global rhodes scholarship bolsas para pós-graduação em oxford no Reino Unido Oxford global rhodes partiu intercambio

Global Rhodes: bolsas para pós-graduação em Oxford na Inglaterra

O programa Rhodes Scholarship for Global disponibiliza bolsas para pós-graduação em Oxford. É chance de estudar na Inglaterra em uma das universidades mais prestigiadas e famosas DO MUNDO sem pagar nada.

O programa agora tem a categoria “global” voltada a candidatos de todo o mundo. Anteriormente, existia apenas o “Rhodes Scholarships”, que era restrito a estudantes de algumas nacionalidades específicas. Ah, e ele é o programa de bolsas de estudos mais antigo do mundo, tendo começado em 1902.

>>> Como fazer mestrado no Reino Unido

O que as bolsas Global Rhodes em Oxford cobrem

São oferecidas duas bolsas para pós-graduação em Oxford nesta categoria. Os estudantes podem escolher cursos com duração de dois a três anos em diversas áreas e cursos de mestrado e doutorado podem ser financiados com o benefício.

A bolsa cobre:

  • Taxas universitárias da pós-graduação em Oxford;
  • Auxílio para despesas (na última edição essa ajuda era de £18.180 por ano;
  • Passagens aéreas de ida e de volta, no início e no fim do programa;
  • Taxa para aplicar no mestrado ou doutorado em Oxford;
  • Taxa do visto de estudante no Reino Unido;
  • Taxa do seguro saúde da NHS.

Requisitos da bolsa Rhodes da Universidade de Oxford

Como já falamos, candidatos do mundo inteiro estão convidados a se candidatar. O programa busca jovens com idade entre 18 e 23 anos (esse critério é bem CHATINHO e cheio de exceções, então, tem que ler no PDF nos links abaixo se você se encaixa na idade mesmo) com bom currículo, perfil de liderança e que sejam comprometidos. Além dos requisitos do programa, também é necessário preencher os critérios de seleção do curso escolhido.

>> Bolsas para estudar na Inglaterra: como ganhar

Seleção da Global Rhodes Scholarship

As inscrições para o programa vão até o dia 1º de agosto. O candidato terá que preencher o formulário de candidatura e enviar pelo site a documentação necessária, que inclui:

Além disso, seu curso específico pode pedir outros documentos como projeto de pesquisa e outros documentos específicos.

A indicação para as bolsas de pós-graduação em Oxford

As inscrições abrem em 1º de junho,  no entanto, somente estudantes que foram indicados por suas universidades podem fazer a inscrição para as bolsas de pós-graduação em Oxford.

O período de indicação pelas universidades inicia em 1º de junho. Cada universidade pode indicar, no máximo, três candidatos para a bolsa Rhodes e o processo exige que a indicação seja feita por um “funcionário de alto escalão”, como o Presidente, o Reitor, o Reitor, o Vice-Reitor ou outro funcionário responsável pela pós-graduação.  O Rhodes Trust exige que a Carta de Nomeação/Indicação seja em papel timbrado, assinada e carregada em formato PDF no sistema. A carta não deve exceder duas páginas A4.

>>> Reino Unido quer banir visto para familiares de estudantes

Quando você iniciar o processo de inscrição para a bolsa na Universidade de Oxford no portal online, você deve preencher os dados e o email do seu “nominador/indicador”.

Isso vai gerar um e-mail para a pessoa solicitando que ela mande o documento. Você só pode completar sua inscrição quando a carta da universidade for enviada. Então, indicamos que você entre em contato com o departamento de Mobilidade Acadêmica/Relações Internacionais da sua universidade o quanto antes para conferir como será o processo da sua universidade para a indicação.

A seleção da bolsa para estudar na Universidade de Oxford

A seleção das bolsas para pós-graduação em Oxford será baseada em vários fatores:

  • Excelência acadêmica;
  • Energia demonstrada pelo candidato para usar seus talentos ao máximo (em atividades como esportes, música e outras);
  • Coragem, simpatia, capacidade de empatia e altruísmo.
  • Também é necessário ter proficiência em inglês, de acordo com os critérios da Universidade de Oxford.

A bolsa do programa Rhodes para estudar em Oxford não leva em consideração a situação financeira dos candidatos.

>>> Como estudar na universidade de Oxford

Etapas da seleção da bolsa da universidade de Oxford

O programa de bolsas da universidade de Oxford Global Rhodes tem uma seleção longa e rigorosa. Logo após o fim das inscrições candidatos pré-selecionados podem ser chamados para entrevistas via Skype.

Os candidatos finalistas serão convidados para um evento social e uma entrevista final na Universidade de Oxford, na Inglaterra, em novembro. Para ser selecionado para a bolsa para pós-graduação em Oxford você precisa ter disponibilidade para participar destes eventos da seleção já que nenhum candidato será selecionado sem a entrevista pessoal.

O Rhodes Scholarships não cobre os custos da viagem para entrevista, mas candidatos podem solicitar ao Rhodes Global Scholarships Administrator assistência financeira para viagem caso ela não possa ser financiada pela sua Universidade de origem ou outra fonte de patrocínio.

Dúvidas sobre o processo de inscrição e seleção do programa Rhodes para estudar na Universidade de Oxford podem ser enviadas para [email protected].

Precisa de ajuda para se candidatar?

mentoria do Partiu Intercâmbio abre inscrições todos os anos e ajuda brasileiros a conseguir oportunidades de estudo e trabalho no exterior.

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

Saiba mais sobre as bolsas
Veja as informações para os candidatos da categoria Global
Confira a lista de cursos de pós
Guia para a indicação da Universidade

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Consultoria Foka

Bolsas relacionadas

3 comentários em “Global Rhodes: bolsas para pós-graduação em Oxford na Inglaterra”

  1. Isso da idade está correto? “O programa busca jovens com idade entre 18 e 24 anos”… acho que ninguém está graduado aos 18 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais