Euroculture: bolsa Erasmus Mundus para mestrado sociedade, política e cultura em vários países
O Euroculture é um mestrado que faz parte do programa Erasmus Mundus e, portanto, tem possibilidade de bolsa. Além disso, o estudante passa por pelo menos duas universidades e países europeus diferentes.
O curso em Sociedade, política e cultura em um contexto global (Society, Politics and Culture in a Global Context) é voltado para estudantes que compreendem que o futuro da Europa será moldado não apenas pela economia e política, mas também por lutas relacionadas a identidades, valores e patrimônio.
O seu objetivo é formar profissionais que sigam carreira em áreas como diplomacia, jornalismo, relações internacionais, gestão cultural e administração pública.
>> Melhores bolsas de estudos de 2023 para estudar fora
Como é o mestrado Euroculture Erasmus
O mestrado Euroculture tem duração de dois anos de curso e o aluno deve combinar a passagem por pelo menos duas universidades europeias com um estágio e uma experiência prática em algum outro lugar. Ao aplicar para o mestrado, o candidato irá indicar três universidades parceiras onde ele gostaria de iniciar os estudos.
Para os interessados na bolsa Erasmus Mundus, tanto a primeira quanto a segunda universidade serão definidas pelo comitê de seleção, conforme o desejo do selecionado e as vagas existentes.
Oito instituições de ensino superior europeias fazem parte do consórcio que organiza o Euroculture, são elas:
- Universidad de Deusto (Espanha);
- Universidade de Groningen (Holanda);
- Universidade de Göttingen (Alemanha);
- Universidade Jaguelônica (Polônia);
- Universidade Palacký (República Tcheca);
- Universidade de Strasbourg (França);
- Universidade de Udine (Itália);
- Universidade de Uppsala (Suécia).
>>> Melhores bolsas para estudar no Canadá
Como são as bolsas do programa Erasmus Mundus
O programa Erasmus Mundus oferece para o Euroculture, anualmente, cerca de 20 bolsas de estudo financiadas pela União Europeia para candidatos europeus e não europeus.
O benefício cobre todos os custos do selecionado. Portanto, isso inclui o valor da matrícula, um subsídio mensal de 1 mil euros, ajuda para despesas de viagem e instalação de cerca de 5 mil euros e seguro saúde. A bolsa é válida para os 24 meses do curso.
O valor do mestrado para quem não tem bolsa é de 18 mil euros para não europeus (4.500 por semestre) e 9 mil euros para os europeus.
Requisitos para se candidatar ao Euroculture e às bolsas
Os candidatos que desejam ingressar no Euroculture deve ter graduação em uma área relevante para o mestrado. Alguns exemplos: artes, humanas, ciências sociais, história, relações internacionais, estudos culturais, literatura, ciência política, antropologia, filosofia e comunicação.
Quem não é proveniente de um país de língua inglesa, precisa comprovar proficiência em inglês. Para tanto, deverá submeter os resultados de um teste desse tipo. Entre eles, são aceitos TOEFL (paper-based: 580 ou TOEFL iBT: 92); IELTS (Academic: 6.5 com nenhuma nota abaixo de 6); CAE ou CPE (C1 ou C2).
> Como fazer pós-graduação no Exterior
Além disso, é importante que o interessado tenha e demonstre suas habilidades de redação acadêmica e pesquisa. Por isso, solicita-se que seja enviado um paper ou o TCC.
Em relação à bolsa, será preciso ter uma das nacionalidades contempladas pelo programa. Contudo, os alunos que já foram bolsistas Erasmus Mundus em outros mestrados ou doutorado não podem aplicar.
Além disso, também não são elegíveis pessoas que tenham vivido por mais de 12 meses exercendo sua atividade principal (trabalho, estudos, etc) em um país europeu nos últimos cinco anos.
>> Saiba mais sobre o processo de inscrição e as burocracias do Erasmus
Candidatura às bolsas Erasmus Mundus para o Euroculture
A candidatura é online e é a mesma para o mestrado e para a bolsa. O período de inscrições vai de 1º de outubro de 2020 a 15 de janeiro de 2021.
Os documentos solicitados para aplicar são:
- Diploma de graduação;
- Histórico escolar;
- Prova de proficiência em inglês;
- Duas cartas de recomendação (pelo menos uma acadêmica);
- CV;
- Cópia do passaporte ou identidade;
- Amostra de trabalho acadêmico;
- Carta de motivação.
A documentação deve estar em inglês ou acompanhada de tradução juramentada. A exceção à regra é o paper ou TCC, que devem apenas estar acompanhados de uma tradução do sumário.
Nessa live, você pode ver nossa conversa com brasileiras bolsistas Erasmus Mundus e, inclusive, nossa mentorada Ana Camerano, que é bolsista do programa Euroculture.
>> Visto para trabalhar na Alemanha
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições estão abertas e restam poucas vagas. Em julho, conversamos ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Confira no vídeo abaixo dicas e a experiência delas sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos
Saiba mais sobre o curso
Veja os detalhes sobre as bolsas
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok, Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.