estudar cinema de animação na europa erasmus

Mestrado em animação na Europa de graça com bolsa Erasmus Re:Anima

O RE:ANIMA é um programa de mestrado em animação do Erasmus Mundus. O programa foca no cinema de animação e possibilita estudar em três países da Europa de graça. O prazo de candidatura ao curso e às bolsas se encerra no dia 7 de janeiro.

O mestrado em Animação do Erasmus Mundus é promovido por três universidades europeias: a Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal), a Aalto University (Helsinki, Finlândia) e a Luca School of Arts (Gent, Bélgica).

>> Tudo sobre as bolsas Erasmus Mundus para mestrado na Europa

O seu objetivo é explorar todos os campos da animação, da narrativa de ficção ao documentário e aos usos experimentais da técnica. Durante o curso, os estudantes aprendem a usar o cinema de animação como uma forma de documentar o mundo e também de agir sobre ele.

Como é o mestrado em animação na Europa

O programa de mestrado em animação na Europa do Erasmus Mundus segue esquema de mobilidade explora os fundamentos da narrativa do cinema de animação (Gent), reforça habilidades técnicas e artísticas e propõe práticas e experimentação (Helsinki). Na fase final do curso (Lisboa), os alunos usam as ferramentas da animação para retratar e refletir sobre a realidade.

Ao longo dos quatro semestres, os estudantes adquirem competências diferenciadas, exploram diversos métodos e abordagens, além de trabalhar em seus projetos de conclusão do curso. Esses trabalhos podem assumir a forma de ficção, documentário ou animação experimental.

>>> Como fazer mestrado na Suécia?

Sobre o Erasmus Mundus Re:Anima

O mestrado em cinema de animação do Erasmus mundus visa a criação de uma comunidade internacional de animadores que estabelecem diversas conexões e criam uma rede para futuras empreitadas profissionais no campo do mestrado em animação na Europa. O RE:ANIMA quer moldar uma geração de artistas de alto nível, críticos e inovadores, por meio do envolvimento de profissionais internacionais e uma seleção diversificada de especialistas e acadêmicos em Animação.

A ideia é que a cobinação dos componentes acadêmicos e culturais do mestrado de cinema de animação que passa por Portugal, Bélgica e Finlândia proporcione não apenas um amplo conjunto de habilidades na produção de filmes de animação, mas também uma rede internacional e orientação, que é inestimável em um setor onde a coprodução internacional está no centro da indústria.

O programa também integra diferentes formas de animação expandida de uma forma que não existe nos programas de animação tradicionais, que normalmente se concentram na produção de curtas-metragens com um foco estreito e especialização em técnicas de animação.

>>> Cursos de inglês online gratuitos

O RE:ANIMA reconhece e promove a importância de usar a animação fora dos formatos de filmes e séries de TV, daí a inclusão de animação ao vivo, realidade virtual e visualização como essenciais no programa. Assim o programa de mestrado em animação expõe todo o espectro do uso da animação na narrativa, animação expandida e documentários animados e abre possibilidades ilimitadas para os alunos em termos de seus projetos finais.

As bolsas Erasmus Mundus Re:Anima

Os candidatos ao mestrado em cinema de animação podem ser elegíveis para bolsas Erasmus Mundus. De 15 a 18 benefícios são oferecidos para estudantes do curso. O critério de seleção das bolsas é o mérito acadêmico.

As bolsas Erasmus Mundus para alunos provenientes de países parceiros (“partner countries”) incluem: taxas universitárias (9 mil euros por ano); auxílio viagem (2 ou 3 mil euros por ano); auxílio para instalação (1 mil euros); subsídio mensal (1 mil euros).

Candidatos que já foram contemplados com bolsas Erasmus não podem se inscrever para concorrer novamente. Mais informações sobre as mudanças nas bolsas Erasmus em 2022 estão aqui.

Candidatura ao mestrado em cinema de animação

O RE:ANIMA procura candidatos que já possuam habilidades avançadas em animação e que tenham vontade de aprofundar e ampliar seu conhecimento. A candidatura é online e não há application separada para a bolsa de estudos.

Além de preencher o formulário, é necessário anexar os seguintes documentos:

  • Cópia do passaporte;
  • Fotografia recente;
  • Diplomas universitários obtidos (com tradução oficial);
  • Currículo;
  • Duas ou três cartas de recomendação (com informações de contato das referências);
  • Carta de motivação (máx. 1 mil caracteres);
  • Carta de expectativas relativas ao conhecimento a adquirir (máx. 1 mil caracteres);
  • Proposta de projeto (descrição de no máximo 300 palavras do tema que pretende abordar, técnica preferida, estilo e emoções que deseja evocar);
  • Portfólio (com legenda em inglês);
  • Cópia autenticada do certificado de inglês

Como comprovantes do conhecimento em inglês, são aceitos as seguintes provas de proficiência: IELTS (6.0); TOEFL (IBT 79, CBT 213 ou ITP 550).

Os estudantes pré-selecionados serão convocados para uma entrevista via Skype com o comitê de seleção. Os candidatos que não se classificarem na primeira fase serão informados sobre o resultado até março.

Nessa live, você pode ver nossa conversa com brasileiras bolsistas Erasmus Mundus e ver dicas sobre os cursos, as inscrição e outros detalhes.

>>> Como trabalhar na Alemanha legalmente

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre o curso
Veja informações sobre a bolsa
Acesse a página de candidatura

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais