bolsas bienvenue en france campus france

Bienvenue en France: bolsas para graduação e mestrado na França para brasileiros

bolsas bienvenue en france campus france

Quer fazer faculdade ou mestrado na França? O programa Bienvenue en France é uma oportunidade para conseguir uma bolsa de isenção das taxas universitárias (que passaram a ser cobradas de estrangeiros a partir de 2018). Apesar de não ser integral, o benefício cobre uma parte beeeem significativa dos valores.

Bolsas na França

As bolsas são financiadas pela Embaixada da França no Brasil. O Campus France já está recebendo inscrições para a edição de 2022/2023 de brasileiros e estrangeiros residentes no país.

O Bienvenue en France contempla cursos dos níveis de graduação (licence) e mestrado (master) em universidades públicas francesas.

>>> Como fazer mestrado na França

Como são as bolsas da embaixada francesa

Os selecionados têm direito a uma exoneração parcial das taxas universitárias e terão que pagar apenas de 243 euros anuais pelos estudos.

Vale lembrar que, após o reajuste de 2018, os estudantes não europeus sem bolsa, normalmente, pagam 3.000 a 4.000 para fazer graduação e mestrado, respectivamente.

A bolsa do Bienvenue en France é, portanto, muito válida para quem deseja aplicar para ingressar em uma universidade francesa. Embora não inclua nenhum outros benefícios, como passagens aéreas ou taxas consulares, com ela é possível estudar na França pagando muito menos.

>>> Quanto custa estudar na França

Requisitos para o Bienvenue en France

Para ser considerado elegível às bolsas do programa, é preciso:

>> Melhores bolsas para intercâmbio gratuito em 2021

Candidatos com dupla nacionalidade europeia e com nacionalidade francesa não são elegíveis para o Bienvenue en France.

O critério de seleção do programa é a excelência acadêmica. Para isso, são analisados históricos escolares, testes de proficiência, currículo e motivações dos candidatos.

Candidatura ao Bienvenue en France

A candidatura para a grande maioria das universidades públicas francesas é feita por meio da plataforma Études en France, do Campus France. Ela permite, inclusive, que o estudante aplique para várias instituições ao mesmo tempo.

Quem se inscrever para graduação ou mestrado na França através da plataforma é automaticamente considerado para o Bienvenue en France. Logo, nesse caso não será necessário realizar nenhum procedimento complementar para concorrer à bolsa.

Já os estudantes que realizarem a candidatura diretamente nas instituições ou via plataforma Parcoursup deverão, paralelamente, enviar seus dossiês pré-consulares pelo sistema do Campus France.

Para ingresso no 1º ano da graduação, o candidato pode indicar até 3 cursos diferentes e a data limite para envio do dossiê é 14 de dezembro. Para ingresso no 2º ou 3º ano da graduação ou no Master, é possível indicar até 7 cursos diferentes e os dossiês devem ser enviados até 23 de dezembro.

Contudo, de acordo com o Campus France, algumas instituições podem estabelecer prazos diferentes para todas as etapas da candidatura. Nesse caso, vale considerar sempre o menor prazo para realizar a sua inscrição.

>>> Como fazer faculdade na França: tudo o que você precisa saber

Documentação para aplicar

Para enviar a candidatura ao Bienvenue en France, não é necessário ter o aceite final das universidades. Os documentos solicitados para a inscrição são:

  • RG ou passaporte;
  • Currículo;
  • Histórico, atestado de conclusão do ensino médio e comprovante de acesso ao ensino superior no Brasil em instituição reconhecida pelo MEC na mesma área de estudos. Caso ainda não tenha aprovação no vestibular: comprovante de inscrição no vestibular;
  • Teste de proficiência de idioma (inglês ou francês, conforme pré-requisito demanda do curso);
  • Carta de aceite ou declaração de participação no processo de candidatura;
  • Motivação (no campo “motivation” da plataforma, explicar a importância do curso para suas projeções profissionais e acadêmicas);
  • Histórico do ensino superior (somente candidaturas ao L2, L3, M1 e M2);
  • Diploma do ensino superior (somente candidaturas M1 ou M2);
  • Cartas de recomendação (opcional).

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com o Campus France Brasil por e-mail [email protected]. Os candidatos pré-selecionados serão convocados para uma entrevista presencial no Brasil.

Saiba tudo sobre o programa
Veja os detalhes sobre a candidatura
Acesse a plataforma de inscrição
Leia o Guia do Candidato 2022/2023

Veja todas as bolsas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais