Invest Your Talent in Italy: bolsas para pós-graduação na Itália

Reconhecendo a importância dos estudantes estrangeiros como instrumento de internacionalização do país, o programa Invest your talent in Italy abre as portas de algumas das mais importantes universidades italianas e disponibiliza bolsas para pós-graduação na Itália.

Bolsas na Itália

O IYT oferece benefício para alunos internacionais realizarem mestrado em várias instituições diferentes (24 no total) São contempladas as áreas de engenharia, tecnologia, design, arquitetura, economia e administração. A lista completa dos cursos oferecidos dentro do programa pode ser acessada aqui.

>>> Onde brasileiros podem fazer pós de graça

Para oferecer uma formação completa, além do mestrado, o programa também é composto por um estágio obrigatório em grandes empresas italianas.

Sobre as bolsas para pós-graduação na Itália

As bolsas do Invest Your Talent incluem: auxílio (900 euros por mês), isenção ou redução das taxas de matrícula, orientação e suporte necessários. Como regra geral, não há número máximo de bolsas de estudo por curso e normalmente os selecionados têm isenção completa das taxas universitárias.

>>> Como ser aceito em uma universidade no Exterior

Contudo, nos casos em que há um limite no número de bolsas, o candidato terá a opção de selecionar outro curso como segunda opção. Já os mestrados que envolvem mais de uma universidade, a isenção é parcial, correspondendo apenas ao montante devido à instituição italiana parceira da IYT.

As bolsas para pós-graduação na Itália tem duração de nove meses, começando em 1º de outubro de 2019. Existe, porém, a possibilidade de renovação do benefício, caso o bolsista cumpra alguns critérios (número mínimo de créditos completados, frequência nas aulas e no curso de italiano, por exemplo).

>>> Como fazer pós-graduação no Exterior

Requisitos e candidatura ao IYT

Entre os requisitos das bolsas para pós-graduação na Itália, estão: não ter mais que 26 anos até 31 de janeiro de 2019, possuir graduação completa e comprovar conhecimento em língua inglesa (mínimo nível B2 no Quadro Europeu Comum de Referência para Idiomas). A prova de proficiência em italiano não é obrigatória, mas será levada em consideração no processo de seleção.

Antes de aplicar para o IYT, é preciso se candidatar para os cursos desejados diretamente através das universidades responsáveis. Depois de fazer isso, o interessado deve preencher e enviar um formulário de solicitação da bolsa. O prazo de inscrição para o programa é dia 31 de janeiro.

São solicitados os seguintes documentos (todos traduzidos para inglês, francês ou espanhol):

  • Histórico escolar com nota final da graduação;
  • Carta de recomendação de um tutor, professor ou empregador (no mínimo uma);
  • Vídeo sobre as suas motivações (mínimo 1 minuto);
  • Currículo;
  • Certificado de língua inglesa (IELTS ou TOEFL).

Leia o edital do programa Invest Your Talent in Italy
Entenda como funciona o processo de inscrição
Inscreva-se agora

Todas as bolsas abertas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

COMENTÁRIOS

5 respostas para “Invest Your Talent in Italy: bolsas para pós-graduação na Itália”

  1. Natalia disse:

    Uma pena esse pre-requisito sobre a idade. Terei 27, e por causa de alguns dias minha aplicação não pode ser processada.

  2. Daiane Dias Curvello disse:

    Bem legal

  3. maria disse:

    Boa noite!
    Informações sobre mestrado ai na Itália.
    O Diploma de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema de Universidade Federal é válido como Ensino Superior ai ?
    Qual seria o lugar (Universidade)para co-validar o diploma?
    Como se candidatar ao mestrado ai?
    Grata

  4. Carlos Helena Novela disse:

    Olá ,Eu sou Carlos Novela , estou interessado no curso de Engenharia na Itália , mas não sei como me inscrever, peço ajuda , estou tendo muitas dificuldades .

  5. Ana Carolina disse:

    Boa tarde,
    Vocês poderiam me ajudar em relação a candidatura nessa bolsa de estudos na Itália?
    Por favor, tenho muito interesse, mas estou tendo certa dificuldade em me candidatar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *