DocNomads: mestrado em cinema na Europa com tudo pago

Se você está procurando oportunidade para fazer mestrado em cinema na Europa com tudo pago?, Esse texto é para você! O programa DocNomads do Erasmus Mundus está com inscrições abertas. Além do valor do benefício integral, é uma chance única para estudar em Portugal e outras duas universidades de países diferentes!

Como é o mestrado em cinema na Europa com tudo pago

O DocNomads Joint Master Degree in Documentary Film Directing é um programa de mestrado em cinema em realização e direção de documentários do programa Erasmus Mundus. O seu foco é para que os alunos saiam para fazer filmes no mundo real com em arte e técnica. Após a conclusão do programa, os alunos estarão preparados e qualificados para entrar na vida profissional no ofício de documentação cinematográfica – como diretores, como produtores ou como artistas independentes.


>> Oportunidades na área de cinema

O curso é apoiado pelo programa Erasmus e tem duração de 24 meses. As aulas são divididas entre Lisboa (Portugal), Bruxelas (Bélgica) e Budapeste (Hungria). O ensino em cada universidade reflete os pontos fortes de cada instituição e é uma oportunidade de intercâmbio bem legal.

As bolsas do Erasmus Mundus para o DocNomads

O programa Erasmus Plus Partner Countries contempla estudantes de países não pertencentes à União Europeia que não tenham residido, estudado ou trabalhado na Europa por mais de 12 meses.

O programa Erasmus oferece bolsa de estudos para os bolsistas do DocNomads que cobre os custos de participação de até 9 mil euros por ano. Se o valor não for suficiente para o pagamento das taxas. Além disso, o programa dá um auxílio de viagem de 3 mil euros por ano para bolsistas de países distantes. O bolsista ainda conta com auxílio para instalação de mil euros, além de ajuda de custo mensal de mil euros para subsistência durante a inteira duração programa (máximo 24 meses).

>> Precisa ter nota 10 em tudo para ganhar bolsa?

Inscrição pro mestrado DocNomads Erasmus Mundus

Para poder se candidatar para o mestrado em cinema na Europa com foco em documentário, é preciso ter graduação na área de cinema, comunicação, mídia ou arte. Também são aceitos estudantes formados em outras áreas, mas com experiência profissional no âmbito comprovada por no portfólio. Apesar do mestrado ter um semestre em Portugal, o curso é todo em inglês e é necessário comprovar proficiência no idioma.

>>> Melhores bolsas para estudar na Austrália

As inscrições para bolsa para mestrado em documentário em Portugal, na Bélgica e na Hungria vão até o dia 9 de janeiro. A candidatura para as bolsas é feita juntamente com a application para o mestrado, onde o candidato deverá afirmar o interesse no benefício. Para se inscrever, é necessário preencher e enviar o formulário online anexando os seguintes documentos:

  • Cópia do passaporte;
  • Fotografia recente;
  • Diploma de graduação traduzido por tradutor juramentado e apostilado ou com cópia certificada;
  • Currículo (máx. 1000 caracteres);
  • Duas cartas de recomendação com informações de contato da pessoa de referência;
  • Carta de motivação que expresse o interesse em estudar no Doc Nomads (máx. 1000 caracteres);
  • Link para um filme de até 3 minutos feito para o application com o tema: “I see, I hear, I film”
  • Link para outros trabalhos do candidato (o ideal é que os filmes tenham legenda em inglês);
  • Certificado de proficiência em inglês (IELTS, TOEFL ou outros).

Critério de seleção da bolsa de mestrado em Cinema na Europa

São levadas em consideração na seleção da bolsa Erasmus Mundus DocNomads a qualidade da formação acadêmica, a motivação e a justificativa do candidato em relação aos estudos e trabalhos prévios e à carreira futura. Além disso, também são considerados o nível de inglês – através do certificado e de uma entrevista. Essa será realizada por Skype com aqueles que ficarem bem colocados na primeira fase da seleção, que consiste na análise do formulário e do material enviado. Os selecionados deve ser anunciados até abril de 2022. Perguntas sobre o processo de inscrição devem ser enviadas por e-mail para ivanka.zsofia@szfe.hu.

>>Bolsistas do programa Erasmus dão dicas sobre o programa

Precisa de ajuda para candidatar em bolsas na Europa?

Nessa live, você pode ver nossa conversa com brasileiras bolsistas Erasmus Mundus. A Sloane Pretto fez o 4Cities e contou mais detalhe sobre o curso e o programa Erasmus Mundus aqui no Partiu Intercâmbio.. Caso você precise de ajuda na candidatura, veja mais sobre a mentoria do Partiu Intercâmbio e assista nossa live com mentorados aprovados em programas Erasmus e também em outras bolsas integrais na Europa:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio.

Economize no pagamento da taxa de candidatura

Recomendamos fazer o pagamento da sua taxa usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

>> Visto para trabalhar na Alemanha

Saiba mais sobre o mestrado 
Veja os requisitos para se candidatar
Veja as provas de inglês aceitas pelo curso
Leia tudo sobre as bolsas
Inscreva-se agora

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTokTwitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora do Partiu Intercâmbio, já pesam nove intercâmbios - dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia - e passeios por 30 países.

Ver Comentários

  • Olá Bruninha! Ainda não tenho proficiência em inglês,mas como você me ensinou, vou procurar preencher os pré requisitos ,mas mesmo vou adiantar concorrer! Só preciso reunir o que já tenho. Obrigada meu bem.

  • Bruna, excelente trabalho, cada dia fico mais empolgado em fazer o mestrado no exterior.
    Estou de olho em 3 processos de bolsa na área de cinema que você postou nos últimos dias, nos 3 não tu especificou se precisa mandar histórico traduzido e nem o site de inscrição, pode ajudar?
    Os 3 são da Erasmus

  • Olá Bruna, como vai? Obrigada pelas informações. Fui checar o formulário do DOC NOMADS, e na verdade, para essa bolsa, não são solicitadas as cartas de recomendação. Além da carta de motivação, eles pedem para você dizer quais são suas expectativas em relação ao curso (My expectations concerning the DOC NOMADS course. What theoretical and practical knowledge and skills would I like to acquire during the course). Também solicitam um certificado de residência (item 8), que não entendo muito bem o que seria. Abs e obrigada,

Posts Recentes

DAI: bolsa para professores de inglês nos Estados Unidos recebe inscrições

Você é professor de inglês da rede pública de ensino e quer se aperfeiçoar nos…

9 hours atrás

Universidade de Valladolid e Santander têm bolsas para mulheres das áreas STEM

Além do programa Iberoamérica + Asia de bolsas para mestrado, a Universidade de Valladolid e…

1 day atrás

Fundação para Ciência e Tecnologia dá bolsas para doutorado em Portugal

A Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT) portuguesa publicou o aviso de abertura do seu…

1 day atrás

Universidade de La Rioja: bolsa de espanhol na Espanha recebe inscrições

Tá precisando de uma bolsa de espanhol na Espanha, mas não pode passar tempo demais…

2 days atrás

AMIR: mestrado Erasmus em materiais avançados e reciclagem na Europa

O mestrado AMIR (Advanced Materiais: Innovative Recycling – Materiais Avançados: Reciclagem Inovadora, em tradução livre)…

4 days atrás

Bolsa para mestrado em cartografia em três países europeus

Mais uma oportunidade do Erasmus Mundus: bolsa para mestrado em cartografia em quatro instituições de…

4 days atrás