Estudar cinema de animação na Europa com bolsa do Erasmus

estudar cinema de animação na europa erasmus

O RE:ANIMA é um programa de mestrado Erasmus Joint Master em cinema de animação que possibilita estudar em três países da Europa. O prazo de candidatura ao curso e às bolsas se encerra no dia 12 de janeiro.

Bolsas para estudar cinema

O mestrado é promovido por três universidades europeias: a Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal), a Aalto University (Helsinki, Finlândia) e a Luca School of Arts (Gent, Bélgica).

>>> Saiba tudo sobre as bolsas Erasmus Mundus para mestrado na Europa

O seu objetivo é explorar todos os campos da animação, da narrativa de ficção ao documentário e aos usos experimentais da técnica. Durante o curso, os estudantes aprendem a usar o cinema de animação como uma forma de documentar o mundo e também de agir sobre ele.

Como é o mestrado em cinema de animação

O esquema de mobilidade explora os fundamentos da narrativa do cinema de animação (Gent), reforça habilidades técnicas e artísticas e propõe práticas e experimentação (Helsinki). Na fase final do curso (Lisboa), os alunos usam as ferramentas da animação para retratar e refletir sobre a realidade.

>>> Erasmus + dá bolsa para mestrado em cinema em Portugal e outros dois países da Europa

Ao longo dos quatro semestres, os estudantes adquirem competências diferenciadas, exploram diversos métodos e abordagens, além de trabalhar em seus projetos de conclusão do curso. Esses trabalhos podem assumir a forma de ficção, documentário ou animação experimental.

Sobre as bolsas Erasmus Mundus

Os candidatos ao mestrado em cinema de animação podem ser elegíveis para bolsas Erasmus Mundus. De 15 a 18 benefícios são oferecidos para estudantes do curso. O critério de seleção das bolsas é o mérito acadêmico.

>>> Bolsa para cineastas independentes na área de ficção, documentário e cinema experimental

As bolsas para alunos provenientes de países parceiros (“partner countries”) incluem: taxas universitárias (9 mil euros por ano); auxílio viagem (2 ou 3 mil euros por ano); auxílio para instalação (1 mil euros); subsídio mensal (1 mil euros).

Candidatos que já foram contemplados com bolsas Erasmus não podem se inscrever para concorrer novamente.

>>> Dicas dos brasileiros bolsistas do programa Erasmus

Candidatura ao mestrado em cinema de animação

O RE:ANIMA procura candidatos que já possuam habilidades avançadas em animação e que tenham vontade de aprofundar e ampliar seu conhecimento. A candidatura é online e não há application separada para a bolsa de estudos.

Além de preencher o formulário, é necessário anexar os seguintes documentos:

  • Cópia do passaporte;
  • Fotografia recente;
  • Diplomas universitários obtidos (com tradução oficial);
  • Currículo;
  • Duas ou três cartas de recomendação (com informações de contato das referências);
  • Carta de motivação (máx. 1 mil caracteres);
  • Carta de expectativas relativas ao conhecimento a adquirir (máx. 1 mil caracteres);
  • Proposta de projeto (descrição de no máximo 300 palavras do tema que pretende abordar, técnica preferida, estilo e emoções que deseja evocar);
  • Portfólio (com legenda em inglês);
  • Cópia autenticada do certificado de inglês (nível mínimo B2).

Como comprovantes do conhecimento em inglês, são aceitos as seguintes provas de proficiência: IELTS (6.0); TOEFL (IBT 79, CBT 213 ou PBT 550); TOEIC (Listening + Reading 605 Speaking 160 Writing 150); ACT (English 20 + Reading 20); CAE (A, B ou C); FCE (A, B ou C).

Os estudantes pré-selecionados serão convocados para uma entrevista via Skype com o comitê de seleção. Os candidatos que não se classificarem na primeira fase serão informados sobre o resultado até março. Se você está pensando em se inscrever para uma das bolsas Erasmus Mundus, não deixe de conferir nosso bate papo com brasileiros que já participaram do programa. Outra boa recomendação é ler esse texto de brasileiros em Helsinki, na Finlândia, para saber melhor como é viver e estudar por lá.

Economize no pagamento da taxa de cursos no Exterior

Brasileiros com cidadania Europeia podem fazer os cursos Erasmus pagando taxas muito menores. A Remessa Online é parceira do Partiu Intercâmbio e garante 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira para os leitores: só usar o código partiuintercambio no site para garantir o benefício! O site e o atendimento todo são feitos em português e o Remessa é das poucas plataformas quem autorizam transferências para pessoas jurídicas e estabelecimentos comerciais. Assim, você pode pagar a matrícula do seu curso fazendo uma boa economia. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobra, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação e ainda tem o desconto de 15% sobre a taxa ao usar o código partiuintercambio no site.

Saiba tudo sobre o curso
Veja informações sobre a bolsa
Acesse a página de candidatura

Todas as bolsas abertas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.