Euroculture: bolsa Erasmus Mundus para mestrado em cultura europeia




euroculture erasmus mundus bolsa

O Euroculture é um mestrado que faz parte do programa Erasmus Mundus e, portanto, tem possibilidade de bolsa. Além disso, o estudante passa por pelo menos duas universidades e países europeus diferentes.

Bolsas de Mestrado

O curso em Sociedade, política e cultura em um contexto global (Society, Politics and Culture in a Global Context) é voltado para estudantes que compreendem que o futuro da Europa será moldado não apenas pela economia e política, mas também por lutas relacionadas a identidades, valores e patrimônio.

Chevening: bolsa dos sonhos para estudar no Reino Unido de graça | Fato ou fake - Partiu Intercâmbio

O seu objetivo é formar profissionais que sigam carreira em áreas como diplomacia, jornalismo, relações internacionais, gestão cultural e administração pública.

>>> Confira nossa conversa com brasileiros bolsistas Erasmus Mundus

Como é o mestrado Euroculture

O mestrado Euroculture tem duração de dois anos de curso e o aluno deve combinar a passagem por pelo menos duas universidades europeias com um estágio e uma experiência prática em algum outro lugar. Ao aplicar para o mestrado, o candidato irá indicar três universidades parceiras onde ele gostaria de iniciar os estudos.

Para os interessados na bolsa Erasmus Mundus, tanto a primeira quanto a segunda universidade serão definidas pelo comitê de seleção, conforme o desejo do selecionado e as vagas existentes.

Oito instituições de ensino superior europeias fazem parte do consórcio que organiza o Euroculture, são elas:

  • Universidad de Deusto (Espanha);
  • Universidade de Groningen (Holanda);
  • Universidade de Göttingen (Alemanha);
  • Universidade Jaguelônica (Polônia);
  • Universidade Palacký (República Tcheca);
  • Universidade de Strasbourg (França);
  • Universidade de Udine (Itália);
  • Universidade de Uppsala (Suécia).

>>> Melhores bolsas de estudos de 2020 para estudar fora

Como são as bolsas do programa Erasmus Mundus

O programa Erasmus Mundus oferece para o Euroculture, anualmente, cerca de 20 bolsas de estudo financiadas pela União Europeia para candidatos europeus e não europeus.

O benefício cobre todos os custos do selecionado. Portanto, isso inclui o valor da matrícula, um subsídio mensal de 1 mil euros, ajuda para despesas de viagem e instalação de cerca de 5 mil euros e seguro saúde. A bolsa é válida para os 24 meses do curso.

O valor do mestrado para quem não tem bolsa é de 18 mil euros para não europeus (4.500 por semestre) e 9 mil euros para os europeus.

>>> Tire todas as suas dúvidas sobre o Erasmus Mundus

Requisitos para se candidatar ao Euroculture e às bolsas

Os candidatos que desejam ingressar no Euroculture deve ter graduação em uma área relevante para o mestrado. Alguns exemplos: artes, humanas, ciências sociais, história, relações internacionais, estudos culturais, literatura, ciência política, antropologia, filosofia e comunicação.

Quem não é proveniente de um país de língua inglesa, precisa comprovar proficiência em inglês. Para tanto, deverá submeter os resultados de um teste desse tipo. Entre eles, são aceitos TOEFL (paper-based: 580 ou TOEFL iBT: 92); IELTS (Academic: 6.5 com nenhuma nota abaixo de 6); CAE ou CPE (C1 ou C2).

>> Como fazer pós-graduação no Exterior

Além disso, é importante que o interessado tenha e demonstre suas habilidades de redação acadêmica e pesquisa. Por isso, solicita-se que seja enviado um paper ou o TCC.

Em relação à bolsa, será preciso ter uma das nacionalidades contempladas pelo programa. Contudo, os alunos que já foram bolsistas Erasmus Mundus em outros mestrados ou doutorado não podem aplicar.

Além disso, também não são elegíveis pessoas que tenham vivido por mais de 12 meses exercendo sua atividade principal (trabalho, estudos, etc) em um país europeu nos últimos cinco anos.

>>> Saiba mais sobre o processo de inscrição e as burocracias do Erasmus

Candidatura às bolsas Erasmus Mundus para o Euroculture

A candidatura é online e é a mesma para o mestrado e para a bolsa. O período de inscrições vai de 1º de outubro de 2020 a 15 de janeiro de 2021.

Os documentos solicitados para aplicar são:

A documentação deve estar em inglês ou acompanhada de tradução juramentada. A exceção à regra é o paper ou TCC, que devem apenas estar acompanhados de uma tradução do sumário.

>>> Veja todas as bolsas Erasmus para fazer mestrado na Europa com tudo pago

Economize no pagamento da taxa de cursos no Exterior

Brasileiros com cidadania Europeia podem fazer os cursos Erasmus pagando taxas muito menores.  Nosso parceiro garante 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira para os leitores: só usar o código partiuintercambio no site para garantir o benefício! No lugar de pagar os 12% que seu banco cobra, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação e ainda tem o desconto de 15% sobre a taxa ao usar o código partiuintercambio no site.

Saiba mais sobre o curso
Veja os detalhes sobre as bolsas
Veja as respostas para as dúvidas frequentes

Todas as bolsas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

livros amazon paratiu intercambio