por ano para os três anos de curso;
- Bolsa de 3 mil euros por ano para três anos de curso.
- Excepcionalmente poderá ser concedida uma bolsa de 19 mil euros para cobrir os três anos de faculdade.
Os valores são decididos pela comissão de seleção. Se o aluno optar por passar o terceiro ano de curso em outro país, receberá o valor das taxas universitárias e o valor adicional para cobrir os outros custos.
Candidatura e seleção para fazer graduação na França
O desejo de receber uma das bolsas para fazer faculdade na França deve ser indicado durante a candidatura ao curso de interesse do candidato. É possível se inscrever até o dia 28 de fevereiro de 2021.
Há uma parte específica do formulário chamada “informações financeiras”, onde o estudante deverá incluir comprovante de renda e outros documentos explicando a sua condição financeira familiar. Entre eles, você poderá anexar a declaração de imposto de renda dos seus pais, contracheques e, se for o caso, certidão de divórcio, auxílio desemprego ou documentos relacionados ao recebimento de pensão ou aposentadoria.
É preciso enviar também: currículo, diploma do ensino médio, histórico escolar, certificado de exame final, duas cartas de recomendação e cópia do passaporte. Além do resto da documentação, o certificado de proficiência no idioma também deve ser anexado à candidatura. Os documentos deve ser todos devidamente traduzidos para o francês ou inglês.
Os critérios de seleção das bolsas para graduação na França incluem mérito, adequação do perfil ao curso escolhido e condição social. O candidato só poderá ser selecionado para a bolsa para fazer faculdade na França se for aceito no curso de graduação da Sciences Po.
Saiba mais sobre as bolsas
Informe-se sobre a candidatura
Inscreva-se agora
>>> Como funciona o buscador de bolsas de estudo do Partiu Intercâmbio
COMENTÁRIOS