mestrado em medicina de precisão Europa Erasmus

Bolsa Erasmus para mestrado em medicina de precisão na Europa

Sim, é isso mesmo: este é mais um curso Erasmus com possibilidade de ganhar bolsa integral e estudar em mais de um país europeu! O mestrado em medicina de precisão na Europa BeInPM está recebendo candidaturas até o dia 15 de fevereiro.

O que é medicina de precisão?

Medicina de Precisão (MP) se refere a estratégias de tratamento que levam em consideração a especificidade do paciente e a variabilidade em termos de genes das pessoas, seu ambiente e estilos de vida, fornecendo ao paciente certo o tratamento certo. Assim, a medicina de precisão visa melhorar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças, com foco no indivíduo aliando dados holisticos tradicionalmente usados para diagnóstico e tratamento, como sinais, sintomas, histórico familiar e exames complementares, ao perfil genético de cada pessoa. A medicina de precisão se vê cada vez mais importante no contexto de rápidas mudanças nos sistemas de saúde e a fusão de novas abordagens.

O mestrado em mestrado em medicina de precisão na Europa

O Be in Precision Medicine (BeInPM) é um programa Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD) selecionado e financiado pela Agência Executiva de Educação, Audiovisual e Cultura da União Européia. (EACEA).

> Mentoria do Partiu Intercâmbio: inscrições abertas

A duração do mestrado em medicina é de um ano, ele é full-time e ministrado em inglês. O curso começa e termina com uma escola de verão no Instituto Científico Europeu em Archamps, na França.

Durante o estudos, os alunos frequentam cada semestre em uma das diferentes universidade parceiras. São elas: Universidade de Grenoble (França); Universidade de Barcelona (Espanha); Universidade de Nápoles Federico II (Itália).

>> Melhores bolsas de estudo de 2022

Sobre as bolsas para o mestrado em medicina na Europa

De acordo com o site do curso, cerca de 22 estudantes são contemplados anualmente com uma bolsa integral.

Além do subsídio mensal de 1 mil euros (por um ano), a bolsa Erasmus Mundus também inclui: auxílio viagem (1 mil euros) e auxílio instalação (3 ou 4 mil euros).

Quem pode candidatar pra bolsa do BeInPM Erasmus

O mestrado em medicina de precisão na Europa é voltado para graduados em um campo relevante, como ciências clínicas; biotecnologia; bioengenharia; engenharia biomédica; farmácia; medicina; biologia; biologia química; biofísica; gestão da saúde; ciência da computação ou ciências da vida.

Também é necessário ter ótimo domínio da língua inglesa. O candidato precisa comprovar o conhecimento com o resultado de um teste realizado no máximo dois anos antes do início do curso.

O conhecimento adquirido durante a escola de verão e os dois semestres de aulas irá capacitar os estudantes para assumir papéis de liderança em áreas relacionadas à medicina de precisão.

> Acesse nosso canal no Telegram e receba alertas de bolsa

Candidatura ao mestrado em medicina de precisão

Os interessados no mestrado em medicina devem enviar a sua candidatura através do site até o dia 5 de fevereiro. Quem desejar se candidatar também à bolsa não precisa realizar uma candidatura à parte – apenas indicar o interesse no formulário.

>> Veja outras bolsa de estudos na área da saúde

A documentação necessária é composta por:

  • Cópia do passaporte;
  • Currículo (máx. 2 páginas);
  • Cópia do diploma (todos os documentos precisam ter tradução em inglês);
  • Carta de motivação;
  • Declaração sobre validade das informações concedidas;
  • Declaração sobre o país de residência nos últimos cinco anos;
  • Duas cartas de recomendação (de professores ou coordenadores da universidade).
  • Certificado de proficiência inglês.

Para comprovar o domínio do inglês, são aceitos os seguintes testes: TOEFL; IELTS; PTE; ISE; CAE ou Cambridge ESOL.

A seleção é composta por duas etapas. Na primeira são avaliados histórico acadêmico, motivação, referências e conhecimento de inglês.

Os pré-selecionados nessa primeira fase serão contatados pelo comitê de seleção para uma entrevista presencial ou via Skype. Quem aplicar para a bolsa deverá fazer entrevista entre fevereiro e março.

>> Como fazer pós no Exterior

Precisa de ajuda para candidatar em bolsas na Europa?

Nessa live, você pode ver nossa conversa com brasileiras bolsistas Erasmus Mundus e ver dicas sobre os cursos, as inscrição e outros detalhes. Caso você precise de ajuda na candidatura, veja mais sobre a mentoria do Partiu Intercâmbio e assista nossa live com mentorados aprovados em programas Erasmus e também em outras bolsas integrais na Europa:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. Outra boa recomendação é ler esse texto de uma brasileira fazendo mestrado na França para saber melhor como é viver e estudar por lá.

Economize no pagamento da taxa de candidatura

Recomendamos fazer o pagamento da sua taxa usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

>> Visto para trabalhar na Alemanha

Saiba tudo sobre o curso
Veja informações sobre a bolsa
Envie a sua candidatura

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTokTwitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Consultoria Foka

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais